Inovação e Criação de Valor: Dirigentes apresentam ‘cases’ e superação de desafios para crescer com a Previdência dos Servidores Públicos 

O último dia do 2º Encontro Nacional de Inovação & Criação de Valor, que aconteceu nesta quinta-feira, 30 de junho, trouxe a apresentação de três ‘cases’ emblemáticos de entidades que transformaram seus modelos de negócios para alcançar forte crescimento com a administração dos novos planos para os Entes Federativos. O Talk 11 do evento contou com apresentações de Adriana Espindola Reichmann, Gerente de Relações Corporativas da Fundação Família Previdência; Patrícia de Oliveira Costa, Diretora de Relacionamento Institucional da Prevcom; e Cláudia Trindade, Diretora-Presidente da Fusan. 

No papel de moderador, o Superintendente Geral da Abrapp, Devanir Silva, introduziu o tema da Talk – “Inovação e Gestão do Legado: Desafios das EFPC na Nova Previdência do Servidor Público” – no contexto de um terceiro ciclo do sistema de Previdência Complementar Fechado. O primeiro ciclo correspondeu à implantação da Previdência no final da década dos anos de 1970. A segunda fase ocorreu com a adoção de boas práticas internacionais, com o surgimento das Leis Complementar 108 e 109, ambas de 2001. 

Já o terceiro ciclo, que estamos vivendo hoje, corresponde ao fomento dos novos planos dos servidores públicos, com a harmonização de regras entre abertas e fechadas. “É uma janela de oportunidades que não tivemos no ciclo anterior e que exige uma mudança de mindset que começa dentro de casa”, comentou Devanir. Ele deu como exemplo alguns elementos essenciais para se conseguir avançar nesta nova fase, como a utilização intensiva de tecnologia, a adesão aos códigos de autorregulação e ao desenvolvimento de uma nova cultura comercial mais voltada para vendas de planos, entre outros elementos.

Adriana Reichmann, da Fundação Família Previdência, começou sua apresentação com dados da entidade, que já garantiu a adesão de 82 Entes Federativos. Além disso, está participando de outros 40 processos seletivos que estão em andamento. Os resultados colhidos recentemente foram plantados bem antes, a partir de 2019, com a revisão do planejamento estratégico da entidade. Na época, foi definido que a fundação iria buscar um novo posicionamento no mercado de previdência e, para isso, elencou os desafios para buscar o crescimento. 

Com a aprovação do planejamento, ficou decidido que seria necessário promover a qualificação e capacitação dos dirigentes e profissionais da entidade, o que seria realizado em 2020 com o auxílio de uma consultoria. Uma das dificuldades foi a chegada da pandemia que gerou uma série de dificuldades para o avanço do projeto. Foi necessário conversar novamente com a consultoria para promover a remodelação do projeto, que foi implantado em formato online no segundo semestre de 2020. Nesta fase, foram realizados 24 encontros com membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, Diretoria e a consultoria, que totalizaram 96 horas de treinamento e alinhamento estratégico.

Um dos pontos-chave do processo foi a criação e utilização de indicadores comportamentais, a partir da definição de papéis e responsabilidades para as áreas. Houve a consolidação de um protótipo, que foi rodado posteriormente, com a análise de seus resultados, conta a Gerente da Família Previdência. Outro ponto importante foi a criação de um Comitê de Gestão de Performance para avaliar e acompanhar a evolução do processo. 

Como o projeto avançou positivamente, foi realizada a renovação da contratação da consultoria. Neste segundo semestre de 2022, será iniciada a nova fase, com o objetivo de  aprofundar a utilização dos indicadores comportamentais e consolidar as práticas do ciclo de gestão de performance. 

Pioneirismo – Patrícia Costa, da Prevcom, apresentou um breve histórico da entidade, que foi a primeira a funcionar no país com o foco exclusivo em planos dos servidores públicos. Criada em 2011, começou com a administração da Previdência dos servidores do Estado de São Paulo. Em 2017, promoveu a mudança do estatuto de maneira a permitir a adesão de outros Entes Federativos. 

Hoje conta com mais de 36 mil participantes e patrimônio de R$ 2,3 bilhões. Além dos planos dos servidores estaduais paulistas, a Prevcom realiza a gestão de planos individualizados dos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Pará (em fase de implantação) e da Prefeitura de São Paulo. E também oferece o plano Prevcom Multi para outros municípios, contando já com a adesão de dezenas de prefeituras. 

A Diretora da Prevcom contou como foi realizado o trabalho comercial e institucional com os Entes Federativos, com a criação de uma área dedicada de contato no site, folheto institucional, e-mails personalizados e contato direto com os municípios que haviam aprovado legislação específica – de acordo com a Emenda Constitucional n. 103/2019 (Reforma da Previdência). A entidade também promoveu a participação em diversos eventos para estreitar os contatos com os Entes Públicos, com reuniões técnicas com apresentações personalizadas.

Patrícia Costa elenca como argumentos positivos para a venda de planos o pioneirismo da entidade, os resultados satisfatórios e os conhecimentos específicos sobre a área da previdência do setor público. A Prevcom já participou de 60 processos seletivos, tendo vencido dezenas deles. 

Ela destacou os elementos de governança como mais um diferencial da entidade e citou a adesão da entidade aos Códigos de Autorregulação em Investimentos e Governança Corporativa do sistema Abrapp e Sindapp. Também ressaltou a importância do desenho do modelo de governança com o funcionamento de conselhos consultivos para os Entes Federativos. Os conselhos se comunicam com o Conselho Deliberativo da entidade.  

Outro ponto forte é a comunicação que permite o desenvolvimento da identidade do Ente Federativo de acordo com as características de seu público. Ela explicou que os Estados e Municípios sugerem uma marca própria para o plano, com utilização de cores específicas. Neste processo, cada plano ganha uma identidade própria e, além disso, conta também com site e aplicativo próprios. 

Em 2022, a Prevcom completou 10 anos e a data foi marcada pela reformulação do site principal da entidade. O objetivo foi o de mudar a identidade da fundação, que deixou de ser uma organização com características apenas ‘paulistas’, para assumir contornos nacionais. O crescimento da Prevcom foi alcançado, segundo Patrícia, com o aumento de escala obtido a partir da implantação de ferramentas digitais de atendimento e relacionamento. Neste momento, a entidade está promovendo um processo de ampliação dos serviços digitais, com a contratação de uma agência de marketing digital para o desenvolvimento de novas funcionalidades em seus sites e aplicativos. 

40 anos de vida – Cláudia Trindade, Diretora Presidente da Fusan, apresentou o retrospecto da entidade, que completou 4 quatro décadas de existência neste mês de junho. Fundada em 1982, passou a maior parte de sua trajetória administrando o plano Fusanprev, para os funcionários da Sanepar.

Com o objetivo de promover a renovação do quadro de participantes, a Fusan promoveu a criação de um plano voltado aos familiares dos participantes. O Viva Mais Previdência foi lançado em dezembro de 2019, com a utilização do formato do Plano Setorial Abrapp. E mais recentemente, lançou o plano Viva Mais Multi Prefeituras, que está em franco crescimento. A entidade já foi selecionada para administrar o plano de previdência complementar dos servidores de 21 municípios nos estados do Paraná e Santa Catarina.

Para alcançar a conquista de novos Entes Federativos como patrocinadores, a Fusan teve de promover uma série de mudanças em seu modelo de negócios, além de realizar adaptações em sua governança. As mudanças começaram nos anos de 2016 e 2017 quando a entidade passou a seguir as orientações da Fundação Nacional da Qualidade. O primeiro reconhecimento veio em 2018, com o prêmio nacional da qualidade. No ano seguinte, a Fusan melhorou ainda mais a sua certificação de qualidade. Ainda em 2019, foi reconhecida com o Selo de Autorregulação em Investimentos do sistema Abrapp e Sindapp. E recentemente, obteve o Selo de Autorregulação em Governança Corporativa.  

Enquanto buscava novas certificações, a Fusan promoveu a avaliação de cenário e identificou oportunidades de crescimento através da oferta de planos para prefeituras. As oportunidades foram verificadas não apenas no Paraná, onde está sua sede, mas também em outros estados. A dificuldade inicial era que a marca Fusan não era conhecida. E a entidade ainda não contava com um plano voltado para esse público. Os desafios eram diversos, pois um novo plano voltado para os Entes Federativos exigia outros conhecimentos que a entidade ainda não havia assimilado. 

Mesmo assim, a direção da entidade decidiu elaborar um projeto, que foi apresentado em tempo recorde. “Começamos com a ideia de trabalhar com um mínimo produto viável”, disse Cláudia Trindade. Daí surgiu o plano voltado para as prefeituras, que foi aprovado através do modelo de licenciamento automático da Previc. Logo após aprovado, a entidade começou a promover algumas alterações para se adequar às exigências dos processos seletivos. Em menos de 90 dias, o plano já tinha sido aperfeiçoado, apto para ser apresentado para os processos seletivos. Antes disso, foram realizadas mais de 30 pré-apresentações para os gestores municipais com o objetivo de se antecipar à demanda dos futuros patrocinadores. 

“Tivemos de implementar o processo de forma ágil e viável para atender a necessidade do momento. À medida que o plano vai crescendo, vamos criando novos módulos”, explicou Cláudia. Foi preciso formar equipes com autonomia e inovar em estrutura, com a implantação de uma nova cultura comercial. Para isso, foi criada uma nova área de negócios que começou a trabalhar com a introdução de novas técnicas. A ideia é ampliar a equipe e os investimentos à medida que o plano for crescendo e conquistando novos mercados. 

O 2° Encontro de Inovação & Criação de Valor foi realizado nos dias 28, 29 e 30 de junho. Foi uma realização da Abrapp, com o apoio institucional da UniAbrapp, Sindapp, ICSS e Conecta. O evento conta com o patrocínio ouro da Infobase e da NTConsult; patrocínio prata da uFund; patrocínio bronze por Darede; e apoio da Way Educação.

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