Inovação: PrevNordeste conquista espaço no Portal do Servidor da Bahia

“Temos um DNA inovador”, resume Jeremias Xavier, Presidente da PrevNordeste, ao dar uma notícia que a seu ver mais que justifica a imagem que tem de sua entidade. Neste mês de agosto a fundação baiana, que já conquistou dois outros estados na região, passou a oferecer a possibilidade de adesão online aos planos de benefícios diretamente no Portal do Servidor Bahia, a página na internet que reúne todas as facilidades oferecidas pelo RH ao pessoal do poder Executivo baiano.

A ferramenta da adesão digital, sem manuseio de papel e dispensados deslocamentos físicos, mira naturalmente o funcionalismo admitido até 17 de março de 2017. É que aqueles que entraram nos quadros do Estado após essa data, sob as regras do Regime de Previdência Complementar (RPC) e ganhando remuneração superior ao teto do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), já fazem desde então esse ingresso automaticamente por força de lei estadual n. 13.815.

Se um ou outro dentro destes últimos cancelou a adesão automática que lhe foi oferecida ao ingressar nos quadros do funcionalismo, com a chegada dessa nova facilidade ao Portal do Servidor Bahia ganhará uma nova chance de aderir. E isso com toda a simplicidade, sem burocracia.

Sem esquecer que assim se facilita também a adesão dos servidores que ganham abaixo do teto do RGPS, independente do ingresso no serviço público ter ocorrido antes ou depois da implantação do RPC, uma vez que no seu caso a inscrição não se faz automaticamente.
Mas o fato é que a presença da PrevNordeste no Portal do Servidor acaba sendo útil a todos servidores, tanto os antigos quanto os novos, de vez que os recursos oferecidos pela Entidade permitem muito mais, como fazer e alterar cadastro, entre várias outras possibilidades.

Outros estados – E a previsão, adianta Jonatan Bispo, Coordenador de TI da PrevNordeste, é que provavelmente em outubro próximo tais facilidades estejam sendo estendidas, no site da própria entidade, aos servidores do Piauí e, no ano que vem, aos de Sergipe.

Todos ganham com esses passos adiante, a começar dos participantes atuais e futuros, mas também a gestão da entidade e seus patrocinadores. Xavier aponta algumas dessas vantagens obtidas com o emprego das tecnologias digitais, sendo uma delas, é claro, a rapidez, o dinamismo conseguido dessa forma.

Há mais controle também em todas as fases do processo, o que significa ainda maior segurança, ao mesmo tempo em que a crescente conquista de maiores contingentes de participantes se acelera e traz com ela uma economia de escala em um tempo substancialmente menor.

As barreiras da distância são rapidamente vencidas e de forma prática e com muito menor esforço e custo, tudo isso acompanhado da disseminação muito maior da cultura previdenciária e do desenvolvimento de novas tecnologias que, por sua vez, abrem novas portas.

E do DNA inovador espera-se que nasçam muito mais frutos. Essa é a expectativa, explica Xavier, que fecundou a criação internamente pela PrevNordeste, em abril último, de uma Comissão Permanente de Inovação, que se reúne periodicamente e tem como uma de suas marcas abrigar colaboradores mais e menos estrelados. “Diretores, gerentes e funcionários sem cargos de chefia deixam o crachá do lado de fora da sala de reuniões, o importante é que queiram contribuir”, sintetiza Bispo.

Mas Xavier acredita que há ainda uma outra fonte a inspirar a inovação em nosso sistema. “A Abrapp e a vida associativa à nossa volta são impressionantes pelo que contribuem para sermos inovadores”, conclui.

(Por Jorge Wahl)

Shares
Share This
Rolar para cima