Libertas faz adesão ao Código de Governança de Investimentos da Abrapp e se prepara para obter Selo

A Fundação Libertas aderiu ao Código de Autorregulação em Governança de Investimentos do Sistema Abrapp em busca da melhoria dos seus processos, reforçando seu compromisso com a ética e a transparência. A entidade já havia feito adesão ao Código de Governança Corporativa em dezembro do ano passado, e passa pelo processo de adequação para a obtenção do Selo em Governança Corporativa da Abrapp, conduzido pela sua gerência de compliance. 

“Aderimos aos Códigos de Autorregulação na busca de melhoria constante nos processos da Fundação Libertas e esperamos obter o Selo em breve. Acredito que todas as entidades vão buscar a obtenção destes Selos, que atestam aos participantes e aos demais stakeholders a qualidade e seriedade da gestão dos recursos e processos robustos de governança corporativa”, diz o Diretor Presidente, Lucas Nóbrega.

O Selo de Autorregulação é um reconhecimento importante no mercado previdência complementar fechada, que mostra a evolução do trabalho das entidades. Para consegui-lo, é preciso estar adequado aos mais elevados padrões em governança. Dessa forma, para ser aceita no Código, a Libertas precisou fazer uma profunda avaliação da sua governança de investimentos para verificar a aderência aos requisitos necessários. 

Após esse diagnóstico, a entidade submeteu a adesão à aprovação do Conselho Deliberativo, que deu sinal verde para prosseguimento do processo, conduzido pela Gerência de Controles Internos e Riscos por meio de ações em conjunto com as áreas de investimento, compliance, auditoria, comunicação, contabilidade, jurídico, previdencial, TI, recursos humanos, planejamento estratégico e comitês internos. 

O gerente de Controles Internos e Riscos, Thales Magno, destaca que a participação do time junto com demais áreas foi essencial, ressaltando ainda a disponibilidade da Abrapp e o apoio e incentivo da Diretoria Executiva da Fundação Libertas durante o processo. “Não vamos parar por aqui. Nosso próximo desafio é implementar as obrigações que estão sendo monitoradas nos planos de ação, e ir em busca da concessão do Selo”, explica. 

Obtenção do Selo – Após o aceite da Abrapp, a Libertas terá agora 12 meses para se adequar integralmente aos pontos que ainda não estão em conformidade com as diretrizes do Selo. O pedido oficial de obtenção será feito no final do ano. A fundação passará ainda por uma auditoria, na qual será feita uma verificação técnica para apurar se as diretrizes foram de fato aplicadas no dia a dia da empresa.  

A Gerente de Compliance da Fundação Libertas, Poliana Lemos, comenta que a adesão ao Código deixa cada vez mais evidente a gestão criteriosa de investimentos já praticada na Fundação. “A gente vem se empenhando cada vez mais para adequar nossos processos e políticas, buscando sempre o uso das melhores práticas de governança e ética. Estamos muito contentes com mais esse passo, que demonstra o esforço e o comprometimento das nossas equipes”, disse.

Shares
Share This
Rolar para cima