Life Checking: Entidades começam a rodar o novo serviço de informações sobre óbitos disponibilizado pela Conecta

Conecta Life Checking

O novo serviço de informações sobre óbitos oferecido pela Conecta Soluções Associativas já conta com as primeiras contratações pelas entidades fechadas (EFPC). Depois de passar por um rigoroso processo de desenvolvimento e testagem, o Life Checking já está pronto e acessível para todo o sistema. Leia ao final o depoimento das entidades que já estão utilizando ou contratando o produto – CBS (Claudiane Barbosa de Almeida), Previcel (Rubens Miranda Jr) e Fusan (Cláudia Trindade).

O novo serviço foi viabilizado a partir de  um convênio com a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), que foi firmado ao final do mês de novembro do ano passado. O convênio permite à Conecta acesso à base da CRC – Central de Informações de Registro Civil das Pessoas Naturais, plataforma nacional instituída pelo CNJ e que interliga todos os Cartórios de Registro Civil do Brasil. A partir de então, a Conecta desenvolveu uma aplicação que permite o acesso a uma interface para o ingresso e consulta dos dados e informações.

As informações sobre óbitos são importantes para as entidades para mitigar o risco do pagamento indevido de benefícios, explica Cláudia Janesko, Superintendente Executiva da Conecta. O Life Checking apresenta diversas vantagens em relação ao serviço anterior oferecido pelo Sisobi – Sistema de Informações sobre Óbitos do INSS. O acesso ao Sisobi foi descontinuado em abril de 2020 e, apesar dos esforços da Abrapp e do sistema, ainda não foi possível promover sua retomada – leia mais.

O serviço da Conecta permite uma consulta realizada diretamente em fonte primária de informações. “Esta é uma das premissas fundamentais: o trabalho com dados primários que permite 100% de legitimidade, além da aderência à LGPD”, diz Cláudia. O Life Checking oferece uma base monitorada diariamente com notificações tempestivas.

“O grande diferencial é o monitoramento constante, muito mais dinâmico que outros serviços. Assim que a informação entra na Central Nacional de Registro Civil, ocorre a atualização e notificação do óbito”, explica a Superintendente da Conecta. Além disso, a informação chega junto com uma síntese cadastral, que traz dados adicionais sobre os óbitos, onde foram registrados, em qual cartório e o número do registro.

Pontos importantes – O Life Checking conta com uma Infraestrutura compartilhada, que permite a acessibilidade para as entidades de todos os portes, inclusive as menores, em termos de segurança e criptografia de dados. O convênio firmado permite o acesso à totalidade do território nacional, eliminando o risco de homônimos, pois a atualização ocorre com o número do CPF.

A maior escala do serviço para todas as entidades é possível graças à infraestrutura tecnológica desenvolvida pela Conecta, que atuou com sua missão de catalisadora de informações para oferecer condições diferenciadas de acesso e de custo para as associadas da Abrapp.

 

Saiba como funciona o Life Checking em 10 etapas:

1 Contratação pela entidade

2 Cadastro dentro da plataforma Conecta

3 Administrador indicado recebe orientações e senha/login

4 Acesso à área de importação dos arquivos. Importação dos dados

5 Sanetização: varredura do arquivo com a indicação dos óbitos já existentes

6 Devolutiva das ocorrências

7 Entidade extrai relatório e toma providências

8 Registros ativos entram no processo de monitoramento permanente

9 E-mails de notificação das ocorrências e sistema de alertas sobre os novos óbitos

10 Controle mais efetivo: mitigação do pagamento indevido

 

Claudiane Barbosa de Almeida, Gerente de Finanças e Seguridade da CBS Previdência e membro da CT Sudoeste de Estratégias e Criação de Valor:

Tínhamos um contrato antigo direto com o Sisobi, que foi rescindido há alguns anos. Depois conseguimos retomar o acesso ao Sisobi junto com o convênio da Abrapp, mas novamente foi descontinuado em abril de 2020. Fomos para o mercado e acabamos contratando uma solução de uma empresa. Logo veio a LGPD, e o serviço foi cortado novamente e dessa vez, ficamos descobertos. Isso gerou apreensão na entidade, pois ficamos sem o controle de informações dos óbitos. Em novo contato com a Abrapp fomos informados que eles estavam providenciando alguma outra solução e isso aconteceu.

A Conecta entrou em contato com a ARPEN. Acompanhamos os avanços. Estávamos tensos com a possibilidade de pagamento de benefícios indevidos e ficamos muito satisfeitos quando fomos convidados para participar da fase de testes. Foi uma experiência muito positiva, e também aprovamos o excelente acompanhamento tanto da equipe técnica que fez a ponte com a ARPEN quanto da equipe da Conecta. Fomos uma das primeiras entidades a procurar a Conecta para contratar o serviço.

Agora com a solução da Conecta já rodando desde a semana passada, vemos algumas vantagens importantes. A principal é a possibilidade do monitoramento permanente. Com o Sisobi tínhamos de “consultar” mensalmente. Com a importação da base de dados com o Life Checking, cada nova ocorrência de óbito gera um aviso automático por e-mail.

O custo é bem próximo de outros serviços que tivemos antes. Mas a qualidade é maior. Recebemos os dados mais completos dos óbitos. Tivemos a oportunidade até de corrigir alguns nomes de nossa base de dados. Estamos bastante satisfeitos e mais tranquilos com o serviço.

 

Rubens Miranda Jr, Diretor-Presidente da Previcel:

Utilizamos o Sisobi desde a implantação até a descontinuidade, que nos deixou em uma situação de dificuldade. O registro de óbitos é um serviço muito importante para evitar o pagamento indevido de benefícios. Em muitos casos, a família não consegue avisar a entidade ou nem lembra que existe o benefício. E para complicar, durante a pandemia tivemos de suspender a prova de vida presencial. Ficamos com a prova de vida suspensa durante dois anos. Agora veio a solução com a implantação do Life Checking. Começamos na semana passada. Fizemos a primeira carga de arquivo dos assistidos e já tivemos a primeira validação, com informações sobre os óbitos. Voltamos a ter tranquilidade. A dinâmica do novo serviço oferecido pela Conecta é até melhor que o Sisobi, porque permite uma atualização mais dinâmica. Antes a atualização ocorria uma vez por mês. Agora é praticamente imediata. O arquivo fica armazenado e o serviço vai atualizando automaticamente. Também tivemos vantagens em termos de redução de custo. Pudemos aproveitar o arquivo anterior com pequenas alterações, foi bem tranquilo também.

Gostaria de destacar também o atendimento personalizado pela equipe da Conecta. Todas as nossas dúvidas foram atendidas. Isso é importante porque somos uma entidade pequena, com apenas três diretores. Terceirizamos praticamente todos os serviços e estamos satisfeitos com o atendimento da Conecta.

Cláudia Trindade, Diretora Presidente da Fusan e Diretora Executiva da Abrapp:

Nós da Fusan, utilizávamos anteriormente a prova de vida, duas vezes por ano para as pensionistas e uma vez por ano, para os aposentados. Com o acordo do INSS com a Abrapp, passamos a utilizar o Sisobi para contar com acesso às informações sobre óbitos. Com o serviço, conseguíamos identificar o pagamento indevido de benefícios, que é um problema sério. Além do aumento de custos com a Justiça, pode implicar até na responsabilização de dirigentes. Ficamos muito preocupados quando o Sisobi foi descontinuado por causa de legislações que impediam a prestação do serviço pelo governo. Apesar dos esforços da Abrapp para reabilitar o Sisobi, inclusive com aprovação de nova legislação, o serviço ainda não foi retomado.

Agora com a disponibilização do Life Checking, da Conecta, é que podemos solucionar o problema. Já contratamos o novo produto e estamos em fase de implantação na Fusan. É um serviço muito dinâmico com atualização automática de novas ocorrências de óbitos. Ele é melhor que o Sisobi, pois permite o rastreamento automático, sendo também menos oneroso. Outro ponto positivo, é que podemos checar o cadastro também de dependentes e beneficiários. Há casos de pessoas que falecem antes do titular. Essa informação é importante para a atualização das reservas necessárias para o plano no trabalho do atuário. Ou seja, permite uma melhoria no cálculo atuarial que fica mais atualizado.

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