Livro: Private Equity e Venture Capital no Brasil – de Fabio Giambiagi e Arlete Nese

Arlete Nese

Lançado pela editora Lux, o livro “Private Equity e Venture Capital no Brasil” reúne artigos de 24 autores stakeholders, que narram em profundidade os principais aspectos relacionados ao estudo e à prática de investimentos. A obra foi organizada pelo economista e pesquisador associado da FGV/IBRE, Fabio Giambiagi (foto abaixo) e Arlete Nese (foto no topo), doutora pela USP e mestre em Administração pelo Insper, e que conta com longa experiência na gestão de investimentos de entidades fechadas.

A contracapa conta com uma mensagem do Diretor-Presidente da Abrapp, Luís Ricardo Martins. Segundo ele, o tema principal do livro é muito oportuno para os investidores que adotam a perspectiva da poupança de longo prazo. “Basta o título para nos convencermos da identificação de nossas entidades de previdência com a temática tratada na obra”, escreveu em sua mensagem.

O cenário internacional atual traz incertezas, como a inflação global, commodities com preços elevados e juros altos. Nesse momento, os investidores precisam de segurança, conhecimento robusto para analisar as oportunidades e riscos aos investimentos. Foi a partir dessa proposta que a obra ganhou vida.

Para Arlete Nese, nas questões Ambientais, Sociais e Governança (ASG), as estruturas de PE e VC não promovem apenas a maior transparência e mecanismos de alinhamento de interesses entre executivos e acionistas através da governança. “Estes investimentos impactam diretamente na geração de empregos e no desenvolvimento acelerado de matrizes limpas de energia e de processos eficientes no agronegócio, onde o Brasil já é um dos maiores produtores do planeta”, avalia.

Fabio GiambiagiDirecionado a investidores, empreendedores, gestores de empresas, reguladores, provedores de serviços e demais profissionais interessados na indústria de PE e VC do País, o livro também tem a intenção de representar um material didático útil para disciplinas de graduação, MBA e cursos das áreas de ensino ligados à administração e finanças. Os diversos capítulos mostram uma abordagem profunda deste tema complexo.

“São informações fundamentais para que investidores individuais e institucionais possam   alcançar uma maturidade na análise e na gestão nas decisões de investimento. Consequentemente, estaremos dando passos para uma evolução do ainda relativamente jovem mercado de capitais brasileiro”, concluiu Fabio Giambiagi.

O livro está dividido em cinco partes. Na primeira, os autores explicam os ativos de PE e VC do ponto de vista do investidor. Na segunda, os autores se debruçam sobre o ecossistema do capital empreendedor e inovador. A terceira parte apresenta as empresas maduras que foram precedidas de Private Equity e a evolução do conceito ASG. Na quarta é explicado como funciona a avaliação de investimentos em ativos ilíquidos. A quinta e última parte mostra os resultados da indústria de Private Equity e Venture Capital no Brasil, apontando a importância da escolha dos melhores gestores.

Shares
Share This
Rolar para cima