Luz realiza workshop sobre impacto das mudanças de taxa de juros nas EFPC

Mais um ciclo de alta de juros se iniciou recentemente no Brasil e outros se iniciarão ao redor do mundo nos meses e anos seguintes. Para avaliar as diferentes previsões e as consequências desse cenário para as Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), a Luz Soluções Financeiras realiza nesta quarta-feira, 4 de agosto, com o apoio institucional da Abrapp, o workshop interativo “Simulação das hipóteses atuariais e os impactos no ALM”.

O evento acontece a partir das 10h e será conduzido pelos líderes da Consultoria da Luz, Sara Marques, Diretora com foco em Atuarial, e Leonardo Ozorio, Diretor com foco em Investimentos. “No workshop, vamos simular e analisar o impacto das oscilações das taxas de juros sob diferentes aspectos. Queremos avaliar os efeitos de um aumento dos juros sob o passivo, assim como na gestão do ativo. As simulações serão realizadas em tempo real de acordo com as escolhas dos participantes”, explica Sara.

Ao mesmo tempo em que poderão ser usadas tábuas atuariais distintas, os consultores também simularão o impacto das mudanças na taxa de juros no ALM (Asset Liability Management). “Teremos uma carteira mais conservadora e uma mais agressiva para que todos percebam claramente os efeitos destas oscilações na rentabilidade. Com estas variáveis, criaremos cenários distintos para o passivo e para o ativo, ressaltando a necessidade de aproximação das duas áreas para a melhor gestão de um fundo de pensão”, acrescenta Ozorio.

Para complementar as análises, será mostrado o lado do participante, com simulações de algumas variáveis e consequente efeito no benefício.  “Muitas vezes, uma simples ou pequena alteração nas premissas alteram o passivo e o resultado do ALM, mas mais do que isso, pode trazer grandes impactos na definição do benefício para o participante. Durante o evento, queremos mostrar quão sensível a aposentadoria dos participantes é para cada decisão tomada pela entidade, e para isso faremos simulações que mostrarão estes impactos”, finaliza Sara.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio deste link.

Shares
Share This
Rolar para cima