O Ministério da Previdência Social (MPS) propôs a realização de uma mesa de negociação para debater o processo de incorporação da Bandeprev, Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC) vinculada ao extinto Banco do Estado de Pernambuco (Bandepe), pela SantanderPrevi. A medida foi proposta pelo Ministro Carlos Lupi em audiência, nesta quinta-feira (21/11), com o Presidente da União Geral dos Trabalhadores de Pernambuco (UGT/PE), Gustavo Walfrido.
A mediação será realizada pela Previc e contará com representantes dos participantes do Bandeprev e da EFPC vinculada ao Santander. O Diretor de Licenciamento da Previc, Guilherme Capriata Campelo Bezerra também participou da audiência com o Ministro e o representante dos trabalhadores. Entre os pontos de análise estão a retirada de patrocínio, a reforma do estatuto, a definição das vagas nos conselhos, a mudança da sede de Recife para São Paulo e o formato de atendimento aos associados.
Segundo Carlos Lupi, o processo de diálogo é fundamental para a construção de um acordo que garanta os interesses dos trabalhadores, aposentados e do banco espanhol, que passou a administrar a entidade fechada após absorver o ABN-Amro Bank, comprador original da instituição estadual a partir do processo de privatização, em 1998.
“Com cerca de R$ 2 bilhões em recursos acumulados, o Bandeprev é um patrimônio construído por décadas pelos trabalhadores do banco pernambucano e que, hoje, garante recursos indispensáveis para mais de 1.900 beneficiários da previdência complementar”, afirmou o Ministro.
“A Previc abrirá uma mesa de negociação para abordar cada ponto de divergência. Através do diálogo com os participantes e os gestores do Santander, buscaremos soluções justas e consensuais”, completou Lupi.
(com informações do site da Previc)