Nova rodada do Abrapp Itinerante tem início com encontro das associadas de São Paulo

A tradicional série Abrapp Itinerante deu início a uma nova rodada de encontros nesta terça-feira (18/03) em São Paulo. O evento reuniu presencialmente cerca de 50 pessoas na sede da associação entre dirigentes das associadas da regional sudoeste e presidentes e diretores da Abrapp, UniAbrapp, ICSS, Sindapp e Conecta. Os encontros seguirão nas demais regionais da Abrapp sempre no dia anterior aos Encontros Regionais – clique aqui para ver datas e inscrições. 

Logo na abertura, o Diretor Vice-Presidente da Regional Sudoeste, João Carlos Ferreira, explicou aos presentes o objetivo do encontro, que é o de servir como canal direto para ouvir as associadas. Ele reforçou sua função, como responsável da regional, de manter o canal de comunicação sempre aberto para receber sugestões e demandas das entidades do estado de São Paulo. 

Devanir Silva, Diretor-Presidente da Abrapp, apresentou a proposta de agenda para o sistema baseada em um mapeamento de prioridades. Em um levantamento realizado previamente com os inscritos para o encontro, foi perguntado quais eram os principais desafios enfrentados pela entidade hoje. O mapa concentrou a maior parte das respostas na necessidade de avanço no uso de tecnologias e inovação junto com mudanças na comunicação e fortalecimento do engajamento. 

Em seguida, apareceram respostas concentradas em soluções inovadoras de longevidade e previdência, necessidade de aumento das receitas administrativas e avanços na regulação e governança. A enquete apontou ainda itens como a eficiência operacional, novos produtos e tendências, gestão de investimentos, retenção de participantes e fomento. Ele destacou a necessidade de se comunicar não apenas com quem já faz parte do sistema, mas sobretudo, com o que ele chamou de “não-catequizados”. “Precisamos ressignificar a previdência e levar uma mensagem mais clara para atrair empresas e pessoas. A Previdência Complementar é mais que um instrumento de gestão de recursos humanos. É um instrumento de gestão da vida das pessoas”, disse.  

Em seguida, foi aberta a fala para que os presentes pudessem fazer sugestões, críticas ou demandas. Os principais temas citados foram os seguintes: educação financeira e previdenciária, Resolução CMN 4.994, Lei 14.803 para os assistidos, projeto de micro pensões, tratamento tributário, planos instituídos, entre outras dúvidas e propostas mais específicas.

O Diretor-Presidente da Abrapp apresentou as principais conquistas que contaram com participação direta da Abrapp, destacando as novas regras do PGA compartilhado, a regulamentação da Reforma Tributária (não-incidência do IBS e do CBS para as EFPC), e a opção pela tabela progressiva ou regressiva no momento do início do gozo de benefícios. Falou ainda sobre as resoluções e legislações pendentes, enfatizando as revisões da Resolução CMN n. 4.994/2022, do Decreto n. 4942/2003 e da Resolução CNPC n. 30/2018. Outro ponto em discussão é a questão da competência do TCU na fiscalização do sistema de EFPC. 

Devanir apresentou ainda um resumo das principais diretrizes e projetos de sua gestão à frente da Abrapp, destacando os seguintes pontos: inovação da educação previdenciária; projeto de lei de defesa do poupador previdenciário; reforço da comunicação estratégica; criação de modelos e produtos simplificados para atrair os trabalhadores informais; alinhamento do tratamento tributário para os planos; e o estabelecimento de uma central de inteligência política e gerencial, que pode avançar para a formação de uma frente parlamentar da Previdência Complementar. “Nosso objetivo é tornar a Previdência Complementar como a Poupança da Esperança”, disse. 

UniAbrapp, ICSS, Sindapp e Conecta – Na sequência, o encontro contou com apresentações dos demais dirigentes das organizações do grupo Abrapp. O primeiro a falar foi o Diretor-Presidente da UniAbrapp, Jarbas Antonio de Biagi, que citou algumas novas frentes de atuação da universidade corporativa, como a educação previdenciária voltada para estudantes de diversos níveis e a parceria em negociação para a capacitação dos dirigentes e profissionais dos regimes próprios de previdência social (RPPS). 

Jarbas de Biagi expôs também os números positivos do balanço dos 10 anos de existência da UniAbrapp, que já atendeu mais de 48 mil alunos, com a realização de 1,3 mil cursos. Ele destacou que em 2024, a universidade ofereceu 53% de vagas gratuitas no total de cursos de sua grade para as associadas da Abrapp. E apresentou um resumo da grade para 2025, com destaque para o Business Administration (BA) Tech, MBA, Seminário Internacional (de 11 a 19 de junho em Portugal), entre outros. 

Henrique Jager, Presidente do ICSS, falou sobre o foco do instituto no aperfeiçoamento da comunicação com as entidades e a melhoria da qualidade dos processos de certificação e recertificação. Ele apresentou ainda os grandes números dos 15 anos de atuação do ICSS na certificação, incluindo os processos realizados por prova e experiência. E destacou a atuação dos demais diretores, Cléber Nicolav, também presente ao encontro, e Liane Chacon, além dos técnicos e profissionais da Abrapp em atividade no instituto. 

O Diretor-Presidente do Sindapp, Carlos Alberto Pereira, retomou o objetivo da atuação do sindicato e apresentou a situação atual das convenções coletivas de trabalho nos diversos estados. Falou sobre as convenções em curso em São Paulo e Rio de Janeiro e das iniciativas nos demais estados. Ele destacou a retomada do diálogo e das negociações em São Paulo depois de um período de afastamento em relação ao sindicato dos trabalhadores. E terminou com um convite aberto para que as entidades que ainda não são associadas ao Sindapp, que realizem sua adesão. 

Para finalizar, Lucas Nóbrega, Diretor da Conecta Soluções Associativas, realizou apresentação sobre a empresa como o mais novo membro do grupo Abrapp. Reforçou o objetivo da Conecta para garimpar soluções para as associadas da Abrapp em melhores condições de custo e qualidade com prestadores do mercado. Ele apresentou as parcerias atuais da empresa, com destaque para o Vida Class (solução em saúde), e as novidades como a Previland (portabilidade) e Openservice (cibersegurança), entre outras. 

O almoço que antecedeu o encontro do Abrapp Itinerante da Regional Sudoeste contou com o patrocínio da Trígono Capital.

Shares
Share This
Rolar para cima