Novo modelo de gestão da Funcef gera economia estimada em R$ 150 milhões

A Gerência Jurídica da Funcef apresentou no mês de dezembro os resultados decorrentes da implantação do seu novo modelo de gestão. A iniciativa surgiu a partir de um dos projetos estratégicos da fundação para o último biênio e gerou uma economia estimada em R$ 150 milhões, além de outros benefícios.

Alinhado com as diretrizes da Presidência e do Conselho Deliberativo da entidade, o projeto promoveu melhorias nos processos internos. Segundo comunicado da Funcef, a economia significativa é fruto, além do aprimoramento, de uma gestão eficiente aliada ao compromisso em executar o planejamento estratégico para 2022 com excelência.

O novo modelo de gestão da área jurídica estava baseado em quatro pilares: a conciliação como política permanente; a eficiência administrativa; o jurídico como parceiro essencial da gestão; e a atuação para recuperação de valores.

O Diretor-Presidente da Funcef, Gilson Santana, destacou que o objetivo da revisão do modelo de atuação é dotar a Gerência Jurídica de melhores condições para atuar no enfrentamento do expressivo passivo judicial. Além disso, visa também reduzir custos com o contencioso e contribuir para recuperar a estabilidade e higidez dos planos de benefícios administrados pela fundação.

Para o dirigente, a atuação da Gerência Jurídica deve estar alinhada às melhores práticas de mercado. Para isso, foi implantada uma Política de Celebração de Acordos Judiciais e Extrajudiciais, além do estabelecimento de metas e indicadores de desempenho para a área e o aprimoramento dos processos de trabalho.

Segundo a Gerente Jurídica em exercício, Marlene de Fátima Ribeiro Silva, o novo modelo de gestão revelou-se “um procedimento técnico, quantitativo e objetivo para contratações e gestão parcimoniosa com recursos de terceiros, procedimento que deverá ser reavaliado periodicamente para os eventuais ajustes porventura necessários à manutenção de bons resultados”.

Shares
Share This
Rolar para cima