Primeiro plano de previdência da advocacia de todo o país, a OABPrev-SC nasceu originalmente com a denominação de Instituto Assistencial dos Advogados de Santa Catarina (Iasasc) em 1995. Quase 10 anos depois, a entidade foi novamente pioneira ao dar um novo grande passo à frente com a mudança para OABPrev-SC, constituindo-se então uma entidade fechada de Previdência Complementar (EFPC). Em toda sua trajetória, que já completou 27 anos de existência, a entidade e seus dirigentes não têm poupado esforços para manter o alto nível de governança e integridade em sua gestão, que acumula patrimônio de R$ 250 milhões, com cerca de 8,4 mil participantes, entre ativos e assistidos.
“Um dos pontos importantes de nossa governança atual é a existência de uma diretoria profissionalizada com especialização técnica. Hoje mantemos 3 diretores e 5 funcionários com atendimento em expediente integral pela entidade”, diz Yuri Carioni Engelke, Diretor Administrativo e Financeiro da OABPrev-SC. Ele mesmo é um exemplo de um diretor com formação específica, sendo contador de formação, com experiência na área de administração. A diretoria profissionalizada é mantida já há 6 anos.
O alto nível de governança é mantido também com o avanço no processo de certificação de conselheiros pelo sistema UniAbrapp e ICSS. Atualmente há 2 novos membros dos conselhos em processo de certificação através da realização do curso para conselheiros da UniAbrapp. Todos os demais conselheiros já possuem a certificação para a área.
Indicadores de resultado – Outra iniciativa importante da OABPrev-SC para aperfeiçoar a gestão foi a implementação de um sistema de indicadores de resultado para a direção e os colaboradores da entidade. O sistema foi inserido há cerca de três anos no planejamento estratégico com a indicação de metas a serem cumpridas. Nesse sentido, os indicadores apontam se os resultados da entidade estão evoluindo positivamente em questões como a relação de receitas e despesas, sobre a retenção de participantes, a inadimplência ao plano, entre outros aspectos.
A gestão também foi aperfeiçoada com a implantação de um novo sistema informatizado para rodar os benefícios e as informações sobre investimentos da entidade. Foi contratado um novo software junto à Mongeral Aegon, que começou a rodar a partir de janeiro de 2021. “É um sistema bem completo para a gestão de benefícios e investimentos. Tivemos um bom processo de migração e o sistema já está funcionando plenamente”, diz Yuri Engelke.
A OABPrev-SC também contrata outros serviços e sistema para aprimorar ainda mais sua gestão, como por exemplo, a plataforma de gestão de risco da empresa Data A. O sistema realiza o mapeamento de processos e roda periodicamente uma matriz de risco para a entidade.
Além disso, a OABPrev-SC também promoveu o mapeamento de riscos relacionados à Lei Geral de Proteção de Dados, com o auxílio de uma consultoria especializada.
Fomento – A entidade tem promovido diversas ações para o fomento do número de participantes, como por exemplo o programa Inova Advocacia. Uma das ações tem o foco na jovem advocacia, com a entrega do “cartão black” (foto acima). Neste cartão, o novo advogado que se inscreve na OAB, ganha um aporte de 100 reais ao entrar no plano. Mais duas contribuições de 100 reais são oferecidas nos dois primeiros anos de participação no plano. “O objetivo é incentivar o ingresso ao plano para os profissionais em começo de carreira. A ideia é promover também ações de educação financeira e previdenciária junto a esse público”, diz o Diretor Administrativo e Financeiro.
Outra ação de fomento promovida pela entidade leva o nome de PIA – Projeto de Incentivo à Adesão. Trata-se de uma campanha realizada pelos corretores da Mongeral Aegon para o incentivo ao ingresso ao plano de benefícios da OABPrev-SC.