OABPrev-SP implanta novo sistema informatizado para gestão do passivo 

Cesar Furuê

Entidade que administra planos instituídos das seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de oito estados, além de São Paulo, com mais de 50 mil participantes, a OABPrev-SP implantou um novo sistema de gestão de seu passivo. O novo sistema começou sua implementação a partir de 1 de setembro do ano passado e, segundo o Gerente Executivo da OABPrev-SP, César Eduardo Furuê, foi colocado em funcionamento em tempo considerado curto, em menos de 90 dias. Passados cinco meses, a OABPrev-SP avalia positivamente seu funcionamento, comentando como foi o processo desde a seleção do prestador de serviço até o momento atual.

A OABPrev-SP utilizava anteriormente um sistema de outra empresa, que acabou sendo incorporada por outra companhia. “O sistema foi ficando obsoleto, pois não estavam ocorrendo as devidas atualizações”, diz o gerente da entidade. Por isso, foi decidido que ele deveria ser trocado e, para isso, abriram um processo seletivo no primeiro semestre de 2021. O processo todo demorou 6 meses e contou com a participação de três fornecedores. A escolhida foi a MAG Gestão Previdenciária – pertencente ao Grupo MAG.

“Verificamos minuciosamente as condições de todos os concorrentes. Escolhemos aquele que mais agregava em termos de acesso às informações e segurança”, comenta César Furuê. De acordo com ele, a solução fornece um sistema completo de gestão do passivo, que inclui contabilidade, financeiro, arrecadação, folha, gerencial (relatórios). Ou seja, o sistema roda toda a operação de previdência.

Migração rápida – Um dos diferenciais que mais agradou aos gestores da entidade foi o curto período curto de migração , que ocorreu em menos de 90 dias. “Pensávamos que iria durar pelo menos 180 dias no mínimo, mas durou menos de 3 meses”, conta o gerente da OABPrev-SP.

Ele elenca como principais vantagens do novo sistema a maior disponibilidade de informações, a agilidade na produção de relatórios, o acesso rápido das informações pelos participantes, melhoria na obtenção de documentos, entre outros. Os benefícios do novo sistema tem promovido também a melhoria no relacionamento, pois as informações e fluxos estão espelhados na área do participante.

Passado o período inicial após sua implantação, os próximos passos incluem o lançamento de um aplicativo para acessar o sistema. Também estão nos planos futuros realizar sua maior customização, para deixá-lo com a “cara” da EFPC e dos participantes

Prestador de serviço – Tatiana Cardoso, Diretora de Gestão Previdenciária da MAG, explica que o sistema oferecido para as EFPCs é uma ferramenta dentro do modelo de gestão do passivo. Ela pode ser contratada como solução integral ou por ser contratado em módulos – operação, contabilidade, etc.

O serviço começou a ser idealizado em 2016, quando a MAG percebeu que poderia atuar no segmento. O novo produto foi finalizado em meados de 2018 e a empresa começou a oferecê-lo no mercado em 2019. A Diretora da MAG esclarece que a empresa não atua no ramo de tecnologia, mas que acabou desenvolvendo uma solução para rodar o serviço de gestão do passivo.

Atualmente, são 8 EFPC que utilizam o serviço da MAG. Algumas delas são fundos dos servidores; outras são empresas do próprio grupo. Mais recentemente, a empresa foi contratada pela OABPrev-SC e o cliente mais recente foi a OABPrev-SP. Tatiana comenta que o sistema é capaz de agregar valor para seus clientes devido a alguns de seus elementos, como a estrutura na nuvem, a alocação dinâmica de recursos, o diferencial de custo, o aplicativo móvel, o dashboard gerencial, entre outros.

Mercado concentrado – AS EFPCs têm se deparado com o problema da concentração das soluções tecnológicas para a gestão do passivo em poucos fornecedores. O problema ocorreu porque a maior empresa do segmento acabou adquirindo várias de suas concorrentes – leia mais.

César Furuê defende que o mercado precisa evoluir em termos de opções de contratação desse tipo de sistema. “Fizemos um processo de seleção que participaram só três concorrentes. Ainda é pouco. Precisamos de maior número de opções”, diz. Ele analisa que  é um mercado ainda concentrado e espera que apareçam maior quantidade de fornecedores com serviços de qualidade.

 

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