Petros encerra 2023 com a melhor rentabilidade dos últimos anos e recebe avaliação “forte” na gestão de investimentos

A Petros encerrou o ano de 2023 com rentabilidade de 12,6%, acima do objetivo de retorno médio de 9,7%. O resultado foi o melhor desde 2019. O segmento de renda variável foi o destaque no ano, com rentabilidade de 15,1%; na renda fixa, o rendimento foi de 12,6%; já em imóveis, a alta acumulada foi de 17,6%.

“O ano de 2023 foi marcado por grandes desafios econômicos e geopolíticos, com a alta da inflação nos principais mercados globais e conflitos no Oriente Médio e no Leste Europeu. Para enfrentar esses desafios, mantivemos nossa filosofia de aprimoramento e fortalecimento da governança, e colhemos bons resultados”, explicou o Diretor de Investimentos Paulo Werneck.

O resultado reflete a força da gestão de investimentos, que acelerou a estratégia de imunização dos planos de benefício definido, concluída em outubro do ano passado, oferecendo mais segurança ao patrimônio dos participantes. A estratégia consistiu em aproveitar o cenário de juros elevados, acima da meta atuarial dos planos, para adquirir títulos públicos federais e contabilizá-los como marcados a mercado ou na curva, conforme a legislação permite, casando o fluxo de caixa desses papéis com os compromissos de pagamento aos aposentados e pensionistas.

“Com a conclusão da estratégia de imunização, conseguimos montar uma estrutura de proteção dos ativos dos planos de benefício definido, movimento bem-sucedido e que nos dá a garantia de recebimento do fluxo ao longo do tempo”, disse Paulo Werneck.

Gestão de investimentos – Outra importante conquista foi a classificação da gestão de investimentos da entidade como “forte”, pelo terceiro ano consecutivo, pela agência de classificação de risco Fitch Ratings. A nota concedida é a segunda mais alta da escala de avaliação, com perspectiva de estabilidade, segundo a agência.

Na avaliação, a Fitch destacou os bons resultados dos investimentos em 2023 e, segundo a agência, a estratégia de imunização reduziu o risco das carteiras e deverá beneficiar os resultados dos próximos anos.

Para atribuir uma nota de qualidade de gestão dos investimentos, a agência considerou cinco pilares de avaliação, sendo os três primeiros com nota máxima: recursos de investimento (“excelente”); gestão de riscos (“excelente”); desempenho de investimento (“consistente”); processo de investimento (“forte”); e companhia e atendimento aos clientes (“forte”).

Critérios ASG – Além do desempenho dos investimentos, a Fitch Ratings destacou no relatório o fortalecimento dos padrões ASG (ambiental, social e de governança) da fundação. A agência afirma que o fortalecimento da agenda é positiva para a sustentabilidade da instituição.

“Como investidor institucional e seguindo nosso dever de fidúcia, estamos empenhados em implementar políticas e práticas robustas nos processos de investimentos para assegurar o compromisso de longo prazo em pagar benefícios de forma eficiente, transparente e responsável. Por isso, estamos constantemente intensificando a observância da agenda ASG na gestão da carteira proprietária e nas empresas nas quais investimos”, afirma nota da Petros.

Ao longo de 2023, a fundação realizou um processo de mapeamento que reuniu, até o momento, 72 ações ASG já existentes ou em implementação nos processos operacionais dentro da entidade. Além disso, a Petros tornou-se signatária dos Princípios para o Investimento Responsável (PRI), iniciativa de investidores em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) em prol do desenvolvimento sustentável.

Shares
Share This
Rolar para cima