Planejamento estratégico da Abrapp tem mais de 90% das ações concluídas

Cerca de 93% das ações do Planejamento Estratégico do Sistema Abrapp, Sindapp, ICSS, UniAbrapp e Conecta para o triênio 2020-2022 foram cumpridas ou estão em andamento. Em apenas 7% dos casos, as ações continuam no planejamento, mas ainda não foram iniciadas.

Elaborado pelos colegiados de todas as instituições que compõem o Sistema Abrapp no início de 2020, o Planejamento Estratégico contém três metas aspiracionais: transformar o sistema em prioridade de Estado; estabelecer a Lei de Proteção ao Poupador Previdenciário; e consolidar os planos família adicionado 600 mil novos participantes.

A partir dessas metas, foram estabelecidos 10 grandes projetos de atuação: Novo Posicionamento do Sistema; Tributação e Incentivo à Poupança de Longo Prazo; Cultura Comercial; Eficiência do Legado; Serviços Compartilhados e Techs; Governança e Processos Valorizados; Qualificação e Certificação Profissional para um Novo Tempo; Comunicação e Cultura de Construção de Patrimônio Futuro; Círculo Virtuoso: Ética, Integridade e ASG; e + Participação Associativa.

Em cima disso, foram selecionadas ações que seriam desenvolvidas para que esses projetos, com essas aspirações, fossem atendidos. Já em abril deste ano, os Coordenadores e Secretários das Comissões Técnicas e dos Comitês, além dos Grupos de Trabalho que compõem as estruturas de elaboração de materiais e propostas dentro desse elenco de ações, se reuniram para verificar temas que poderiam ser comuns a mais de uma área de atuação, trabalhando, assim, de maneira sinérgica para dar andamento a determinados projetos previstos no planejamento.

Luís Ricardo Martins, Diretor Presidente da Abrapp

Foram apresentadas 84 ações, sendo que já em setembro, 78 delas ou já foram concluídas ou estão em fase de conclusão, e algumas ainda farão parte de projetos a serem lançados nos últimos meses do ano, incluindo durante o 42º Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP). “Com muita satisfação e de maneira surpreendente, esse número foi atingido faltando um ano e meio para o encerramento da nossa gestão. Isso é motivo de muita satisfação”, diz o Diretor Presidente da Abrapp, Luís Ricardo Martins. “Estamos enfrentando os desafios e atendendo aos comandos do planejamento com muita conquista”, reitera, agradecendo aos envolvidos no atendimento dessas metas e cumprimento do Planejamento Estratégico.

Luís Ricardo destacou o engajamento e união dos dirigentes e profissionais de todo o sistema e das Comissões Técnicas da Abrapp que se esforçaram para o avanço no desenvolvimento das ações. “O compartilhamento de informações e ações entre as comissões e toda a equipe da Abrapp são pontos fundamentais para a construção de um sistema melhor”, pontua.

Ações realizadas – Entre as ações prioritárias estabelecidas para o ano de 2021 e que já foram concluídas ou estão em andamento está a série de webinars realizada pela Comissão Técnica de Assuntos Jurídicos; o desenvolvimento do Selo de Engajamento; o Guia de Transformação digital das EFPC; pesquisas sobre Novo Posicionamento do Sistema e sobre Transformação Digital; temas referente à contabilidade como flexibilização do Plano de Gestão Administrativa – PGA e lançamento do Manual de Contabilidade Aplicado às EFPC; implantação da cultura comercial, incluindo lançamento do e-book sobre o tema e desenvolvimento de trilha do conhecimento na UniAbrapp; entre outras relacionadas a alterações normativas, autorregulação, certificação e capacitação, planos família e instituído, identificação de demanda junto à Conecta, e mais.

Augusto Reis, Diretor da Abrapp

“São esses trabalhos que vão ajudar a nortear diversas atuações das Associadas”, destaca Augusto Reis, Diretor da Abrapp responsável pelo acompanhamento das ações previstas no Planejamento Estratégico. “As EFPC podem fazer valer esse material para direcionar bem o seu trabalho, pois os temas são importantes”, reitera.

Para ele, o trabalho realizado ao longo deste ano conseguiu tratar temas e assuntos que estão permeando as entidades no momento atual. “Quando se fala, por exemplo, de governança, processos valorizados, serviços compartilhados e tecnologia, são temas que estão na pauta do dia a dia das EFPC”, pontua Augusto. “Se falarmos sobre outra tendência do sistema, que é caminhar para uma cultura comercial, com produtos novos dentro das entidades, saímos um pouco dos modelos de planos patrocinados e teremos os planos instituídos e família como um caminho de crescimento”, complementa.

Augusto diz ainda que este ano buscou-se incentivar e acelerar o trabalho dos diversos grupos para que houvesse um efeito sinérgico na atuação frente a essas ações. “Se um tema tivesse mais de uma área envolvida, era importante que fosse verificado o grau de contribuição que essas áreas poderiam dar. Nesse planejamento estratégico, esse foi um dos grandes ganhos que tivemos”.

O Diretor da Abrapp pontua ainda que a Associação atua frente às exigências e necessidades impostas pelo segmento sempre de maneira tempestiva. “Essa é uma das marcas que o sistema Abrapp procura para impulsionar suas ações. Os problemas mais atuais, que afetam as EFPC, estão mapeados justamente para irmos em busca de um sincronismo e concatenação de ações no tempo em que é demandado. Com certeza, outras demandas aparecerão”, complementa Augusto Reis.

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