Podcast “Futuro em Foco” aborda como os critérios ASG têm sido incorporados nas EFPC

Com o tema “Investimentos ASG”, já está disponível o quinto episódio do podcast “Futuro em Foco”, realizado pela Comissão Técnica Centro-Norte de Estratégias e Criação de Valor da Abrapp. A abordagem do novo episódio traz a questão de como as entidades de previdência têm acompanhado esse tema que tem ocupado lugar de destaque na lista de prioridade dos investidores.

Para responder essa e outras perguntas, o episódio 5 conta com a apresentação de Renata Marques (membro da Comissão Técnica Centro-Norte de Estratégias e Criação de Valor da Abrapp), participação de Raquel Castelpoggi, Coordenadora do Comitê Técnico de Sustentabilidade da Abrapp e da área de responsabilidade socioambiental da Real Grandeza; Luis Omena, Gerente de Planejamento Estratégico e Sustentabilidade na Previ; e Cláudia Trindade, Diretora-Presidente das Fusan e Diretora Executiva da Abrapp.

No podcast, Cláudia Trindade reforça a importância do tema dentro das entidades. “O ASG é uma estratégia que reúne critérios essenciais quando se faz análise de riscos e tomada de decisões. Porém, esses critérios não devem ser usados somente nas questões de investimento. É muito importante olhar para os 3 pilares em todas as decisões da vida”, afirma.

Em seguida, Raquel Castelpoggi ressalta os impactos positivos ao incorporar aspectos sociais nas fundações. “Já está mais do que provado que a equidade e a diversidade geram lucro e produtividade para as empresas. Não é uma questão de ser inclusivo apenas para causar boa impressão. Existe um grande diferencial nas entidades que investem nesses valores”, destaca.

Já Luis Omena aborda a questão da sustentabilidade e de riscos não financeiros. “A sustentabilidade no mercado de previdência complementar não é uma opção, é uma necessidade. O trabalho que fazemos na Comissão de Sustentabilidade da Abrapp está na linha de como podemos contribuir para que tenhamos metodologias acessíveis, para que todas as entidades possam olhar esse tema e entender como esses riscos podem afetar os negócios”, aponta.

O “Futuro em Foco” está disponível no site da Abrapp e na plataforma Spotify. O produto foi criado com o objetivo de oferecer informação e atualização de uma forma dinâmica e acessível a qualquer momento e em qualquer lugar.

Clique aqui para acessar o podcast.

Shares
Share This
Rolar para cima