Presidentes de Abrapp, Ancep, UniAbrapp e Superintendente da Previc abrem 1º Fórum

1 Fórum UniAbrapp Ancep - Abertura

O 1º Fórum UniAbrapp e Ancep – Alterações nos Normativos Contábeis das EFPC e seus Reflexos nas Gestões – teve abertura nesta quarta-feira, 23 de setembro, com a participação de cerca de 700 inscritos, e contou com a presença de Luís Ricardo Martins, Diretor Presidente da Abrapp; Lúcio Rodrigues Capelletto, Diretor Superintendente da Previc; ​Luiz Paulo Brasizza, Diretor Presidente da UniAbrapp; e ​Roque Muniz de Andrade, Presidente da Ancep. O evento terá duração de 3 dias até próxima sexta-feira com uma série de painéis que abordarão os impactos da nova Instrução Previc nº 31/20 nas gestões previdencial, administrativa, atuarial, de investimentos e de sistemas das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) (veja programação completa).

O Diretor Presidente da Abrapp participou da abertura do encontro enfatizando a importância da parceria e do diálogo entre Abrapp, Ancep e Previc. Disse que o trabalho conjunto entre a UniAbrapp e Ancep frutificaram para a realização deste primeiro fórum com uma programação de altíssimo nível. Luís Ricardo parabenizou toda a classe de contadores das EFPCs que desempenham um trabalho fundamental para a boa governança e transparência do sistema. Ele lembrou a memória de Edgar Grassi, que faleceu neste mês de setembro, e deixou legado em sua atuação profissional e acadêmica.

Luís Ricardo ainda chamou a atenção para a importância da consulta pública sobre provisionamento relativo aos ativos de crédito privado das EFPCs que se encontra em consulta pública na Previc. Lembrou que a Abrapp constituiu um Grupo de Trabalho (leia mais) para elaborar propostas para aperfeiçoamento da minuta que está em audiência.

Lúcio Capelletto ressaltou a abertura da Previc ao diálogo com o sistema e profissionais contadores. Ele parabenizou a classe pela comemoração do Dia do Contador em 22 de setembro, como uma categoria que desempenha papel importantíssimo para o país. O Diretor Superintendente da Previc lembrou dos esforços da autarquia para o aperfeiçoamento das normas contábeis do sistema de Previdência Complementar Fechada, em especial, com a elaboração e publicação do novo Plano de Contas através da Instrução Previc nº 31. Reforçou ainda que a regulação precisa avançar ainda mais em seu aperfeiçoamento e citou a nova norma que está sendo discutida sobre a provisão de perda dos ativos de crédito.

UniAbrapp e Ancep – Luiz Brasizza falou que o 1º Fórum UniAbrapp Ancep é um marco no sistema com elevado número de inscritos. Ressaltou que as áreas contábeis cumprem papel fundamental para se alcançar maior transparência e controle na gestão das entidades. “Amizade é bom, mas controle é melhor”, disse o Diretor Presidente da UniAbrapp.

Em seguida, informou alguns números importantes da UniAbrapp que já teve 13 mil participantes em cursos e treinamentos desde sua criação. Já contou com 6 mil inscritos em cursos de Ensino à Distância. Além disso, promoveu 5 turmas do MBA em Previdência Complementar. Brasizza anunciou uma novidade: a formação da primeira turma 100% online do MBA da UniAbrapp cujas as inscrições estarão abertas nos próximos dias.

Ele falou ainda sobre a projeção otimista da Previdência Complementar a partir do cenário pós-Reforma da Previdência, que reforçou a consciência de maior parcela da população de não contar apenas com a aposentadoria do INSS. Brasizza lembrou também do importante legado deixado por Edgar Grassi para o sistema e reforçou sua importante contribuição através de atuação como especialista da UniAbrapp em diversos programas e cursos.

O Presidente da Ancep fechou o painel de abertura do 1º Fórum com uma visão geral do evento, e elogiou a excelente programação elaborada por Geraldo de Assis Souza Jr. Disse que a Ancep apoia o aperfeiçoamento recente das normas contábeis realizado pela Previc. “Concordamos com as mudanças e com a modernização das normas. Isso significa mais trabalho para nós contadores, mas a atualização das normas é algo que se deve buscar sempre”, disse Roque Muniz.

Ele lembrou que as regras anteriores ficaram vigentes durante 11 anos e que era realmente necessário promover uma alteração no Plano de Contas. E disse que agora as informações estarão também mais coordenadas e abrangentes por envolver dados não apenas contábeis, mas também atuariais, de investimentos e dos sistemas. “Agoras as informações contábeis estarão mais integradas com o Demonstrativo de Investimentos e demais dados dos planos”, comentou Roque.

O Presidente da Ancep não poderia deixar de homenagear Edgar Grassi, que teve atuação destacada também na associação. E encerrou sua fala ressaltando a importância da parceria com a Abrapp e UniAbrapp e a necessidade de reinvenção do sistema, que um lema sempre reforçado pelo Diretor Presidente da Abrapp e que ele também procuro transmitir a outros.

O 1º Fórum UniAbrapp Ancep conta com o patrocínio de CMCorp, Itajubá, JCM Consultores, Mirador, Moore, PPS, PwC, Rodarte Nogueira, Sinqia, Wedan.

Leia matérias no Blog Abrapp em Foco sobre o 1º Fórum nos próximos dias.

Shares
Share This
Rolar para cima