Escolha uma Página

Previ adere ao Código Amec de Stewardship

por | jul 6, 2020 | Blog

A Previ promoveu a adesão ao Código Stewardship da Associação dos Investidores no Mercado de Capitais (Amec). Ferramenta criada em 2016 para incentivar o maior engajamento dos investidores com a gestão das empresas investidas, o código conta atualmente com 21 signatários, entre eles, 4 entidades fechadas (EFPC) – além da Previ também são aderentes a Petros, Funcef e Funcesp.

Para o Presidente Executivo da Amec, Fábio Coelho (foto abaixo), a adesão da Previ representa um passo importante para o avanço do tema entre os investidores institucionais no Brasil. “O volume de ativos da Previ e as características de seus planos de benefícios favorecem o relacionamento com as empresas.

Essa participação ativa em temas de governança corporativa junto às investidas é o estado da arte em termos de sustentabilidade”, disse Fábio Coelho, que já foi Diretor Superintendente da Previc.

“Dois de nossos objetivos estratégicos são a sustentabilidade por meio de uma gestão eficiente, eficaz e inovadora e a promoção da melhoria contínua na governança, visando a celeridade e qualidade na tomada de decisão”, diz Denísio Augusto Liberato (foto no alto), Diretor de Participações da Previ. Ele afirma que a adesão ao Código Amec vai ao encontro desses objetivos estratégicos na medida em que permite apoiar a melhoria das práticas de governança das empresas participadas e de todo o mercado de capitais.

Muitas das práticas previstas no Código, explica o Diretor da Previ, já existiam no fundo mesmo antes da adesão. “Entendemos que foi importante a adesão formal porque o desenvolvimento de atividades de stewardship, com seus princípios e orientações, poderá aprimorar, ainda mais, a gestão responsável”, comenta Denísio, que assumiu a diretoria no início de junho, sucessão a Renato Proença.

O novo Diretor de Participações indica que as orientações do documento produzem uma série de aperfeiçoamentos: reforço ao atendimento ao dever fiduciário; maior engajamento e transparência na definição e no desempenho de suas responsabilidades como acionista nas empresas investidas; melhoria da qualidade do diálogo com as empresas; criação de valor para as investidas e retornos sustentável.

A iniciativa constitui ainda mais um mecanismo para que a Previ comunique suas prioridades de forma mais objetiva e preste contas para os participantes e demais stakeholders. Com isso, ajuda a reforçar a confiança dos participantes dos planos de benefícios no cumprimento do dever fiduciário da organização.

Medidas na pandemia – O Diretor da Previ analisa que a situação de isolamento social, as novas rotinas e as mudanças nos processos de trabalho foram imediatas e impostas a todos. Nesse sentido, os conselheiros precisaram apoiar a gestão das companhias para que fossem adotadas todas as medidas necessárias na garantia da segurança dos funcionários e demais stakeholders, com o mínimo impacto possível nas operações e nos negócios.

“Logo no início do período de isolamento social, a Previ buscou entender e apoiar as medidas que vinham sendo adotadas em cada das empresas alvo de engajamento, estimulando que os conselheiros levassem, a seus respectivos colegiados, propostas que pudessem ampliar as ações já adotadas”, ressalta o Diretor.

Nesse sentido, a Previ encaminhou correspondência aos presidentes dos conselhos de todas as empresas participadas, reforçando a importância do compromisso dessas empresas com as iniciativas para controle da pandemia, tanto no ambiente da própria companhia, quanto em relação à toda a sociedade. Agora, momento em que se vislumbra uma estabilização na situação da pandemia, a Previ permanece em contato com os conselheiros e com as companhias, para acompanhar a retomada das atividades e eventuais alterações de planejamentos e estratégias.

Para manter a contínua promoção de reuniões e seminários para atualização e alinhamento, nos quais reúne conselheiros, gestores de companhias e players de mercado para debater e disseminar as melhores práticas de governança corporativa, o fundo passou a utilizar as ferramentas digitais. Assim como todo o mercado, os conselheiros de empresas que representam a Previ estão utilizando cada vez mais as ferramentas de reuniões online, que passaram a ser o principal recurso de trabalho.

Newsletter Abrapp em Foco

Cadastre-se e fique por dentro de tudo que acontece no Grupo Abrapp e em sintonia com os fatos mais relevantes do setor.

Shares
Share This