Previ entrou para o ranking Top 5 para projeções do IPCA do Banco Central para dezembro de 2020

A Previ ficou no 5° lugar das projeções de inflação (IPCA) a médio prazo na lista referente a dezembro de 2020, divulgada pelo Banco Central dos participantes do Boletim Focus. Essa conquista coloca a entidade pela terceira vez consecutiva no ranking Top 5 das instituições com maior acerto. Em outubro do ano passado, ficou em 4º lugar no câmbio de curto prazo e na 5ª colocação em câmbio de médio prazo. Já em novembro, subiu para a 2ª posição no câmbio de curto prazo e se manteve em 5º lugar no de médio prazo.

A projeção do IPCA tem um caráter especial para as entidades fechadas porque as metas atuariais dos planos utilizam a inflação como parâmetro. O IPCA 2020 surpreendeu o mercado ao fechar o ano em 4,52%, acima do centro da meta de 4% definida pelo Banco Central.

“Apesar das adversidades e dos desafios socioeconômicos, consequências do cenário que vivemos por causa da pandemia, mantivemos o foco e a determinação ao analisar o cenário socioeconômico. O resultado mostra a qualidade do nosso corpo técnico e chancela o nosso trabalho entre as instituições que detêm maior índice de acerto das suas projeções”, disse, Ricardo Serone, Diretor de Planejamento em exercício da Previ.

“Ao figurar entre as cinco instituições de maior grau de precisão do mercado, a Previ mostra o quanto tem aprimorado a sua capacidade de previsão”, diz a Previ através de comunicado.

Petros – Outra fundação que tem figurado em vários meses no ranking Top 5 do Banco Central é a Petros. A entidade ficou entre as cinco instituições com maior acerto nas projeções do IGP-M nos meses de agosto, setembro e outubro de 2020. A Petros figurou ainda no grupo Top 5 nas projeções do IPCA em agosto do ano passado.

Sobre o ranking – Mensalmente o Banco Central elabora o ranking Top 5, sistema de classificação das instituições baseado no índice de acerto de suas projeções de curto, médio e longo prazo. Essa análise do desempenho dos participantes da pesquisa incentiva o aprimoramento da capacidade preditiva e reconhece o esforço analítico empregado. As projeções são feitas por instituições que atuam no mercado financeiro, como bancos, gestoras de recursos e consultorias, além de empresas do setor real que possuem equipes especializadas que projetam as principais variáveis macroeconômicas.

Shares
Share This
Rolar para cima