Previc participa de comitê para o desenvolvimento e implementação da Taxonomia Sustentável Brasileira (TSB)

Foi publicado na edição desta segunda-feira (25/03) do Diário Oficial da União o Decreto 11.961/2024 que institui o Comitê Interinstitucional da Taxonomia Sustentável Brasileira (CITSB). O grupo é presidido pelo Ministério da Fazenda e reúne 27 entidades governamentais, incluindo a Previc, que indicou como representante no colegiado o Coordenador-Geral de Orientação de Investimento, Claudemiro Correia Quintal Júnior.

O comitê é responsável por coordenar o desenvolvimento e a implementação de um sistema de classificação de atividades, ativos e projetos que buscam avançar no cumprimento de objetivos climáticos, ambientais e sociais. O decreto presidencial definiu o colegiado como instância máxima de deliberação da governança da Taxonomia Sustentável Brasileira.

Em nota conjunta, o Ministério da Fazenda, Banco Central do Brasil, CVM, Previc e Susep, afirmam que “a criação do comitê marca mais uma etapa nesse processo de alinhamento nacional, tracionando a agenda de finanças sustentáveis nacionais”.

A nota informa ainda que o CITSB pretende construir uma metodologia comum para avaliar o impacto social, ambiental e climático das atividades econômicas, e propor formas de fazer seu monitoramento, verificação e relato, buscando maneiras de avançar no escopo da materialidade.

Shares
Share This
Rolar para cima