Previc publica edital de 8º Prêmio de Monografia para disseminar conhecimento sobre a Previdência Complementar Fechada

Com sua última edição realizada em 2016, o Prêmio Previc de Monografia retorna este ano com o patrocínio da UniAbrapp e da Abrapp, e parceria com a Fundação ANFIP de Estudos da Seguridade Social e a Anapar.

O edital do 8º Prêmio Previc de Monografia foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 4 de julho, e ficará com inscrições abertas no período de 27 de agosto a 26 de outubro por meio de formulário eletrônico disponível no site da Fundação ANFIP de Estudos Tributários e da Seguridade Social.

O objetivo é reunir trabalhos que produzam conhecimento sobre a Previdência Complementar Fechada, ajudando a desenvolver pesquisas sobre essa temática no Brasil.

Podem participar candidatos de todas as idades e nacionalidades, com formação acadêmica superior ou que estejam cursando o último ano de graduação, entre eles empregados e servidores públicos (inclusive da própria autarquia), professores, estudantes, profissionais liberais, pesquisadores da área, funcionários e gestores das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC).

O prêmio foi retomado pela atual Diretoria Colegiada da Previc para estimular a pesquisa e a elaboração de trabalhos técnicos no campo da Previdência Complementar Fechada, buscando um enfoque atual e a aplicabilidade ao cenário brasileiro, conforme explica o Diretor-Superintendente, Ricardo Pena.

“O objetivo é que os trabalhos possam ter uso prático, tanto na Administração Pública quanto no segmento de fundos de pensão, agindo no fomento do setor e na proteção dos interesses dos participantes e assistidos”, diz Pena.

Esta edição do Prêmio Previc de Monografia homenageará o Superintendente-Geral da Abrapp, Devanir Silva, pelos 40 anos de história, dedicação, trabalhos prestados e realizações em prol do sistema de Previdência Complementar Fechada.

Temas admitidos – O edital apresenta seis temas principais sobre assuntos relevantes que ocupam, atualmente, as pautas de discussões da autarquia responsável pela supervisão e fiscalização das operações das EFPC. São eles:

1) Investimentos
2) Atuária
3) Gestão, Governança e TI
4) Tributação
5) Direito e Segurança Jurídica
6) Fomento, Educação Financeira e Inscrição Automática

Serão admitidas monografias de autoria singular ou coletiva, com no máximo três autores, incluindo os pesquisadores e os auxiliares. O edital permite que cada candidato participe como autor ou coautor de apenas um trabalho, independente do tema escolhido.

A inscrição está restrita a trabalhos inéditos, não publicados em livros ou em meios de ampla divulgação, como revistas técnicas ou sites especializados em trabalhos acadêmicos, sendo que esses casos podem acarretar a eliminação do(s) candidato(s).

Avaliação – Não haverá apresentação oral em nenhuma das etapas da premiação, e os trabalhos inscritos serão avaliados por uma Comissão Julgadora formada especialmente para essa finalidade, presidida pela Previc e composta por mais seis representantes do setor.

As pesquisas serão selecionadas segundo critérios específicos que possuem caráter eliminatório e determinam a adequação ao tema proposto e a originalidade.

Somando um total de 100 pontos, as monografias serão analisadas pelo conteúdo apresentado (40 pontos), estruturação lógica (30 pontos) e aplicabilidade ao cenário atual do regime fechado de previdência complementar (30 pontos).

A nota final será obtida pela soma dos pontos, sendo desclassificado o trabalho que alcançar menos de 50% da pontuação em cada um dos critérios estabelecidos.

Resultado – O resultado final será publicado no Diário Oficial da União no dia 14 de novembro, e a entrega do prêmio será realizada no dia 28 de novembro, durante o evento Abrapp Itinerante Regional Centro-Norte.

Conforme classificação, o primeiro colocado receberá o prêmio no valor de R$ 10 mil; um certificado; a publicação da monografia no site da Previc e da Abrapp pelo prazo de 12 meses; bem como passagem aérea e hospedagem na cidade de Brasília, onde a premiação acontecerá.

Ainda conforme o edital, em caso de trabalhos de autoria coletiva, apenas um dos autores ou representante por eles indicado terá direito ao custeio referente à viagem.

Acesse aqui o edital do 8º Prêmio Previc de Monografia na íntegra.

O 8º Prêmio Previc de Monografia é uma realização da Superintendência Nacional de Previdência Complementar, com o patrocínio da Universidade Corporativa da Previdência Complementar (UniAbrapp) e da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp). Contando, ainda, com a parceria da Fundação ANFIP de Estudos da Seguridade Social, e da Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e dos Beneficiários de Autogestão (Anapar).

Shares
Share This
Rolar para cima