“Previdência é Coisa de Jovem” marcou presença na Expo CIEE 2023 com palestra de Cristiano Verardo

A Abrapp e UniAbrapp realizaram nesta quinta-feira, 21 de setembro, através de plataforma online, a palestra “Previdência é coisa de jovem” como parte da programação da Expo CIEE 2023. Promovido pelo Centro de Integração Empresa Escola – CIEE, o evento é voltado à capacitação e inclusão profissional de jovens no mercado de trabalho.

Com o objetivo de disseminar a cultura previdenciária entre os jovens, a palestra foi ministrada pelo Especialista da UniAbrapp, Cristiano Verardo, que também é Diretor da Vexty. Utilizando uma linguagem dinâmica e descontraída, o profissional transmitiu princípios básicos de educação financeira e previdenciária para as novas gerações.

Verardo explicou que previdência vai além de um produto financeiro, sendo caracterizada também por uma atitude previdente. “Para lidar com as incertezas do futuro, é preciso conhecimento, e um deles é a educação financeira e previdenciária, que está muito mais ligada ao comportamento do que números”, disse. 

“Um plano de previdência não te faz um investidor de longo prazo. É preciso ter atitude e lidar com algumas expectativas criadas, como a de que o Estado brasileiro vai dar uma aposentadoria no futuro”, explicou.

Ele ressaltou que estamos vivendo por mais tempo e vemos cada vez mais pessoas precisando de aposentadoria e menos contribuintes no INSS. Com isso, o governo não conseguirá garantir um benefício no momento da aposentadoria. “Não deleguem o futuro de vocês ao governo ou à sorte. Assumam o mais rápido possível o planejamento das suas vidas”, aconselhou.

O especialista mencionou ainda a iniciativa da Abrapp “No Meu Dinheiro Mando Eu”, que objetiva ajudar as pessoas a se defenderem na hora do consumo. O site contém várias dicas, como a de escolher sempre a segunda melhor opção na hora de realizar uma compra. “A primeira opção de qualquer produto ou serviço é mais cara por ser gourmet, já a segunda é mais barata e oferece quase as mesmas coisas”, explica.

Outra dica abordada na palestra foi a de transformar a remuneração de moeda para tempo. Ao fazer uma compra, o profissional aconselha usar como preço as horas de trabalho que o produto vai custar, causando uma reflexão maior sobre o quanto ele vale. 

Por fim, o palestrante destacou que os jovens não devem priorizar guardar dinheiro agora, e sim investir em si mesmos. “Vocês vão querer guardar 100 reais que poderiam ser utilizados para fazer um curso e garantir um estágio melhor. Invistam em experiência, educação e livros. Logo vocês terão potencial de juntar muito mais dinheiro do que aqueles 100 reais”, finalizou.

Shares
Share This
Rolar para cima