A identificação e desenvolvimento de projetos que ofereçam soluções reais para as necessidades de infraestrutura do país, com possibilidade de diversificação de retornos para as EFPC, foram tratadas na palestra “Fundos de infra: por que o setor de infra tem sido destaque em oportunidades com resiliência”, durante o PrevInfra – Encontro Abrapp Abipem nesta sexta-feira, 3 de maio, no auditório da Câmara Americana de Comércio, em São Paulo.
O painel foi apresentado por Ralph Rosenberg, CIO da Perfin Infra, e moderado por Marcelo Vizioli Rosa, Diretor Financeiro do IPREJUN.
Rosenberg iniciou a apresentação abordando a experiência na gestão de cerca de R$ 34 bilhões, dos quais R$ 14 bilhões com foco em infraestrutura. “Nosso objetivo é entregar bons retornos com projetos resilientes e defensivos. Destaco a importância do alinhamento entre sócios e investidores, e como isso tem sido fundamental para o sucesso dos nossos projetos”, disse.
Segundo ele, o portfólio da Perfin Infra inclui uma diversidade de projetos em energia, saneamento e rodovias, com foco em desenvolvimento sustentável e a geração de valor. O CIO ressaltou a importância de investir aproveitando os ciclos econômicos para maximizar os retornos. Nesse sentido, contou que busca identificar e desenvolver projetos que ofereçam soluções reais para as necessidades de infraestrutura do país.
“As regiões em que investimos incluem Minas Gerais, com foco em geração distribuída de energia solar, e o Rio Grande do Sul, onde participamos da primeira privatização de uma empresa de saneamento”, exemplificou. Ele também apresentou investimentos em rodovias e linhas de transmissão, além de um projeto de preservação e reflorestamento no Acre.
Ele explicou que o modo de análise é voltada para uma visão oportunista, como o apoio da especialização, já que 50 a 60% do retorno no investimento em ativo de infraestrutura está concentrado na entrada. “Não somos um player que busca competir por ativos prontos de transmissão de geração. O foco é entrar bem no investimento, garantindo uma proteção do capital importante. Precificamos sempre como se fossemos carregar esses ativos até o final da concessão, colocando parceiros estratégicos onde sabemos que não sabemos. Evitamos conflitos de interesses, buscando sócios alinhados com nossa visão de longo prazo”, afirmou.
Para isso, disse que a Perfin Infra tem especialistas em concessão, ou seja, em todos os detalhes do business de construção, o que é fundamental para a execução. E pessoas que se dedicam à análise dos retornos dos projetos, do Capex e redução do custo de dívidas. “Dessa maneira tendemos a sempre mitigar o risco”.
O CIO ressaltou a necessidade de entender o contexto e os desafios específicos do Brasil, como a necessidade de ajustes regulatórios e a capacidade de navegar em um ambiente de investimento complexo, para capitalizar as oportunidades no segmento. Além disso, considera importante não depender exclusivamente de financiamento alavancado e ter de parcerias estratégicas para mitigar riscos e garantir o sucesso dos investimentos.
O PrevInfra conta com patrocínio ouro da Bocaina Capital; Pátria Investimentos; Perfin Infra; Vinci Partners; e XP Investimentos. Apoio: Fator e RJI Investimentos. O evento é organizado e realizado pela Abrapp e Abipem com o apoio institucional da UniAbrapp, Sindapp, ICSS e Conecta.
(Com colaboração de Rejane Rejo Tamoto)