Após 8 meses sem ter uma ferramenta que auxiliasse na consulta de óbitos de seus participantes assistidos, a São Bernardo Previdência Privada já obteve benefícios da contratação do ProvaViva em sua primeira utilização.
A plataforma de dados ProvaViva, disponibilizada para as Associadas da Abrapp em dezembro de 2023, tem como objetivo tornar mais eficiente o processamento e envio de informações sobre verificação de óbitos de assistidos pelas Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC).
Lançada pela Abrapp em conjunto com a DXON, empresa especializada em tecnologia para o mercado de seguros e previdência e desenvolvedora do produto, o ProvaViva utiliza a tecnologia para verificar eventuais registros de óbito de maneira mais célere, facilitando a gestão do passivo das EFPC.
No caso da São Bernardo, o uso da plataforma foi essencial para acelerar o processo de consulta de óbitos à sua base de 1.350 assistidos. “No final de fevereiro e início de março, fizemos a consulta e tivemos o resultado de 16 óbitos”, disse o Gerente Previdenciário na São Bernardo Previdência Privada, Laercio Guedes.
Segundo ele, o processo que estava sendo utilizado era o de prova de vida, o que torna os resultados mais demorados e pode acarretar na continuidade de pagamentos indevidos de benefícios. “Tínhamos uma prova de vida que contemplava toda a massa de participantes assistidos. Solicitávamos a prova de vida por meio de um sistema de reconhecimento facial por foto e documento pessoal, ou reconhecimento de firma. É mais trabalhoso, e por isso contratamos esse serviço da Abrapp”, explicou.
A partir do ProvaViva, a verificação de óbito passou a ser feita mensalmente, evitando o processo de prova de vida. “Corríamos o risco de ter falecidos na base sem o nosso conhecimento por não termos uma forma mais eficiente de consulta. A consulta de óbitos pelo ProvaViva facilita muito, e temos o resultado em dois dias úteis”, complementou.
Clique aqui para saber mais sobre a ferramenta!