Quanta Previdência conquista Selo de Governança de Investimentos

A Quanta Previdência conquistou o Selo de Governança de Investimentos, após deliberação aprovada por unanimidade pelos membros do Conselho de Autorregulação da Abrapp no último dia 9 de abril. A fundação apresentou o primeiro pedido ao selo no ano passado e passou pela primeira avaliação, em que foram recomendadas algumas alterações, que foram cumpridas satisfatoriamente pela entidade.

“Praticamente todos os nossos processos já estavam de acordo com os critérios para obtenção do selo, então nosso trabalho foi direcionado para evoluir ainda mais nas evidências e registros de todos os requisitos, o que nos causou imenso orgulho enquanto reforço de práticas de elevada governança”, comenta Helenize da Silva, Gerente de Investimentos, Finanças e Controladoria.

Para Helenize, a obtenção do selo implica em um aprimoramento significativo nos processos de governança de investimentos, incluindo melhorias na transparência das operações e na prestação de contas. Além disso, a aderência aos padrões de autorregulação prepara a entidade para enfrentar adversidades e desafios futuros, aumentando sua resiliência através de uma gestão de riscos mais eficaz e práticas operacionais robustas.

A conquista do Selo abre ainda uma série de oportunidades para a Quanta. “A certificação reforça a cultura organizacional. Isso pode ajudar a atrair e reter talentos que valorizam esses princípios, além de fortalecer o engajamento e a satisfação dos colaboradores. Pode também melhorar significativamente o relacionamento da entidade com todos os stakeholders, incluindo reguladores, participantes, instituidores e parceiros de negócios, criando um ambiente de maior confiança e colaboração”, ressalta.

Para Gisele Marrafon, Gerente de Governança, Riscos e Compliance da Quanta, a obtenção do selo destaca o compromisso da fundação com a excelência em governança e gestão de investimentos. A certificação não só fortalece a reputação da Quanta, mas também reafirma sua posição de liderança no setor de previdência complementar.

“O Selo de Autorregulação em Governança de Investimentos é mais do que um reconhecimento, é uma demonstração do compromisso da entidade com a excelência operacional e a proteção dos interesses de seus stakeholders. Este compromisso não apenas fortalece a entidade no curto prazo, mas também assegura sua resiliência e relevância no futuro”, afirma.

Importância do programa – Gisele aponta que o Programa de Autorregulação da Abrapp estabelece um conjunto de práticas de governança e gestão de investimentos que são consideradas ideais para a operação das entidades de previdência complementar. Ao adotar esses padrões, as entidades não apenas cumprem com as normativas regulatórias, mas também adotam práticas avançadas que promovem a eficiência, a transparência e a integridade.

Além disso, o programa não se restringe apenas ao cumprimento dos padrões estabelecidos, mas também sobre o compromisso contínuo com a melhoria. A revisão periódica e a atualização das práticas de governança e investimento garantem que as entidades permaneçam alinhadas com as melhores práticas globais e adaptem-se a um ambiente regulatório e de mercado em constante evolução.

Shares
Share This
Rolar para cima