Relatório anual e demonstrações de contas do ICSS são aprovadas em AGO 

O ICSS apresentou um balanço positivo referente ao ano de 2022 em Assembleia Geral Ordinária (AGO) realizada nesta quarta-feira, 26 de abril. Coordenada pelo  Diretor-Presidente do Instituto, Guilherme Leão, a AGO destacou os trabalhos realizados no ano passado, com destaque para números que demonstram a solidificação do trabalho de certificação do sistema de previdência complementar conduzido pelo ICSS. Também foram realizadas as AGOs da Abrapp, UniAbrapp e Sindapp no mesmo dia.

Leão destacou que, em termos financeiros, o exercício de 2022 registrou aumento das inscrições com recertificação e certificação por prova na modalidade capacitação. No ano passado, o ICSS concedeu 350 novas certificações profissionais, que levou o somatório 9,3 mil no total, sendo 272 por prova na modalidade capacitação, e 78 por prova nas demais modalidades. 

Os números demonstram que a certificação por prova está ganhando espaço dada a mudança na legislação. Além disso, o Instituto concedeu 934 recertificações, alcançando total 6.220 desde 2013. 

Entre os demais destaques em termos de ações institucionais do ICSS, Leão citou a questão de convênios para auxiliar na formação e capacitação continuada de dirigentes e conselheiros. “Ampliamos o número de instituições que firmam convênios com o ICSS”. 

Em 2022, também foi lançada a certificação por prova de gestão de investimentos, recentemente reconhecida pela Previc, e na área da ética, estendendo o trabalho após a criação da Comissão de Ética em 2021, no ano passado foi lançada a cartilha para dar transparência a todas as entidades. “Temos caminhos independentes para as associadas efetuarem questionamentos e denúncias”, disse o Diretor-Presidente.

Ele ressaltou ainda o lançamento, no 43º Congresso Brasileiro de Previdência Privada, de E-books orientando sobre certificações, e do Guia Prático de Autorregulação, tema este trabalhado pelo Instituto junto às demais entidades do sistema.

Também mereceu destaque o alinhamento do ICSS junto à Abrapp para pensar em uma simplificação geral e regulamentar do sistema. “Por isso, é preciso retomar a discussão da volta da certificação por experiência. Reconhecemos claramente que existe um espaço muito amplo, muita gente no segmento com experiência enorme, em patrocinadora ou nas entidades, e elas podem agregar no crescimento do profissionalismo e da qualificação dos sistemas de governança”, destacou Leão, reforçando que esse é um ponto que está no radar e no planejamento estratégico do ICSS.

Expansão – Leão destacou que, no sistema de previdência, 70% dos certificados advém do ICSS, e devido a esse conhecimento e especialização, o Instituto passa a ter credencial para ir ao mercado e expandir esse profissionalismo e conhecimento para outros segmentos, como o da saúde, que já possui uma relação próxima com a previdência.

“Estamos cientes da estratégia de ampliar o conhecimento para outros mercados, por isso nos aproximamos da Unidas para o processo de certificação desse segmento”, disse Leão, citando o convênio firmado este ano com a União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde para certificar dirigentes no segmento de operadoras de autogestão em saúde. “Estamos sempre antenados em estudar outros segmentos”.

Auditoria – O auditor da PwC Luis Ramos destacou que a auditoria teve acesso a todos os documentos e informações necessárias e não houve nenhuma ressalva em relação ao relatório. 

Aprovação – O Relatório Anual da Diretoria Executiva, o balanço e as demonstrações de contas do exercício de 2022, acompanhadas dos pareceres do Conselho Fiscal e do Auditor Independente foram aprovados sem nenhum voto de rejeição. Guilherme Leão agradeceu a realização da Assembleia e encerrou a AGO.

Shares
Share This
Rolar para cima