Representantes da Abrapp e de entidades realizam audiências com parlamentares para a defesa do sistema

O Diretor-Presidente da Abrapp, Devanir Silva, e o Vice-Presidente e Diretor de Relações Institucionais, Murilo Xavier Flores, junto com representantes de entidades e organizações como Anapar, Anabb, Funcef e Banco do Brasil, cumpriram mais uma jornada com uma intensa agenda em Brasília nesta terça-feira (1/04). Com a pauta da defesa do sistema e a proposta de formação de uma frente parlamentar da previdência complementar, a comitiva participou de audiências com diversos Deputados Federais. O dia terminou com uma reunião na Previc para tratar de questões específicas de fiscalização. 

Participaram das audiências o Presidente da Anapar, Marcel Barros, o Presidente e o Vice Presidente de Relações Institucionais da Anabb, Valmir Camilo e Augusto Carvalho, respectivamente, o Assessor Legislativo da Funcef, Paulo Sérgio Conde, o Gerente de Relações Institucionais do BB, André Machado, Rariane Masseno (Anabb) e a Assessora Parlamentar da Abrapp, Tarciana Xavier. Ela tem atuado de forma permanente na articulação das agendas do grupo junto aos parlamentares. 

A primeira audiência do dia ocorreu com o Deputado Ruy Carneiro (Podemos/PB – foto no topo), que é Presidente da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara. “Transmitimos uma ideia de como funciona nosso sistema, falamos sobre os altos índices de solvência e do elevado padrão de governança que temos hoje. Procuramos mostrar como o sistema é robusto e paga uma folha de benefícios da ordem de R$ 100 bilhões anuais, além de expor o histórico positivo de rentabilidade dos últimos 20 anos, bastante superior aos principais índices de mercado”, comenta Devanir Silva. 

O Diretor-Presidente da Abrapp abordou também o funcionamento da estrutura de supervisão e fiscalização sobre o sistema, realizado pela Previc, além do trabalho acumulado ao longo de muitos anos sobre a capacitação e certificação de pessoas – realizado pela Abrapp, UniAbrapp e ICSS. 

Foi encaminhado pedido para realização de audiência pública com a Previ e as principais entidades representativas do sistema (Abrapp, Anabb, Anapar, etc), com a indicação de que seja marcada logo após a conclusão de apresentação de relatório do Tribunal de Contas da União (TCU). Além dos participantes da comitiva, o Deputado Luiz Carlos Hauly também participou da audiência com Ruy Carneiro.

A segunda audiência do dia aconteceu com o Deputado Tadeu Veneri (PT/PR – foto acima) com o tema principal da formação de uma frente parlamentar da Previdência Complementar. Para a implementação da iniciativa já foram coletadas 125 assinaturas (de um total necessário de 200). Foi traçada uma estratégia para coletar o restante das assinaturas nas próximas semanas, já com a intenção de formação de uma base para instalação desta frente. 

“Conversamos sobre a forma de organização e funcionamento da nova frente. Já estamos preparando a minuta de estatuto para levar adiante. É uma iniciativa muito importante para exercer o protagonismo de nosso sistema em Brasília com a apresentação e aprovação de propostas objetivas de valorização e fomento da previdência complementar no país”, diz Devanir.

Na sequência, a comitiva se encontrou com o Deputado Reginaldo Lopes (PT/MG), em uma audiência com a pauta similar daquela que a antecedeu. Ou seja, foram discutidas as ações e planos para a implantação da nova frente parlamentar. Na conversa, o deputado mineiro deu sugestões para o aprimoramento do projeto e das iniciativas para sua concretização. 

A série de reuniões com parlamentares terminou com a audiência, já no início da tarde, com o Deputado Beto Richa (PSDB/PR – foto abaixo), que ocupa atualmente a posição de Presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Serviços. A pauta foi similar à primeira audiência do dia com o Deputado Ruy Carneiro, ou seja, foram apresentadas as premissas e números que demonstram a solidez e elevada governança do sistema de entidades de previdência no país. Também foi apresentado pedido de realização de audiência pública nesta comissão, após a conclusão de relatório do TCU.

Audiência na Previc – O dia terminou com uma reunião com o Diretor-Superintendente da Previc, Ricardo Pena, o Diretor de Fiscalização, João Paulo de Souza, em que participaram o Diretor-Presidente da Abrapp e o Diretor-Presidente da Vexty, Mauro Figueira. Também participaram o Coordenador Geral de Fiscalização, Maurício Aguirre Nakata e a Coordenadora Geral do Processo Sancionador, Nívea Cleide Ferreira dos Santos.

Durante a reunião foi destacado o contínuo processo de aperfeiçoamento da Vexty e o desenvolvimento de governança cada vez mais robusta da entidade. “Reforçamos a solidez e a resiliência de nossa associada”, diz Devanir Silva. 

Em síntese, o Diretor-Presidente da Abrapp reforçou a efetividade da agenda de ontem. “Cumprimos uma agenda bem completa em que pudemos perceber como nosso sistema tem sido cada vez mais valorizado junto aos poderes. Temos de destacar o trabalho realizado por nossa assessoria parlamentar em Brasília”, diz.

Shares
Share This
Rolar para cima