Revista: Agora em formato “flipbook”, nova edição mostra a forte recuperação das carteiras das EFPC

Está disponível no site da Abrapp a edição julho e agosto da Revista da Previdência Complementar. Agora em novo formato de PDF “flipbook”, que traz o recurso semelhante ao de folhear uma revista, a edição está recheada de matérias atuais sobre a Previdência Complementar Fechada, as iniciativas do Grupo Abrapp e de suas associadas, o enfrentamento e as mudanças decorrentes da pandemia.

Após um terrível mês de março, as fundações vêm recuperando as perdas sofridas, e a expectativa é que, até o final do exercício, o impacto da crise sobre os resultados dos planos já tenha sido amenizado. Na matéria de capa, gestores de onze EFPCs de diferentes portes e perfis relatam como atravessaram as turbulências de um primeiro semestre difícil e o que planejam para as carteiras daqui por diante.

Mesmo que o ano tenha sido desafiador mundo afora, a solvência, a liquidez, e o funcionamento do sistema brasileiro como um todo permanecem adequados e em níveis seguros. É o que indica um levantamento da Previc feito na fase mais aguda da pandemia e, mais recentemente, o Relatório de Estabilidade da Previdência Complementar, publicado na primeira semana de julho. A experiência do segmento aqui e no exterior no que tange à solvência pode ser conhecida nas próximas páginas.

Abordamos também as mudanças profundas que a crise sanitária vem gerando no ambiente de trabalho e nos hábitos de poupança da população. Tudo leva a crer que o teletrabalho veio para ficar, tendo sido uma experiência positiva para muitas empresas, que pretendem implantá-lo, em maior ou menor grau, de forma definitiva. As organizações que planejam a volta à rotina presencial, por outro lado, têm uma série de protocolos a seguir, conforme relatamos em matéria especial.

Igualmente relevante no atual momento são os níveis recorde de poupança no Brasil e no exterior – a chamada poupança precaucional – um fenômeno recorrente em crises que pode ter consequências indesejadas sobre o crescimento econômico. Como o leitor poderá ver nas próximas páginas, há quem enxergue, inclusive, uma oportunidade para que os fundos de pensão ampliem o leque de produtos ou reforcem a interação com os participantes em linha com essa tendência.

Por fim, destacamos as iniciativas do sistema na área tecnológica, em especial, o hub e o hackaton promovidos por Abrapp e Conecta num momento em que a tecnologia ocupa lugar central na forma como nos relacionamos, trabalhamos e poupamos.

Shares
Share This
Rolar para cima