Ricardo Pontes toma posse como novo Diretor-Presidente da Funcef e Alenir Romanello é indicada para a Diretoria de Investimentos

O Conselho Deliberativo (CD) deu posse a Ricardo Pontes (à dir. na foto) como presidente da Funcef nesta quarta-feira, 29 de março, para um mandato de quatro anos. Pontes foi indicado depois de inédito processo seletivo conduzido pela patrocinadora, a Caixa Econômica. Administrador de empresas com pós-graduação em Administração Pública e MBA em Gestão Empresarial, ele é funcionário de carreira do banco. Em 2003, Pontes iniciou uma trajetória no serviço público nas esferas estadual e federal.

Antes da fundação, ele presidiu por quase três anos o Piauíprev, fundo que faz a gestão do regime próprio de Previdência daquele estado. O Presidente do Conselho Deliberativo, André Nunes, destacou a experiência acumulada do novo Diretor-Presidente da entidade. “O Ricardo Pontes é um gestor que conhece bem o setor, a fundação ganha muito com a sua chegada. Ele se soma ao esforço da gestão da Funcef em aprimorar continuamente a governança da entidade e o diálogo com os participantes”, afirmou.

Pontes elogiou o plano de transição dos novos gestores indicados, que facilitou o acesso às principais informações e processos estratégicos da fundação. “Estou em contato com todas as diretorias. A Funcef é sólida e bem estruturada, com quadro técnico formidável. Vamos atuar de forma firme com o objetivo de buscar soluções conjuntas com a patrocinadora para os desafios da Fundação”, disse Pontes. 

Diretoria de Investimentos – Nova diretora de Investimentos e Participações, Alenir Romanello aguarda o aval da Previc para assumir o mandato, o que deve ocorrer nos próximos dias. Advogada e mestre em Administração, ela também é empregada Caixa com longa experiência no mercado financeiro. Alenir já ocupou o cargo de Diretora-Executiva de Gestão de Ativos de Terceiros do banco.

Seu currículo também inclui experiência na área de riscos, atuação como conselheira administrativa e fiscal em diversas empresas privadas e como diretora na Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

Funcef superou meta em 2022 – Nesta semana, a Funcef divulgou os resultados dos investimentos no ano passado. A entidade entregou um retorno acima da meta atuarial pela quinta vez nos últimos seis anos. A carteira consolidada de investimentos rendeu 11,28% contra um alvo de 10,70%, e gerou um resultado de R$ 9,67 bilhões. A Funcef ainda obteve superávit de R$ 1,28 bilhão, o terceiro em cinco anos.

“A fundação adotou uma estratégia de aplicação de recursos dos planos que capturou oportunidades. Ganhamos agilidade sem comprometer nossa visão de longuíssimo prazo, consolidada com os aprimoramentos de governança promovidos nos últimos anos”, explicou Gilson Santana (à esq. na foto), agora ex-Diretor Presidente da Funcef.

Shares
Share This
Rolar para cima