A Secretaria de Regime Próprio e Complementar disponibilizou, desde o final de março passado, a segunda edição do Guia Rápido de Previdência para Autônomos. O material foi elaborado pelo Departamento de Políticas e Diretrizes de Previdência Complementar e tem o objetivo de auxiliar o planejamento para aposentadoria dos trabalhadores por conta própria.
O manual aborda a importância do planejamento para a realização de projetos pessoais e para a conquista da aposentadoria, além de apresentar os tipos de filiação possíveis na previdência pública e algumas alternativas e estratégias de complementação de renda para a aposentadoria com a previdência privada e outros instrumentos financeiros.
O documento é dividido em cinco seções. Na primeira é apresentada a definição de trabalhadores autônomos, os desafios que podem ser enfrentados na construção de renda para a aposentadoria e a importância do planejamento financeiro e previdenciário ao longo da vida. Na segunda seção são informados os tipos de filiação possíveis na previdência pública para os trabalhadores por conta própria.
Em seguida, a terceira e a quarta seções tratam de alternativas de renda complementar para a aposentadoria, como a previdência privada, que pode ser acessada por meio dos Planos Instituídos. O guia detalha aspectos do plano e do segmento, como quem pode aderir a um plano de previdência em uma entidade fechada, o que é um Plano instituído e suas características. Ainda é comentado sobre o Plano Família, explicando a quem se estende o seu acesso.
Por fim, a quinta seção elenca combinações da previdência pública e privada que podem ser adotadas por trabalhadores autônomos no seu planejamento previdenciário.
Clique aqui para acessar a 2ª edição do Guia Rápido de Previdência para Autônomos