As Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) vencedoras da 4ª edição do programa de concessão do Selo Nacional de Engajamento foram anunciadas no dia 1 de outubro, por meio de webinar transmitido ao vivo pelo YouTube.
As ganhadoras da categoria ouro são: Capof, EnergisaPrev, Jusprev e Quanta Previdência. Na categoria prata, foram contempladas a Fundação Banrisul, Bases, Pouprev e Sabesprev. Já o troféu bronze foi conquistado pela Fapes, Elos, Prevcom-BrC e Vexty.
Essa foi a quarta vez consecutiva que a Fapes recebeu o certificado de reconhecimento com o selo e a primeira vez que ficou entre as três primeiras colocadas no grupo de entidades de grande porte. Em 2021, no primeiro ano da pesquisa, a fundação obteve o 9º lugar entre as entidades de grande porte. Em 2022 e 2023, ficou em 4º lugar nesse mesmo grupo.
“O resultado deste ano, quando chegamos ao 3º lugar e ao selo bronze, demonstra que aproveitamos as indicações de melhoria e conduzimos ações que levaram à melhoria do nosso ambiente de trabalho e ao desenvolvimento profissional. E isso, naturalmente, se reflete em qualidade de serviços para nossos participantes e beneficiários”, afirma a Gerente Executiva de Pessoas, Administração e Sustentabilidade, Cristina Alves.
A Elos recebeu o Selo de Engajamento pelo quarto ano consecutivo, desta vez na categoria bronze, figurando entre as três primeiras colocadas. Para a entidade, o que tornou a conquista ainda mais relevante na edição de 2024 foi a participação de 100% dos colaboradores na pesquisa de engajamento.
De acordo com Rafael Judar Vicchini, Diretor Financeiro e Administrativo, esse marco reflete uma compreensão, assumida por toda a liderança, de que o clima organizacional é um significativo ativo estratégico. Também está inserido em um amplo contexto de iniciativas, vinculadas a uma estratégia que depende da existência de cultura forte e liderança protagonista para ter sucesso.
Para o Diretor-Presidente da Prevcom-BrC, Murilo Luciano Souza Barbosa, receber o troféu bronze é motivo de grande orgulho para a fundação. “Em nossa primeira participação no programa, sermos reconhecidos entre os primeiros colocados nos traz imensa satisfação, pois reflete tanto a sinergia da equipe quanto o compromisso com nossos colaboradores”.
Segundo o dirigente, esse reconhecimento é um indicativo de que a entidade está no caminho certo, consciente de que a construção de um ambiente de trabalho cada vez melhor exige um esforço contínuo. “Para nós, o sucesso da entidade é uma extensão do sucesso de cada membro da nossa equipe”, ressalta.
“Parabenizo a Abrapp pela importante iniciativa de promover a pesquisa do Selo de Engajamento, que avalia o nível de satisfação das equipes e nos permite observar as oportunidades de melhorias em nossos processos e reconhecer nossas boas práticas”, destaca Mauro Figueira, Diretor-Presidente da Vexty, que também recebeu o reconhecimento na categoria bronze.
Para Figueira, essa conquista é resultado direto do empenho e da dedicação de toda a equipe, e reflete o comprometimento de cada integrante, contribuindo para a manutenção de um ambiente de trabalho seguro, acolhedor e inclusivo. “É uma honra contar com um time forte, unido e engajado na missão de apoiar os participantes e assistidos na construção do seu futuro”, completa.
Sobre a iniciativa – O programa de concessão do Selo Nacional de Engajamento nasceu em 2021, desenvolvido pelo Comitê de Gestão de Pessoas da Abrapp. O objetivo é incentivar o maior envolvimento dos colaboradores e equipes para enfrentar os desafios impostos pelo cenário atual de mudanças aceleradas.
A iniciativa vai além de uma pesquisa de satisfação, avaliando o vínculo formado entre a entidade e seus colaboradores, o que permite um ambiente de trabalho produtivo e contributivo entre todos. Permite ainda que as organizações possam se autodiagnosticar e direcionar seus esforços para aumento do engajamento interno.