As Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) vencedoras da 4ª edição do programa de concessão do Selo Nacional de Engajamento foram anunciadas no dia 1 de outubro, por meio de webinar transmitido ao vivo pelo YouTube.
As ganhadoras da categoria ouro são: Capof, EnergisaPrev, Jusprev e Quanta Previdência. Na categoria prata, foram contempladas a Fundação Banrisul, Bases, Pouprev e Sabesprev. Já o troféu bronze foi conquistado pela Fapes, Elos, Prevcom-BrC e Vexty.
“Esse reconhecimento reflete nosso compromisso em promover o engajamento dos colaboradores e a excelência na gestão previdenciária. O prêmio é uma conquista de todo o time de governança da entidade, que possui o firme propósito de assegurar um futuro financeiro sólido e seguro para seus participantes por meio da previdência complementar”, diz comunicado da Fundação Banrisul.
Para a diretoria da Bases, participar do programa permitiu obter uma visão detalhada do nível de engajamento dos colaboradores. “Pudemos comparar nosso desempenho com referências do setor, o que nos ajudou a identificar claramente nossos pontos fortes e as áreas que podemos aprimorar. Com essas informações valiosas, estamos aptos a desenvolver um plano de ação eficaz para fortalecer ainda mais nosso ambiente de trabalho”.
A diretoria da Bases também destaca que a participação no programa enriquece a imagem da entidade perante os patrocinadores, participantes e assistidos, contribuindo para o reconhecimento do seu compromisso com a excelência. Além disso, esse reconhecimento auxilia na atração de novos membros que desejam fazer parte de uma organização comprometida com o engajamento.
Segundo Marcelo Gonçalves Farinha, Diretor de Administração e Finanças da Pouprev, a conquista do Selo de Engajamento é mais do que um sucesso episódico, refletindo um propósito enraizado na equipe. “Desde a primeira edição, há quatro anos, temos sido reconhecidos pelo engajamento. Em 2021, fomos agraciados com o selo bronze, em 2022, alcançamos a prata, e em 2023, tivemos a honra de receber o ouro”.
Além do trabalho desenvolvido com a equipe da fundação, o dirigente ressalta a importância da troca de experiências com outras entidades, em especial, a sua participação ativa em quatro comissões técnicas da Abrapp.
A Sabesprev destaca que o engajamento dos empregados é uma métrica essencial para o sucesso de qualquer organização. Monitorar esse aspecto não apenas ajuda a identificar problemas e oportunidades, mas também permite a implementação de ações que melhoram o desempenho e o bem-estar da equipe.
“Empregados engajados não apenas vestem a camisa da organização, mas também produzem mais e se dedicam à qualidade de suas entregas. Por isso, essa conquista é tão significativa para a Sabesprev quanto para nossos participantes”, afirma nota da entidade.
Sobre a iniciativa – O programa de concessão do Selo Nacional de Engajamento nasceu em 2021, desenvolvido pelo Comitê de Gestão de Pessoas da Abrapp, com o objetivo de incentivar o maior envolvimento dos colaboradores e equipes para enfrentar os desafios impostos pelo cenário atual de mudanças aceleradas.
A iniciativa vai além de uma pesquisa de satisfação, avaliando o vínculo formado entre a entidade e seus colaboradores, o que permite um ambiente de trabalho produtivo e contributivo entre todos. Permite ainda que as organizações possam se autodiagnosticar e direcionar seus esforços para aumento do engajamento interno.