Seminário de Investimentos nas EFPC: Abertura exalta importância da gestão de recursos para avanço do sistema

Jarbas de Biagi

A gestão eficiente dos investimentos é um dos pilares fundamentais para que o sistema de Previdência Complementar Fechada cumpra com sua maior função: a de pagar benefícios aos seus participantes. Foi com esse tom que o Diretor-Presidente da Abrapp, Jarbas Antonio de Biagi, conduziu a sessão de abertura da 12ª edição do Seminário Gestão de Investimentos nas EFPC.

O evento acontece nos dias 27 e 28 de junho, das 9h às 18h, presencialmente no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

“Temos que trabalhar na cultura previdenciária, no conhecimento e na rentabilização e transparência para que o participante acompanhe. Quanto melhor for o investimento e o retorno, melhor será o benefício, e na ponta teremos o reconhecimento e gratidão do participante e beneficiário”, disse Biagi.

Ele lembrou que o segmento entrega benefícios como objetivo único e final e vem cumprindo com essa missão com bons números. Em 2022, foi totalizado o montante de R$ 1,3 trilhão em recursos e R$ 88 bilhões pagos em benefício. “Isso só foi possível com a participação da gestão dos investimentos”, reforçou o Diretor-Presidente da Abrapp.

Para que a Previdência Complementar Fechada avance, a harmonização entre todos os agentes do sistema se faz necessária, disse Biagi. “A previdência privada precisa chegar em todas as pessoas, nosso modelo é previdência complementar para todos”.

Para articular esse pleito, a Abrapo atua diretamente no diálogo com o governo com propostas que visam o fomento do segmento e a simplificação de regras. Diante disso, foi instituído um Grupo de Trabalho no âmbito do Ministério da Previdência Social, decorrente do Decreto Presidencial nº 11.543/2023, que tem como finalidade elaborar propostas de revisão da regulação do segmento fechado de previdência complementa, e do qual Jarbas de Biagi ocupará a titularidade da representação da Abrapp, sendo designada na suplência a Diretora Vice-Presidente, Cláudia Trindade.

“Vamos ouvir as Associadas para fazer propostas a esse GT. Nossa missão nesse grupo é levar o que as EFPC querem de melhor para o segmento, seremos porta-vozes da manifestação dos senhores”, reiterou.

Caminho pavimentado – Ainda na sessão de abertura, o Presidente do Conselho Deliberativo da Abrapp, Luís Ricardo Marcondes Martins, enalteceu o segmento, reiterando o caminho já pavimentado e legado que já foi construído nos últimos anos.

Olhando para o futuro, Martins destacou que o momento é de oportunidades, boas notícias para o país, inflação controlada, taxa de juros que podem reduzir, Reforma Tributária em debate, aumento do emprego formal, projeção de crescimento do PIB, entre outros fatores. “São boas notícias para um segmento que busca maior rentabilidade e diversificação de investimentos”.

Resiliente, o segmento enfrentou e superou diversas crises, disse Martins, construindo uma história de sucesso. “Notamos a retomada do crescimento diante de novos produtos que foram disponibilizados e criados no ambiente da Abrapp, como o PrevSonho, Plano Instituído Corporativo e Plano Família”, ressaltou.

Ele enfatizou ainda a profissionalização do sistema, com governança blindada e robusta através de iniciativas como a autorregulação, a capacitação e a certificação por meio do ICSS, e a educação previdenciária, com a UniAbrapp.

Martins enalteceu ainda a atuação da Previc, sob comando atual do Superintendente Ricardo Pena, e uma agenda que tem muito em comum à da própria Abrapp. “Queremos uma Previc cada vez mais envolvida na supervisão baseada em risco, estruturada com grandes talentos”.

Para ele, o momento é de grande oportunidade para o setor avançar nos debates de modernização do arcabouço regulatório. “O sistema está engajado. No nosso Planejamento Estratégico, tivemos a participação das principais lideranças. Isso mostra o protagonismo da nossa Associação”.

Martins reforçou que a força coletiva vem de expressando na voz das Associadas da Abrapp, já que não é individualmente que o sistema vai ser representado. “A estrutura sólida do nosso segmento e estruturada tem muito a ensinar para o mundo”.

O Seminário Gestão de Investimentos nas EFPC é uma realização da Abrapp com apoio institucional da UniAbrapp, Sindapp, ICSS e Conecta. Patrocínio Black: XP e S&P Dow Jones Indices; Patrocínio Ouro: AZ Quest, BNP Paribas, Bradesco Asset Management, BTG Pactual Asset Management, Carbyne Investimentos, DWS Xtrackers, Global X Etfs, Inter, Investo, Itajubá Investimentos, Kadima Asset Management, Perfin, Rio Bravo, Santander Asset Management, Schroders, Sparta, TAG Investimentos, Trígono Capital, Vinci Partners; Patrocínio Prata: BB Asset, Galapagos Capital, HMC Capital; Patrocínio Bronze: Aditus, ARX, Franklin Templeton, Indie Capital, MAG Investimentos, RJI Investimentos, SulAmérica; Apoio: Bahia Asset Management, BlackRock, Fator, Hashdex, Leblon Equities, Método Investimentos,Patria Investimentos, StepStone.

Shares
Share This
Rolar para cima