Setorial Abrapp: Celos tem plano família aprovado pela Previc

Celos Familia

A Fundação Celesc (Celos) teve o novo plano voltado aos familiares de participantes aprovado pela Previc. A aprovação foi assinada com data de 22 de janeiro e foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 1 de fevereiro. Denominado Celos Família, o plano utiliza o modelo do fundo que tem a Abrapp como instituidor setorial.

O projeto para a criação do novo plano surgiu a partir do planejamento estratégico da entidade definido em 2019. “Verificamos a necessidade de expandir nossa atuação com o lançamento de novos produtos para atrair novos participantes. Foi uma orientação definida para garantir a sustentabilidade da fundação ao longo do tempo”, explica Márcio Santos Dominato, Gerente Previdenciário da Celos.

Atualmente, a Celos possui apenas um patrocinador principal, que é a Celesc, e conta com cerca de 9,3 mil participantes. “Vimos que precisamos ampliar o número de participantes com o objetivo de oxigenar os planos e reduzir os custos”, comenta o Gerente. Daí surgiu a proposta de se lançar um plano para permitir a participação de familiares dos participantes.

O Celos Família tem previsão de abrir as adesões ainda no primeiro semestre de 2020. A data exata ainda não foi definida, pois ainda depende da aprovação de algumas alterações do estatuto da entidade, que estão sob análise da Previc. As mudanças estão relacionadas com a adaptação da estrutura de governança da fundação para permitir a representação do novo grupo de participantes nos órgãos de governança.

Setorial Abrapp – A Celos escolheu o modelo do fundo setorial Abrapp para o desenho e viabilização do novo plano. A opção, segundo o Gerente da Celos, foi devido às facilidades documentais e ao apoio para a criação do plano. “A escolha do fundo setorial sem dúvida foi um facilitador para viabilizar o projeto. Contamos com apoio de uma equipe que já possui know how e todo o modelo de documentação pronto”, diz Márcio Dominato.

A aprovação na Previc também ocorreu em pouco tempo, sem problemas. O modelo escolhido foi o padrão CD5, que corresponde ao que se denomina PrevSonho. Trata-se de um plano de contribuição definida puro, com possibilidade de acesso a renda temporárias. A meta para o Celos Família, é que alcance o número de 500 adesões após seis meses de funcionamento.

Rentabilidade 2020 – Apesar do ano atípico e extremamente desafiador, a Celos fechou o ano passado com rentabilidade positiva. O Plano Misto fechou dezembro com alta de 2,04% diante da meta atuarial de 1,29%, encerrando 2020 acima da meta: 11,15% diante de 9,42%. Já o Plano Transitório fechou o último mês de 2020 com alta de 1,96% para uma meta atuarial de 1,29%, obtendo retorno anual de 8,11% diante de 9,42% projetados. O resultado não superou a meta atuarial, mas correspondeu a 294% do CDI.

O Diretor Administrativo e Financeiro, Henri Machado Claudino, salienta que os novos cenários foram avaliados diariamente, com tomadas de decisões rápidas. “Os resultados demonstram, ainda, que a carteira de investimentos constituída nos últimos anos estava preparada para momentos atípicos”, diz o diretor.

Shares
Share This
Rolar para cima