Sindapp lança Cartilha de Negociações Coletivas 2023 no 44º CBPP

Está disponível no estande do Sindapp no 44° Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP) a Cartilha de Negociações Coletivas 2023 para download. O conteúdo busca explorar e analisar, com perspectivas atualizadas, as transformações da Reforma Trabalhista, implementada por meio da Lei nº 13.467 de 2017.

Após seis anos da aprovação da Lei, o impacto nas relações de trabalhos precisam ser cada vez mais compreendidos, e por isso o sindicato patronal das EFPCs decidiu publicar esse conteúdo.

Segundo o Diretor Vice-Presidente do Sindapp, José Manuel Justo Silva, as relações sindicais estão cada vez mais fortes agora. “Montamos essa cartilha justamente para as pessoas entenderem, do lado patronal, a importância de ter um sindicato, pois as negociações serão muito mais frequentes”, disse.

O objetivo da cartilha, explicou José Manuel, é auxiliar na compreensão das empresas da necessidade de participar das convenções coletivas. “É importante ter um sindicato para fortalecimento das negociações. A cartilha mostra isso”.

São 17 capítulos que abordam o papel sindical; perspectivas atuais dos sindicatos; importância da negociação coletiva e como elas ocorrem atualmente; evolução do teletrabalho; a mulher no mundo de trabalho; cuidados básicos para negociar bem; e como se preparar para começar a negociar.

Ele destacou que, com a reforma trabalhista, teve-se um pensamento de que a construção da relação entre empregado e sindicato patronal era mais individualizada, e agora os sindicatos devem se fortalecer mais. “O sindicato patronal também deve estar fortalecido para proporcionar um alto nível de discussão”.

Este ano, o Sindapp obteve convenções coletivas de trabalho firmadas com sindicatos no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Porto Alegre, e uma assembleia foi convocada para reunir representantes da categoria patronal da previdência complementar fechada de São Paulo. “Os sindicatos dos trabalhadores estão vendo que há uma boa vontade para esses acordos”, reiterou José Manuel. 

Shares
Share This
Rolar para cima