Turma de MBA UniAbrapp/Ibmec (SP) apresenta Projeto Aplicado para banca

O Projeto Aplicado da turma da 4ª Edição do MBA em Gestão de Previdência Complementar, realizado pela UniAbrapp em parceria com o Ibmec, foi apresentado em live realizada na última terça-feira, 25 de agosto. A apresentação do projeto foi transmitida ao vivo pela Internet através do Facebook da UniAbrapp e do canal no YouTube da Abrapp, onde o vídeo está disponível e pode ser acessado. O Diretor Presidente da UniAbrapp, Luiz Paulo Brasizza, fez a abertura da 1ª live da UniAbrapp. “Todos que têm acompanhado a história da UniAbrapp, desde 2015, com o desenvolvimento de cursos e de vários temas, sabem a importância que temos na questão do MBA. Quase 12 mil pessoas participaram dos cursos e projetos realizado pela UniAbrapp, o que representa cerca de 80% das pessoas que trabalham nos fundos de pensão no Brasil. É uma capilaridade grande”.

Brasizza ressaltou que foram realizados 560 treinamentos pela UniAbrapp nos últimos anos. “Dentro desse contexto, é importante o trabalho com o MBA em Gestão de Previdência Complementar, que prepara as pessoas para a área de previdência”, disse. Ele destacou o contexto atual de maior conscientização de poupar mais diante da sinalização de que o governo terá cada vez menos participação na concessão de benefícios para aposentadoria. “Nesse momento, a previdência complementar se torna ainda mais importante, e essas 20 pessoas que participaram da 4ª edição do nosso MBA serão diferenciadas e terão, inclusive, cargos-chave dentro das entidades, porque tiveram oportunidade de conhecer não apenas uma vertente de investimentos ou de benefícios, mas tudo o que se refere à previdência complementar”.

Ele parabenizou os 20 alunos que compõem a turma e ressaltou a importância de poder compartilhar o aprendizado de mais de 1 ano de imersão no MBA em Gestão de Previdência Complementar. Na sequência, o Diretor Geral do Ibmec São Paulo, Reginaldo Nogueira, enfatizou a parceria entre a UniAbrapp e o Ibmec. “A previdência privada complementar é absolutamente fundamental para o Brasil e entidades com a Abrapp são absolutamente fundamentais para a sociedade e o mercado brasileiro. A parceria com a UniAbrapp é importante para o Ibmec, e como educador, vejo o Projeto Aplicado como um ápice de um MBA, uma discussão de alto nível sobre tudo que essas pessoas aprenderam nesse período”.

O professor Cristiano Correa, coordenador acadêmico do Ibmec, também estava presente e falou sobre o projeto. “Vamos concatenar todas as informações e colocar isso de forma prática, aplicada, que dê um direcional ao próprio mercado. É sempre muito importante a junção daquilo que é conceito com o que é a prática, e esse projeto aplicado tem essa característica”.

Projeto Aplicado – O professor Silvio Rangel apresentou o que foi desenvolvido no Projeto Aplicado do MBA em Gestão de Previdência Complementar e seu conceito, cuja andragogia foi centrada no aluno, que aprende por meio da experiência na solução de um problema. “O processo é tão importante quanto o resultado”. O projeto teve cinco aulas tutoriais resultando em 24 horas de tutorias, com exposição de temas, bem como a orientação, conduzidas por Silvio Rangel.

Os alunos realizaram pesquisas, fizeram entrevistas e levantamentos, compilaram informações, organizam materiais, debateram entre eles, e a elaboração dos trabalhos culminam na apresentação do projeto. “Obviamente há dificuldades em um projeto como esse, por termos profissionais de diferentes áreas e empresas distintas, com sobrecarga de atividades, e o agravante da crise de COVID-19 no meio do processo. Mas transformamos essas dificuldades em oportunidades com visão disciplinar, trabalho em grupo e melhoria do planejamento aliado às ferramentas remotas”.

Trabalhos – Cada grupo entregou um trabalho escrito de 20 a 40 páginas e apresentou para a banca durante transmissão ao vivo. “Os resultados são mais amplos do que isso, pois houve engajamento e todo o processo, que é mais importante que o resultado. Antecipadamente parabenizo todos os grupos”, disse Rangel, que conduziu as apresentações dos trabalhos, dividida em dois dias. Os trabalhos apresentados nesta terça-feira foram: Desafios para o Futuro da Previdência Complementar; Impactos da Reforma da Previdência sobre a Previdência Complementar; e CNPJ por Plano.

Já os trabalhos a serem apresentados na próxima terça-feira, dia 1º de setembro, são: Plano Família; e Novas Fontes de Receitas para EFPC. A apresentação de cada grupo tem a duração entre 20 a 30 minutos, seguida de 20 minutos para debates com os membros da banca examinadora, composta por Luiz Paulo Brasizza, Silvio Rangel e Cristiano Correa.

A avaliação final dos trabalhos será feita entre os membros da banca em data a ser agendada posteriormente. Siga acompanhando o Blog Abrapp em Foco para saber mais detalhes sobre os trabalhos de cada grupo.

Shares
Share This
Rolar para cima