UniAbrapp: Aula magna marca o início da 2ª turma 100% online MBA em Gestão de Previdência Complementar

Foi realizada a aula magna da segunda turma 100% online do MBA em Gestão de Previdência Complementar da UniAbrapp nesta segunda-feira, 24 de maio. Essa é a 7ª edição do MBA e a 5ª turma em parceria com o IBMEC. Assim como a 1ª turma online (iniciada em fevereiro deste ano), a nova edição teve novamente as vagas esgotadas com a matrícula de participantes de todas as regiões do país. A turma atingiu a capacidade máxima de 40 inscritos.

O Professor Cristiano Corrêa, Coordenador do curso, realizou a abertura das apresentações dando as boas-vindas a todos os alunos e alunas e agradeceu a presença do Diretor Presidente UniAbrapp, Luiz Brasizza, do Superintendente Geral da Abrapp, Devanir Silva, que foi o responsável pela condução da aula inaugural, e da equipe UniAbrapp. Em seguida, o professor passou algumas orientações gerais para os participantes sobre o curso e a utilização da plataforma BlackBoard.

Na sequência, Luiz Brasizza agradeceu a presença de todos os alunos e alunas e reforçou a importância desta iniciativa para o crescimento do nosso segmento. Também enfatizou a atuação da UniAbrapp como disseminadora de conhecimento e os resultados alcançados, apresentando alguns números da Universidade Corporativa. Desde o início das operações em abril de 2015, a UniAbrapp já realizou 635 cursos com 16 mil participantes, diversos cursos EaD com 7 mil inscritos no total; além de 105 projetos In Company e 3 seminários internacionais. Foram habilitados 530 profissionais através da ‘Certificação por Prova na Modalidade de Capacitação’

“É um orgulho muito grande a gente poder trazer esse conhecimento e esse arcabouço que está sendo preparado para esta turma em parceria com o IBMEC”, destacou Brasizza. Ele ressaltou que é preciso um contingente cada vez maior de mão de obra qualificada na área de previdência complementar, e isso só é possível através do conhecimento. Isso está ocorrendo devido à retomada do crescimento do sistema devido à multiplicação de novos planos instituídos voltado aos familiares, novos fundos dos servidores públicos entre outros segmentos com perspectivas promissoras.

Aula magna – Em seguida, Devanir Silva ministrou a aula magna com o tema Previdência Complementar: Breve Histórico, Presente e Visão de Futuro. Ele destacou que está na área previdenciária desde 1975, inicialmente como participante, iniciando sua atuação na Abrapp em 1983, sempre motivado pelos desafios.

Em seguida, Devanir iniciou a aula com uma agenda que abordou a visão geral e os regimes de previdência; a evolução histórica das EFPC no Brasil; os principais normativos; a estrutura do sistema de previdência complementar fechada; o funcionamento das EFPC; os tipos de planos; a gestão de investimentos; um panorama internacional; e trouxe um diagnóstico e desafios do sistema.

O Superintendente Geral da Abrapp destacou o atual contexto de mudanças: novo modelo de trabalho, envelhecimento da população, organizações exponenciais, tecnologia, tendência de maior individualismo e mais espaço para serviços compartilhados. Ele apresentou então um modelo canvas fazendo um contraponto entre o modelo tradicional de Previdência Complementar e o que ele chamou de Primeira Onda de Inovação – Modelo de Instituídos e Planos Família.

Em seguida, o Superintendente Geral perguntou: e qual seria a próxima onda? Ele destacou algumas tendências para o modelo que está por vir com a proposta de um “Novo Design das EFPC – Operadora de planos para construção de patrimônio”. E destacou ainda a necessidade das entidades assumirem um novo papel, de aconselhadores financeiros com foco no ciclo de vida. Para isso, as lideranças de Diretores e Conselheiros devem ter atitude empreendedora e visão estratégica.

O contexto de fomento e retomada de crescimento do sistema de EFPC exige uma mudança no mindset dos dirigentes e profissionais, é necessário buscar um uso mais intensivo de tecnologia, ao mesmo tempo que se implanta um novo modelo de negócios mais voltado para as vendas e para o marketing digital. Ele ressaltou a importância de aproximar o uso da inteligência artificial para dinamizar o relacionamento com os participantes e novos públicos.

Devanir apresentou a agenda estratégica da Abrapp, que foi traçada com base em seis eixos: visão de negócio; sustentabilidade do legado; expansão e competitividade do sistema; cultura e construção de patrimônio futuro; fortalecimento da governança e qualificação profissional; e valorização do ambiente associativo. Graficamente, as seis dimensões formam uma mandala para facilitar a visualização das relações entre si.

Ele respondeu ainda a perguntas dos participantes do MBA. Em uma delas, Devanir abordou um tema bastante atual que é da figura do instituidor. A Abrapp realizou consulta para a Previc sobre a figura do instituidor corporativo, no qual a própria entidade fechada pode atuar como instituidor para oferecer planos para empresas de um mesmo setor. Devanir encerrou sua aula parabenizando o alto nível dos profissionais inscritos no MBA.

Próxima turma – Ainda não há previsão para o lançamento de uma nova turma, mas os profissionais interessados já podem realizar seu cadastro na lista de espera da UniAbrapp: https://bit.ly/reservasmba

Shares
Share This
Rolar para cima