Voltado para dirigentes, gestores e profissionais das EFPC, o Programa Executivo Tech B.A., fruto da parceria entre a UniAbrapp e a Quanta Previdência, iniciou nesta terça-feira, 22 de abril, visando proporcionar as ferramentas e o conhecimento estratégico para liderar a revolução da transformação digital.
A abertura do curso foi conduzida por Denise Maidanchen, Diretora Executiva da UniAbrapp e da Quanta Previdência, e Glauco Milhomem Balthar, Diretor de Tecnologia e Operações da Quanta, e a primeira aula foi ministrada pelo professor Andrea Iorio, abordando o tema “Mindset Digital” – como desenvolver uma mentalidade de inovação e adaptabilidade para prosperar na era digital.
Segundo Denise, o curso possui um potencial transformador para todo o segmento. “Nós, como líderes do segmento de previdência complementar fechada, temos a responsabilidade de ter esse olhar na vanguarda e trazer as inovações que o setor precisa. Sem o letramento digital seria muito difícil para o nosso setor continuar crescendo”.
Ela também ressaltou que a transformação não é apenas tecnológica, mas sim cultural. A maneira como os participantes são atendidos, a maneira como os dados são enxergados, como os planos são administrados e como as decisões são tomadas, estão mudando. Tudo isso foi levado em conta na formatação do curso.
Para a dirigente, o treinamento não possui apenas o objetivo de trazer informação para que os participantes possam se atualizar, mas também tem a pretensão de provocar uma transformação profunda, representando um investimento importante para o futuro das organizações e das lideranças.
“Somos nós, os líderes, que estão à frente desse segmento, que precisamos compreender como as novas tecnologias podem realmente resolver os problemas das nossas entidades. Então, além de ser uma oportunidade de aprender, o Tech B.A. é uma oportunidade para liderarmos esse segmento de vanguarda que queremos construir”, ressaltou.
Conteúdo do curso – Glauco Balthar apresentou a estrutura do curso, que conta com 11 módulos, cobrindo temas como Inteligência Artificial, ciência de dados, automação de processos, blockchain, cibersegurança e liderança digital. O Tech B.A. combinará aulas teóricas, workshops práticos e estudos de caso, permitindo que os participantes apliquem imediatamente em suas entidades os conceitos aprendidos.
Ele destacou ainda a importância de uma aula com o tema “Mindset Digital” e comentou que o conteúdo permitirá desenvolver uma nova mentalidade e a capacidade de se adaptar e inovar em um cenário tão fluido. Além disso, busca proporcionar habilidades de pensamento crítico, flexibilidade cognitiva e experimentação, preparando os participantes para o mundo digital.
A aula conduzida por Andrea Iorio apresentou a definição de mindset digital aplicado no mercado de previdência privada, além de realizar dinâmicas em grupo e aprofundar o primeiro de três pilares que serão abordados durante o curso: a transformação cognitiva.
O pilar apresentado destacou que, para ter um mindset digital, é preciso pensar e tomar decisões de formas diferentes, mais centradas nos participantes, movidas a dados e com pensamento crítico.
“Decidimos abrir o curso com o tema mindset porque não adianta apenas entender ou implementar as ferramentas mais avançadas, precisamos também compreender o nosso papel humano no meio dessas tecnologias e como devemos pensar, agir e colaborar de forma diferente diante dessa transformação. O mindset digital vai muito além de uma boa tomada de decisão”, disse Iorio.