UniAbrapp realizou conclusão da 5ª turma do MBA em parceria com Previpar e PUC-PR

A UniAbrapp promoveu o encerramento da 5ª turma de MBA em Gestão de Previdência Complementar, oferecido em parceria com a PUC PR e a Previpar, na última sexta-feira, 27 de agosto. O evento contou com uma palestra de Glauco Milhomem Balthar, Diretor de Tecnologia e Operações da Quanta Previdência e Especialista da UniAbrapp, que abordou o tema da Inovação/Disrupção; apresentação do Diretor Presidente da Abrapp, Luís Ricardo Martins; e pronunciamento institucional do Professor Bruno Fernandes, Decano da Escola de Negócios, representando a PUC-PR. O encontro foi apresentado pela Diretora da UniAbrapp e Diretora Presidente da Previpar, Cláudia Trindade. 

Estiveram presentes também o Especialista da UniAbrapp, Sílvio Rangel; o Professor André Paes, coordenador da PUCPR), Daniele Farfus, Coordenadora de Cursos in Company da PUC-PR, além dos membros da banca de avaliação e 29 alunos. Os trabalhos de conclusão do curso (TCC) foram realizados nos dia 20 de agosto e no próprio dia 27 de agosto antes do evento de encerramento. 

Em sua apresentação, Luís Ricardo parabenizou o trabalho da direção da UniAbrapp, na figura de Luiz Paulo Brasizza, Cláudia Trindade e demais membros da diretoria e equipe executiva. Elogiou também o trabalho acadêmico de Sílvio Rangel na orientação dos TCCs e toda a estrutura da PUC-PR que realçou a formação de novas lideranças, que é o objetivo dos MBAs e treinamentos da Universidade Corporativa. Ele parabenizou também os alunos que estão concluindo o curso. 

O Diretor Presidente destacou que a capacitação de dirigentes e profissionais é fundamental para enfrentar os dois principais desafios do sistema: cuidar da gestão do estoque com elevado nível de governança dos planos atuais e promover o fomento e crescimento para garantir a sustentabilidade futura das entidades. Ele lembrou da função de proteção social e do potencial dos investimentos do sistema, que tem patrimônio com mais de R$ 1 trilhão, com pagamentos de cerca de R$ 70 bilhões anuais em benefícios para mais de 800 mil assistidos. “Precisamos cuidar do legado com blindagem e boa governança. Para isso, a função de capacitação da UniAbrapp tem sido decisiva”, disse.  

O Diretor Presidente falou sobre o desafio de promover o crescimento do sistema, com atração de novos públicos e o desenvolvimento da cultura de venda de novos planos. Para isso, é necessário avançar na adaptação aos novos tempos e novas realidades do mercado. Defendeu ainda que o sistema precisa aproveitar as janelas de oportunidades, como vem ocorrendo no cenário pós Reforma da Previdência. O uso intensivo de novas tecnologias e mudanças de mindset são pontos fundamentais para o novo cenário e o futuro. Um dos maiores desafios será enfrentar a concorrência, principalmente com as novas empresas chamadas Fintechs e Prevtechs. 

Claudia Trindade também agradeceu as palavras motivadoras de Luís Ricardo e elogiou o trabalho da equipe da UniAbrapp. Também destacou o desafio de crescer em um ambiente que tende a ser cada vez mais competitivo e que o trabalho da Universidade tem sido muito relevante para a formação de profissionais e novas lideranças. Ela agradeceu ainda todo o trabalho da equipe acadêmica da PUC-PR. E revelou que há estudos avançados para a implementação de um Mestrado em Previdência Complementar. 

Inovação – Glauco Balthar abordou os temas da Inovação e da Disrupção como cenário-base para o momento atual do mercado. Ele falou sobre a tendência da era dos pagamentos instantâneos e o que chamou de revolução do PIX. “O que não falta são notícias e números. O PIX era algo necessário”, disse. O Diretor da Quanta explicou, porém que o PIX representa apenas mais um meio para as EFPC. Nesse sentido, o PIX não representa uma revolução para as entidades. Na sua concepção, os Iniciadores de Pagamento, como por exemplo, Mercado Pago, AME, Shell, entre outros, é que farão a diferença para as entidades e seus participantes.  

O profissional falou também sobre o grande potencial para o uso da API – Interface de Programação de Aplicações – que viabiliza a comunicação de diversos meios de pagamento. “É o garçom que faz conexão entre cliente e a cozinha”, ilustrou. Explicou que é o API que fará o plano de previdência conversar com os assistentes de atendimento digital, com a tela do avião, etc. “O API permitirá conexão entre tudo isso, com uma integração simples e rápida”, disse. E deu como exemplo a fintech que faz a portabilidade de previdência via App, ainda restrito à previdência aberta. 

Ele falou também sobre a tendência que os negócios e startups ampliem sua atuação. As casas que vendem hambúrguer, por exemplo, agora oferecem também opções de lazer. Os salões de cabeleireiro agora são considerados Lojas de Cabelo. Glauco apresentou o caso prático da Quanta e de todas as mudanças implantadas na entidade em termos de tecnologia digital, inteligência de dados (analytics) e novos modelos de negócios. Ele terminou sua exposição defendendo a abertura à inovação e a necessidade de atualização no cenário atual de mudanças aceleradas. “Na vida não existe mais equilíbrio. Temos de ser equilibristas”, disse. 

Trabalhos de alto nível – Bruno Fernandes, da PUC-PR, parabenizou todos os alunos do MBA, que ele classificou como os grandes protagonistas do curso, que se dedicaram mais de 1 ano e que farão a diferença para a Previdência Complementar para o país daqui em diante. Disse que o nível dos trabalhos de conclusão foi bastante elevado, e parabenizou a Abrapp, na figura de Luís Ricardo Martins, também toda equipe da UniAbrapp, em nome da Cláudia Trindade e Sílvio Rangel e toda equipe de professores da PUC-PR. “ A UniAbrapp tem cumprido um papel fundamental na formação de profissionais de elevado nível, que estão preparados para cuidar do futuro de milhares de participantes dos planos de previdência. Ficamos muito honrados em sermos escolhidos como parceiros desse empreendimento”, comentou.

Shares
Share This
Rolar para cima