Valor Abrapp: Atuação junto à Imprensa fortalece imagem positiva do sistema

A série Valor Abrapp pretende destacar a cada edição um produto ou serviço disponibilizado para as associadas e suas vantagens. As matérias serão publicadas frequentemente no Blog Abrapp em Foco acompanhadas de textos explicativos, links e depoimentos dos dirigentes e profissionais que já utilizam os serviços oferecidos pela Associação e os benefícios proporcionados por eles.

A proposta é mostrar como os produtos da Abrapp podem gerar mais valor e benefícios para suas associadas e, com isso, incentivar e otimizar sua utilização. A cada matéria da série será abordado um serviço, como por exemplo, o Calendário de Obrigações, o IGI, o IDG, o Consolidado Estatístico, a Assessoria Parlamentar, a Autorregulação, a Pesquisa Salarial, entre tantos outros. No texto a seguir, destacaremos a atuação da Abrapp junto à Imprensa.

A constante atuação junto aos principais veículos de comunicação do país e seus profissionais têm rendido ao sistema de Previdência Complementar Fechada como um todo um fortalecimento da imagem perante o público em geral. “A grande disponibilidade que a Abrapp e seu presidente têm mantido de atender a imprensa e o trabalho continuado da assessoria tem garantido uma presença muito positiva na mídia”, diz Devanir Silva, Superintendente Geral da Abrapp. Ao contrário de anos anteriores, em que as notícias negativas do sistema eram mais frequentes, nos últimos dois anos verifica-se uma mudança no tom da cobertura da mídia sobre os principais acontecimentos do setor.

Os resultados de 2022, de janeiro a maio, mostram uma exposição positiva da Abrapp na mídia, totalizando 276 inserções na imprensa. A exposição deve-se principalmente às ações de comunicação voltadas para divulgação dos resultados do sistema no primeiro trimestre, o acordo com a Advocacia-Geral da União (AGU) para o pagamento dos créditos das OFNDs, as comemorações do Dia do Aposentado e a Previdência Complementar para os servidores públicos.

No período, o Diretor-Presidente da Abrapp Luis Ricardo Martins concedeu entrevistas para jornalistas de veículos estratégicos para a Abrapp. São eles: Edna Simão (Valor Econômico); Patricia Valle (Citywire Brasil); Juliana Schincariol (Valor Econômico); Bruno Villas Boas (Estadão/Broadcast); Luis Leonel (Investidor Institucional); Lucas Bombana (Folha de S. Paulo); e Roseli Loturco (Valor Econômico/Setorial Previdência).

Cabe registrar também que o Diretor Vice-Presidente Luiz Paulo Brasizza concedeu uma longa entrevista para a Folha de S. Paulo (Fernanda Brigatti), sobre o déficit e superávit do sistema. A explicação técnica resultou em uma matéria de página, positiva e equilibrada sobre o sistema e a reivindicação da Abrapp em relação ao maior prazo para equacionamento do déficit.

Outro importante destaque é a coluna que a Abrapp assina no portal Citywire Brasil. As contribuições iniciaram em julho de 2021, depois de um encontro de relacionamento promovido pela Tamer Comunicação (assessoria contratada pela Abrapp) entre o Diretor-Presidente e Patrícia Valle, editora do portal. A princípio seriam seis meses, mas devido o retorno e repercussão positiva a coluna se estendeu para o ano de 2022.

Análise de 2021 – O trabalho desenvolvido junto aos veículos de comunicação rendeu um expressivo e bem-sucedido resultado na Imprensa em 2021, tanto do ponto de vista qualitativo quanto quantitativo. Em relação à quantidade, foram contabilizadas, 961 notícias, todas positivas, ante 609 notícias registradas em 2020. Pelo lado qualitativo, os temas mais presentes na mídia no período foram referentes à agenda positiva e ao posicionamento da Abrapp sobre temas de interesse do sistema como Plano Instituído Família, a diversificação e rentabilidade dos planos no contexto da nova Selic, o surgimento das Previtechs, novas classes de ativos como criptomoedas, ESG e os eventos realizados pela Abrapp (webinars, seminário de investimentos, CBPP e Dia do Aposentado).

Em relação aos porta-vozes, o nome do presidente Luis Ricardo Martins foi citado 428 vezes e, os executivos; Raquel Castelpoggi (1 vez), Claudia Trindade (2 vezes) e Jorge Wilson (4 vezes).

No que se refere a grande mídia, em 2021 a Abrapp foi destaque em veículos de repercussão nacional: Valor Econômico, o Estado de S. Paulo, Agência Estado, O Globo, Citywire, portal UOL, Bloomberg Linea e outros. Houve ainda uma publicação internacional, a revista Latin Finance.

Outra ação importante que não podemos deixar de mencionar é o trabalho de comunicação com a Radioweb. Em 2021 foram negociados e produzidos 4 boletins/matéria de rádio com temas estratégicos para a Abrapp. As matérias foram hospedadas no portal da Agência Radioweb para as 2.200 emissoras AM e FM afiliadas.

As 4 matérias registraram 978 Aproveitamentos em rádios comerciais, comunitárias e educativas. Considerando o tempo médio de 2 minutos por matéria, a cobertura obteve 34.5 horas de exposição dos assuntos no universo de emissoras. Considerando a exposição de 34,5 horas obtida pelas 4 matérias e transformando este tempo na mídia tradicional do meio radio – Spot de 30 segundos – a Abrapp obteve 4.680 inserções neste formato.

Shares
Share This
Rolar para cima