Valor Abrapp: Consolidado Estatístico permite análises comparativas e estudos sobre ativos e passivos

A série Valor Abrapp pretende destacar a cada edição um produto ou serviço disponibilizado para as associadas e suas vantagens. As matérias serão publicadas frequentemente no Blog Abrapp em Foco acompanhadas de textos explicativos, links e depoimentos dos dirigentes e profissionais que já utilizam os serviços oferecidos pela Associação e os benefícios proporcionados por eles. 

A proposta é mostrar como os produtos da Abrapp podem gerar mais valor e benefícios para suas associadas e, com isso, incentivar e otimizar sua utilização. A cada matéria da série será abordado um serviço, como por exemplo, o Calendário de Obrigações, o IGI, o IDG, o Consolidado Estatístico, a Assessoria Parlamentar, a Autorregulação, a Pesquisa Salarial, entre tantos outros. No texto a seguir, destacaremos o Consolidado Estatístico da Abrapp. 

O Consolidado é uma fotografia mensal com as principais informações e dados estatísticos do setor de Previdência Complementar Fechada. O material traz os principais dados sobre investimentos, rentabilidade, população, entre outros, disponível para as associadas e público em geral. Os dirigentes e profissionais das entidades fechadas (EFPC) contam com uma ferramenta única para a realização de análises comparativas e estudos da evolução sobre os ativos, passivos, população e demais informações relevantes.

Além disso, o material traz o consagrado ranking das EFPC que é fonte de consulta também para o público em geral, pessoal de imprensa e prestadores de serviços sobre o tamanho do patrimônio e número de participantes, assistidos e dependentes de cada associada da Abrapp. 

A produção e aperfeiçoamento do Consolidado agora está sob responsabilidade da Conecta Soluções Associativas. A equipe responsável pela sua elaboração sempre destaca a importância do envio tempestivo das informações pelas associadas da Abrapp. Cabe ressaltar que o Consolidado não se confunde com as informações recolhidas pela Previc. A ferramenta da Abrapp recolhe apenas as informações de suas associadas que, embora em menor número que o total de entidades fechadas, representam a grande maioria dos ativos e participantes do sistema. 

O sistema para envio de informações das associadas para compor o Consolidado está em processo de aperfeiçoamento. O formato de consulta e visualização também passará em breve por um processo de modernização. 

Confira depoimento abaixo de César Buzin*:

 “A Viva tem acessado com maior frequência o Consolidado Estatístico divulgado pela Abrapp. Essa ferramenta apresenta um espectro amplo do sistema de previdência complementar fechado com dados relevantes que, apesar dos planos de benefícios de os fundos de pensão serem heterogêneos, contribui para efetuarmos análises importantes.

Com a divulgação dos dados do setor, realizamos pesquisas referentes à distribuição dos recursos garantidores e suas segmentações analíticas. A Viva utiliza as informações dos quadros disponibilizados dos ativos referentes à Carteira Consolidada por tipo de aplicação; a Evolução dos Ativos por Tipos de Investimentos; a Rentabilidade Estimada e a Evolução por tipo de Plano.

O principal benefício do acesso ao Consolidado é poder realizar estudos do comportamento das alocações dos recursos das EFPCs por meio de análises comparativas, como por exemplo, o desempenho dos planos administrados pela Viva, segregados por modalidade de planos, em relação à média de rentabilidade do sistema e de seus pares.

É possível, também, realizar análises referentes às mudanças nas composições das carteiras de investimentos do sistema e às tendências de alocações, considerando o histórico de diversos cenários econômicos, nível de taxa de juros e aversão a risco dos mercados. Outro benefício que pode ser apontado é a possibilidade de verificar as alocações táticas e as estratégias de investimentos, ao longo do tempo, considerando as distribuições por classes de ativos, o grau de diversificação e a busca por novas classes de ativos.

Com os benefícios alcançados, devemos estender os estudos e pesquisas de acompanhamento, também, utilizando os dados dos passivos atuariais divulgados no Consolidado.

*Gerente de Investimentos da Viva Previdência

 

Confira abaixo todas as informações disponibilizadas no Consolidado Estatístico através de quadros, gráficos e tabelas: 

I. Carteira por tipo de aplicação – Alocação dos investimentos das EFPC por segmento e dentro dos segmentos. Uma diferença no percentual alocado entre dois períodos não necessariamente significa que houve uma realocação de investimentos. Pode ter ocorrido uma (des)valorização no ativo.

II. Evolução dos ativos por tipo de investimento – O primeiro gráfico mostra a evolução anual nos dois principais segmentos: Renda Fixa e Renda Variável. Já o segundo, mostra a evolução combinada dos demais segmentos. Pode ser avaliada a diversificação ao longo do tempo.

III. Evolução dos ativos X Percentual do PIB – A relação entre os ativos das EFPCs que incluem, além dos investimentos, o disponível (caixa) e o permanente, com o PIB. É um indicativo da importância e do peso dos fundos de pensão na economia.

IV. Evolução do superávit e déficit  – Evolução acumulada do superávit e déficit das EFPCs. A análise pode ser combinada com os dados de quantidade por EFPC e Planos. Além disso, é possível verificar a concentração do déficit por quantidade de planos.

V. Comparativo regional – A distribuição dos investimentos e da população das EFPCs por regional Abrapp.

VI. Comparativo por patrocínio – A distribuição dos investimentos e da população das EFPCs por tipo de patrocínio.

VII. Rentabilidade estimadaHistórico de 15 anos da rentabilidade estimada das EFPCs, comparada com a meta atuarial e outros indicadores. A rentabilidade é ponderada pelo porte de cada entidade e para a meta atuarial é considerada a taxa de juros parâmetro (considerando 10 anos) definida anualmente pela PREVIC.

VIII. Rentabilidade acumulada por plano  – A rentabilidade estimada por modalidade de plano, anual e acumulada nos últimos 10 anos.

IX. Alocação da carteira por tipo de planos A distribuição dos investimentos por segmento e modalidade de plano (BD, CD e CV). É possível observar quanto o ativo, em determinado segmento, representa por modalidade e do total investido por tipo de plano.

X. Rentabilidade estimada por tipo de planos – Rentabilidade estimada por modalidade de plano e EFPC (média ponderada).

XI. Ranking dos 15 maiores planos – Ranking dos 15 maiores planos BD, CD, CV e Instituídos.

XII. Evolução dos ativos dos planos instituídos  – Evolução dos ativos e da quantidade de planos instituídos, segregados por EFPCs instituidoras e multipatrocinadas.

XIII. Evolução dos ativos, EFPCs e planos dos servidores – Evolução dos ativos dos fundos de pensão dos servidores públicos.

XIV. Passivo atuarial  – O quanto das provisões matemáticas estão comprometidas com benefícios a conceder e benefícios concedidos.

XV. Demonstrativo de benefícios  – Os valores (total e média) pagos em benefícios previdenciários.

XVI. Estatística de população  – População das EFPC por faixa etária e gênero. Também há informação sobre a maturidade populacional (assistidos sobre o total da população).

XVII. Classificação das EFPCs – Classificação das EFPCs por investimento e população.

Clique aqui para acessar o Consolidado Estatístico da Abrapp.

Shares
Share This
Rolar para cima