Valor Abrapp: Fundo setorial e Planos Família abrem janela de retomada do crescimento do sistema

A série Valor Abrapp pretende destacar a cada edição um produto ou serviço disponibilizado para as associadas e suas vantagens. As matérias serão publicadas frequentemente no Blog Abrapp em Foco acompanhadas de textos explicativos, links e depoimentos dos dirigentes e profissionais que já utilizam os serviços oferecidos pela Associação e os benefícios proporcionados por eles. 

A proposta é mostrar como os produtos da Abrapp podem gerar mais valor e benefícios para suas associadas e, com isso, incentivar e otimizar sua utilização. A cada matéria da série será abordado um serviço, como por exemplo, o Calendário de Obrigações, o IGI, o IDG, o Consolidado Estatístico, a Assessoria Parlamentar, a Autorregulação, a Pesquisa Salarial, entre tantos outros. No texto a seguir, destacaremos o Fundo Setorial e os novos Planos Família.

O Fundo Setorial Abrapp é um veículo para as entidades oferecerem novos planos instituídos sem limitação aos familiares, cônjuges e dependentes econômicos, utilizando a associação como a pessoa jurídica de caráter setorial. Criado em 2018, o projeto é considerado uma das principais iniciativas para promover o fomento de novos planos e a atração de novos públicos para a Previdência Complementar Fechada. “Com muita ousadia, decidimos avançar com a criação do Fundo Setorial Abrapp como uma ferramenta para sair da situação de estagnação em que se encontrava o sistema na década passada”, comenta Luís Ricardo Martins, Diretor-Presidente da Abrapp.

O fundo possibilita a cada entidade associada instituir seu “Plano Família” e tanto obter ganhos de imagem com a extensão dos benefícios ao núcleo familiar como através do crescimento do contingente de participantes quanto avançar no ganho de escala. Cada fundação que se vincule ao Instituído setorial passa a figurar também como co-instituidora do plano, podendo ampliar a oferta de planos de benefícios a outros públicos.

“As certezas e as dúvidas acerca do futuro da previdência pública têm colocado a Abrapp a refletir sobre novas estratégias para atingir essa massa de trabalhadores que carecem de atenção, educação previdenciária e mecanismo financeiro para investirem os seus recursos. O Plano Família, que permite a inclusão de parentes, é um exemplo bem-sucedido dessa remodelação da Previdência Complementar Fechada”, afirma Luís Ricardo. 

A entidade pode instituir e gerir seu próprio plano setorial, mas caso prefira não fazer a gestão, pode contratar outra EFPC multipatrocinada para operar o produto. Além disso, pode criar um regulamento ou fazer uso de modelos com licenciamento automático. O desenho considera uma estrutura de Fundo Instituído Multiplanos e pode ser utilizada como solução alternativa para massa de participantes, em casos de retirada de patrocínio.

Os Planos Família que utilizam a estrutura do Fundo Setorial Abrapp continuam em forte crescimento com as EFPC. Atualmente conta com 35 planos em operação e mais de 30 mil participantes. É uma possibilidade factível para ampliar o alcance da previdência complementar ao maior número de pessoas. A adesão ao Fundo Setorial Abrapp é aberta para toda fundação associada, sem qualquer ônus adicional.

Além das vantagens para os participantes, as entidades também se beneficiam por seu modelo fácil de ser estruturado e a maior velocidade na aprovação. Confira a seguir os depoimentos sobre o Fundo Setorial Abrapp: 

 

Hélder Falcão, Diretor-Presidente da Fachesf

Nosso Plano Família nasceu de uma importante parceria com a Abrapp. A criação do Fundo Setorial permitiu uma grande simplificação para o desenho de nosso novo plano voltado aos familiares de participantes, o RealizePrev, que foi lançado em dezembro de 2019. Mesmo com o advento da pandemia logo depois do lançamento do plano, registramos uma forte procura. Hoje já alcançamos perto de 3 mil participantes, com uma média de 120 adesões por mês. Em pouco tempo, o Plano Família deve superar o número de participantes ativos da entidade, que hoje está em 3100. O novo plano também fortaleceu nossa atuação comercial e de marketing. Aproveitamos a pandemia para avançar na utilização de ferramentas digitais para atrair novos públicos. 

A modelagem do Fundo Setorial garantiu grande agilidade e simplificação para todo o processo de criação e aprovação do plano. Contamos também com todo apoio da equipe da Abrapp. Antes era preciso encontrar uma associação para atuar como instituidora, fazer com que os futuros participantes se associassem à entidade antes de ingressarem no plano. Hoje, qualquer familiar até quarto grau de parentesco pode entrar diretamente no RealizePrev, que já acumula patrimônio de cerca de R$ 6 milhões. 

 

Cléber Nicolav, Diretor-Superintendente da Inovar Previdência 

O Plano Setorial Abrapp auxiliou as entidades a resolver uma lacuna que tínhamos no segmento para a constituição de fundos instituídos: a necessidade de buscar uma associação, órgão de classe ou setorial que represente o vínculo associativo exigido por lei. Além disso, a Inovar analisou diversos modelos de planos instituídos, como por exemplo a própria Entidade sendo a instituidora, mas o Setorial Abrapp, por possuir maior abrangência, contribuindo para o ganho de escala, foi o modelo mais atrativo para o fomento do nosso fundo de pensão. O Plano Família Inovar, com suas contribuições iniciadas em dezembro de 2021, conta com mais de R$ 2,3 milhões de patrimônio e está aberto a adesão de novas entidades que queiram oferecer aos familiares de seus participantes um plano de previdência flexível, com boa relação risco x retorno, com contribuições mensais extremamente acessíveis.

Shares
Share This
Rolar para cima