Valor Abrapp: HUPP promove ambiente de inovação com a aproximação de EFPC e startups

A série Valor Abrapp pretende destacar a cada edição um produto ou serviço disponibilizado para as associadas e suas vantagens. As matérias serão publicadas frequentemente no Blog Abrapp em Foco acompanhadas de textos explicativos, links e depoimentos dos dirigentes e profissionais que já utilizam os serviços oferecidos pela Associação e os benefícios proporcionados por eles.

A proposta é mostrar como os produtos da Abrapp podem gerar mais valor e benefícios para suas associadas e, com isso, incentivar e otimizar sua utilização. A cada matéria da série será abordado um serviço, como por exemplo, o Calendário de Obrigações, o IGI, o IDG, o Consolidado Estatístico, a Assessoria Parlamentar, a Autorregulação, a Pesquisa Salarial, entre tantos outros. No texto a seguir, destacamos o HUPP – Hub de Previdência Privada.

O HUPP é o primeiro hub de inovação do Brasil, completamente voltado ao segmento de previdência privada. Trata-se de um espaço digital, organizado pela Abrapp e pela Conecta Soluções Associativas, que estimula o desenvolvimento de produtos e serviços, com a mentoria de profissionais especializados e ativos no mercado.

Lançado no segundo semestre de 2020, o programa promove a inovação através da aproximação entre as EFPC e as startups. Seu objetivo é desenvolver, testar e, posteriormente, disseminar soluções inovadoras dentro do sistema de Previdência Complementar.

“Temos uma necessidade evidente de passar por um processo evolutivo de inovação. Para isso, lançamos o HUPP para promover a aproximação com o ecossistema de startups”, disse Luís Ricardo Martins, Diretor-Presidente da Abrapp e Diretor-Presidente da Conecta.

O HUPP procura sistemas que permitam o investimento automatizado e inteligente em diferentes classes de ativos, sistemas de gestão e automação da operação financeira, tecnologias que facilitem o pagamento e transferência de recursos, sistemas para tratamento e inteligência de dados, entre outras soluções para as dificuldades apontados pelas EFPC.

As startups apresentaram suas ideias, e a partir de uma conexão com uma das entidades parceiras, foi estabelecido uma prova de conceito (POC), para testar o produto ou serviço na resolução do problema.

“Acreditamos que o HUPP está alcançando aos poucos o seu objetivo de ser um facilitador para o processo de transformação digital. Além das soluções, que são importantes, é claro, tem também o fomento de uma nova cultura e novo mindset para nosso setor”, afirmou Claudia Janesko, Superintendente Executiva da Conecta.

Ela lembra que o projeto selecionou inicialmente 17 startups. Além disso, conta com a parceria de 11 entidades (BRF Previdência, Capef, Fundação Itaú Unibanco, Viva Previdência, Valia, Previnorte, Previ, Previbosch, Mais Futuro, Funpresp-Exe e Real Grandeza). Confira os depoimentos abaixo:

Rodrigo Bittencourt, Gerente de Benefícios de Previdência da Real Grandeza:

“A experiência da Real Grandeza no HUPP! foi excelente. Todas as entidades do sistema de Previdência Complementar Fechada estão em busca de inovação para seus processos, além da redução de custos, bem como ganhar escala. No entanto, ficam muito fechadas em seu próprio sistema e não há muitos fornecedores focados no segmento. A iniciativa atraiu inúmeras startups, gerando novas ideias e serviços.

Chegamos a ter provas de conceito – as chamadas POC – com startups e, com isso, tivemos conhecimentos muito enriquecedores. Com uma delas, avançamos bastante no desenvolvimento de um protótipo de conta digital que permitiria ao participante de EFPC programar suas contribuições para o plano de previdência direto da conta digital, além de realizar aportes esporádicos como se fosse uma simples transferência bancária. Desta forma, a startup seria responsável por oferecer diversos meios de pagamentos, tais como: transferências programadas, DDA, PIX e até cartão de crédito, como deseja boa parte da massa de participantes que já utilizam contas digitais.

Atualmente, seguimos estudando a possibilidade de compartilhar o projeto com outras entidades para ganhar escala em número de usuários. O HUPP! também auxilia muito nisso pois, além de incentivar esse acesso às startups e novas ideias, promove maior aproximação entre as EFPC no compartilhamento de soluções.”

Raquel Ribeiro de Oliveira, Gerente de Desenvolvimento Institucional da Capef:

“Uma das maiores contribuições do Projeto HUPP foi a de permitir o acesso ao maior número de startups para desenvolver soluções para o setor como um todo. É muito mais difícil buscar soluções isoladamente para cada entidade. O HUPP permite o acesso a diversas startups de uma só vez. Além das soluções em si, o Hub permite o desenvolvimento de um aprendizado no convívio com as startups, com a realização de mentorias e a vivência do dia-a-dia.

Gostaria de ressaltar todo o aprendizado que estamos acumulando com o HUPP. Independente de qualquer solução, percebemos que temos de conhecer melhor nosso público para mitigar o desconforto do contato com as novas tecnologias. Temos de desenvolver um processo de comunicação mais assertivo, para oferecer alternativas e quebrar resistências. É um trabalho muito importante para atrair diversos players de tecnologia, que passaram a conhecer as demandas de nosso setor”.

Shares
Share This
Rolar para cima