Volta da certificação por experiência amplia base de profissionais estratégicos, diz Presidente do ICSS

Guilherme Leão, Presidente do Conselho Diretor do ICSS

Oficialmente em operação após a autorização pela Diretoria de Licenciamento da Previc, a certificação por experiência reforçará a profissionalização dos dirigentes das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) e mitigará riscos de falhas na gestão, elevando a imagem e reputação do segmento.

Essa é a visão do Diretor-Presidente do ICSS, Guilherme Leão, que destacou ao Blog Abrapp em Foco que essa sempre foi uma demanda das entidades. “A volta da certificação por experiência amplia a base de profissionais estratégicos das patrocinadoras e do mercado, muitos com elevado conhecimento e experiência em gestão e estratégia de uma forma geral, que podem integrar a estrutura de governança das entidades de previdência complementar”, disse.

A certificação por experiência foi um dos avanços da Resolução Previc nº 23 para simplificar o sistema de Previdência Complementar Fechada. A modalidade havia sido extinta em janeiro de 2021, por meio da Instrução nº 29, de 21 de julho de 2020, quando a autarquia passou a aceitar, para fins de habilitação, apenas certificações obtidas por prova ou por prova e títulos.

Em linha com a atualização normativa da Previc, o ICSS abriu as inscrições para a Certificação Profissional por Experiência com ênfases de Administração ou Investimentos. O processo é totalmente informatizado e fundamentado na análise minuciosa dos currículos e entrevistas técnicas conduzidas por uma banca altamente especializada.

“Penso que a certificação por experiência tem melhor condição de avaliar a capacidade técnica da pessoa, e, ao mesmo tempo, sua experiência, suas habilidades pessoais, e sua capacidade de lidar com situações variadas do mundo real”, explicou Leão.

Já a certificação por prova, na sua visão, busca avaliar a capacidade técnica de um profissional para exercer um cargo na direção ou conselhos de uma EFPC. Para ele, o maior desafio é que uma prova, por mais bem estruturada que seja, não será capaz de captar todas as experiências e soft skills que se espera de um profissional.

“A certificação por experiência, especialmente a nova certificação regulada pela Previc, não só avalia o histórico curricular do profissional, mas também submete o candidato a uma entrevista com uma banca de profissionais de notório conhecimento na gestão de fundos de pensão”, destacou o Presidente do ICSS.

Certificação do ICSS –  A Certificação Profissional por Experiência do ICSS pode ser requerida por profissionais que, ao longo dos últimos 15 anos, acumularam no mínimo 3 anos de experiência comprovada em setores como financeiro, administrativo, contábil, jurídico, fiscal, atuarial, previdenciário ou de auditoria.

A experiência deve ter sido adquirida em cargos estratégicos, integrando o corpo diretivo ou os dois primeiros níveis hierárquicos gerenciais, imediatamente abaixo do corpo diretivo de entidades de previdência, suas patrocinadoras, instituidoras, assim como órgãos públicos ou privados vinculados à previdência complementar.

Após efetuar o pagamento da inscrição, os participantes preenchem um formulário na área restrita do ICSS, detalhando sua jornada nos últimos 15 anos, incluindo experiência profissional, formação acadêmica, prêmios, certificações e outros aspectos relevantes. O campo “Memorial” é de preenchimento compulsório, exigindo um texto livre com mínimo de 600 caracteres e máximo de 2.400 caracteres, no qual os candidatos narram suas conquistas profissionais e resultados significativos.

A banca avaliadora realizará uma análise meticulosa de todas as informações, assegurando a conformidade com os requisitos da Certificação por Experiência. O parecer conclusivo será elaborado com base na entrevista técnica. O desfecho do processo, ou seja, o resultado final da avaliação da Banca, será divulgado em até 30 dias após a entrevista, sendo encaminhado eletronicamente ao candidato no endereço fornecido no momento da inscrição.

O ICSS, líder nesse segmento, já consagrou mais de 7 mil profissionais de EFPC por esta modalidade. “Estamos 100% alinhados com as diretrizes determinadas pela Resolução Previc nº 23/2023”, complementou Leão.

Clique aqui para saber mais sobre a Certificação por Experiência do ICSS.

Shares
Share This
Rolar para cima