Workshop discute perspectivas e tendências da previdência complementar 

Foi realizado nesta quinta-feira, 14 de agosto, em Curitiba, o Workshop de Investimentos 2025 organizado pela Previpar em parceria com a BNP Paribas Asset Management Brasil, reunindo cerca de 60 pessoas. A Abrapp foi apoiadora do evento e participou de debate sobre o futuro, as perspectivas e tendências no segmento das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC). 

O Diretor-Presidente da Abrapp, Devanir Silva, conduziu o painel ao lado do Superintendente-Geral, Eduardo Lamers. Na ocasião, Devanir enfatizou a finalidade das EFPC, que é pagar benefícios, sem visar lucratividade, sendo investidores estáveis a longo prazo cujo patrimônio pertence ao participante dos planos.

Ele citou, entre os desafios do sistema, a longevidade e atual arcabouço regulatório, que precisa de avanços, além da incorporação de tecnologia nas entidades para se adequarem à nova realidade da era digital. “Mostrei qual é o futuro que nós almejamos daqui a 10 anos, uma previdência complementar para todos, que a gente possa superar o 100% do PIB, estando plenamente nas plataformas digitais, com a educação previdenciária amplamente desenvolvida no país”, diz Devanir ao Blog Abrapp em Foco.

Entre as perspectivas de futuro para o setor, Devanir explicou a necessidade de uma reforma estrutural da previdência, formada por um regime híbrido de repartição e capitalização. Outro tópico relevante abordado foi o lançamento da Frente Parlamentar Mista da Previdência Complementar na Câmara dos Deputados, no dia 26 de agosto. 

“Destaquei a importância desse esforço para pavimentar o caminho da nossa previdência complementar para que ela possa atingir os seus objetivos e cobrir o maior número de trabalhadores”, relata Devanir, destacando que os trabalhadores informais que hoje estão desprotegidos devem ser atendidos pela previdência complementar, sendo esse um dos principais pleitos defendidos pela Abrapp atualmente.

Ao longo do dia, o workshop contou ainda com palestras de Aquiles Mosca e Henri Rysman, do BNP Paribas Asset Management, e de Guilherme Bentes, da Aditus. Entre os temas debatidos estiveram finanças comportamentais e educação previdenciária, e análises de crédito privado.

Shares
Share This
Rolar para cima