O novo serviço de informações sobre óbitos oferecido pela Conecta Soluções Associativas já conta com mais de uma dezena de contratações pelas entidades fechadas (EFPC). Conforme noticiado pelo Blog Abrapp em Foco, entidades como a CBS Previdência, Previcel e Fusan já começaram a utilizar o Life Checking – leia mais. Novas contratações foram realizadas nas últimas semanas, como por exemplo, da Fundação ECOS e a VWPP – Volkswagen Previdência Privada – entre outras (veja depoimentos ao final).
O produto da Conecta foi viabilizado a partir de um convênio com a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), que foi firmado ao final do mês de novembro do ano passado. O convênio permite à Conecta acesso à base da CRC – Central de Informações de Registro Civil das Pessoas Naturais, plataforma nacional instituída pelo CNJ e que interliga todos os Cartórios de Registro Civil do Brasil.
A partir de então, a Conecta desenvolveu uma aplicação que permite o acesso a uma interface para o ingresso e consulta dos dados e informações.
As informações sobre óbitos são importantes para as entidades para mitigar o risco do pagamento indevido de benefícios, explica Cláudia Janesko, Superintendente Executiva da Conecta. O Life Checking apresenta diversas vantagens em relação ao serviço anterior oferecido pelo Sisobi – Sistema de Informações sobre Óbitos do INSS. O acesso ao Sisobi foi descontinuado em abril de 2020 e, apesar dos esforços da Abrapp e do sistema, ainda não foi possível promover sua retomada.
O serviço da Conecta permite uma consulta realizada diretamente em fonte primária de informações. “Esta é uma das premissas fundamentais: o trabalho com dados primários que permite 100% de legitimidade, além da aderência à LGPD”, diz Cláudia. O Life Checking oferece uma base monitorada diariamente com notificações tempestivas.
O grande diferencial é o monitoramento constante, muito mais dinâmico que outros serviços. Assim que a informação entra na Central Nacional de Registro Civil, ocorre a atualização e notificação do óbito. Além disso, a informação chega junto com uma síntese cadastral, que traz dados adicionais sobre os óbitos, onde foram registrados, em qual cartório e o número do registro.
O Life Checking conta com uma Infraestrutura compartilhada, que permite a acessibilidade para as entidades de todos os portes, inclusive as menores, em termos de segurança e criptografia de dados. O convênio firmado permite o acesso à totalidade do território nacional, mitigando o risco de homônimos, pois a atualização ocorre com o número do CPF.
A maior escala do serviço para todas as entidades é possível graças à infraestrutura tecnológica desenvolvida pela Conecta, que atuou com sua missão de catalisadora de informações para oferecer condições diferenciadas de acesso e de custo para as associadas da Abrapp.
Confira os depoimentos abaixo:
Roberto de Sá Dâmaso, Diretor-Presidente da Fundação ECOS
A realização de prova de vida sempre exigia o trabalho de quatro ou cinco funcionários, que ficavam ligando para as famílias. Era um desperdício de tempo. Como temos um plano maduro, com cerca de 90% de assistidos, o risco de óbito não informado é um tema chave. Por isso, contratamos o Life Checking, que tem se mostrado um sistema muito amigável, interativo e simples. O sistema facilitou o trabalho de implementação das consultas.
Logo que começamos a rodar o novo serviço, já verificamos um óbito que não havia sido notificado. Era de uma pensionista, que foi casada com um ex-funcionário do Banco Econômico. Ele era aposentado e acabou falecendo há algum tempo. Os dois eram estrangeiros e viviam há muitos anos no Brasil. Mas não tinham outros familiares aqui. Por isso, não tinha ninguém para notificar o óbito.
Já tínhamos lançado o benefício na folha de pagamentos e rodamos o sistema do Life Checking. Conseguimos suspender o pagamento, sem nenhum prejuízo. Logo de partida percebemos que a relação custo benefício do serviço é muito boa. Tenho falado que tivemos o payback mais rápido que já vi em minha trajetória profissional. Caso tivéssemos realizado o pagamento, para reavê-lo seria muito difícil. Teríamos de entrar na Justiça. É um caminho longo e demorado, cuja eficiência muitas vezes nem vale a pena.
Luiz Brasizza, Diretor de Investimentos da VWPP
A verificação de vida sempre esteve na pauta das atividades principais da entidade. Contamos atualmente com cerca de 3 mil assistidos em um universo de 20 mil participantes. Antes do Life Checking, solicitávamos aos participantes para realizarem a prova de vida. Era um procedimento complexo e burocrático que envolvia os cartórios. Os participantes entravam em contato conosco sempre com muitas dúvidas. Tínhamos de direcionar um esforço muito grande para os atendimentos. Agora com o novo serviço, contaremos com os funcionários mais disponíveis para outras atividades e para outros processos. Pretendemos direcionar o pessoal para atividades do programa educacional.
Uma das vantagens do Life Checking, é que podemos consultar informações, além dos participantes e assistidos, também dos cônjuges. Estas informações são importantes, porque em caso de óbito do cônjuge, ocorre impacto na reserva matemática do plano. Ou seja, ocorre a melhoria do cálculo atuarial de nossos planos. Ainda vamos começar a rodar o novo serviço, mas acredito que haverá um ganho de agilidade e redução do número de telefonemas com dúvidas dos participantes.