2º Fórum UniAbrapp e Ancep registra momento histórico e coloca a contabilidade no centro das operações das EFPCs

2º Fórum UniAbrapp/Ancep acontecerá em setembro

Com alto nível técnico, realizado através de plataforma online, e com ampla participação dos profissionais do sistema, o 2º Fórum UniAbrapp e Ancep: Visão 360º da Contabilidade, ocorrido nos dias 20 e 21 de setembro levou a um público de quase 600 pessoas uma visão global da contabilidade nas Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) com grandes referências da contabilidade e estudiosos do segmento.

Nesta edição, o fórum trouxe o lançamento do Manual de Contabilidade Aplicado às EFPC, conteúdo único e que reúne, em 14 capítulos e mais de 300 páginas, vários aspectos da contabilidade, como Planos de Contas e Relatórios Contábeis; Disponível; Gestão Previdencial; Gestão Administrativa; Imobilizado; Intangível; Investimentos; Exigível Contingencial; Governança Corporativa; Controles Internos e Riscos; Tributos; Benefícios Pós-Emprego Previdenciais; e Casos Práticos de Contabilização.

Luís Ricardo Martins, Diretor Presidente da Abrapp

“O evento foi um sucesso absoluto, com temas atuais. Foi o segundo fórum, com um marco que foi o lançamento do Manual de Contabilidade Aplicado às EFPC”, diz o Diretor Presidente da Abrapp, Luís Ricardo Martins. Ele destaca a parceria de longa data com a Ancep, que facilitou a realização do evento, além da parceria com a Fucape, uma instituição de excelência na área contábil e que fez parte da estrutura do manual. “Certamente teremos o fortalecimento dessas parcerias”, reitera.

Para Luís Ricardo, o Fórum debateu temas atuais e desafiadores da área de contabilidade em sintonia fina e engajamento entre a Ancep e a Abrapp. Ele ressalta ainda que o manual traz um marco contábil para o segmento, sendo inclusive uma referência que certamente vai poder trazer visões técnicas não somente para contadores mas para outros profissionais do segmento.

“Podemos definir o manual como uma peça completa, tal a sua abrangência e aprofundamento com a abordagem técnica”, diz Roque Muniz de Andrade, Presidente da Ancep. “Tudo que tem na contabilidade hoje está descrito no material”, reforça, reiterando que o trabalho de todos os autores envolvidos em cada capítulo, enaltecendo também o trabalho de por Geraldo de Assis, Secretário-Executivo do Colégio de Coordenadores de Contabilidade da Abrapp, Especialista da UniAbrapp e Conselheiro Deliberativo da Ancep, que coordenou todo o processo de elaboração do conteúdo do manual.

Roque Muniz de Andrade, Presidente da Ancep
Roque Muniz de Andrade, Presidente da Ancep

“Agora, com o manual, acreditamos que o sistema vai ter uma unificação de procedimentos. É o início disso, que merece revisitações”, diz Roque, celebrando também o valor técnico das comissões regionais que trabalharam para a elaboração do evento, com membros da Abrapp e da Ancep.

Ele cita entre os nomes que contribuíram para este trabalho como contabilistas incentivadores Ary de Carvalho Alcântara; Edgar Silva Grassi; Hodar Garioli; Honório dos Santos Pinto Neto; José Israel; Jair dos Santos; Jorge Gonçalves de Sá; José Chaves da Câmara; José Dias Pereira Junior; Luiz Nicolau Marques Braga; e Paulo Cézar Magalhães Cézar. “Nós, imbuídos dessa bagagem e dessas pessoas, construímos o manual”, reitera Roque.

Contabilidade 360º – O evento foi marcado ainda pela Palestra Magna de Lucio Rodrigues Capelletto, Diretor Superintendente da Previc, que participou da elaboração do Manual de Contabilidade Aplicado às EFPC, sendo o prefácio de sua autoria, bem como de José Edson e Edison Arisa Pereira, e destacou que a obra é motivo de orgulho, almejada há muito tempo.

Luiz-Paulo-Brasizza
Luiz Paulo Brasizza, Diretor Presidente da UniAbrapp

Luiz Paulo Brasizza, Diretor Presidente da UniAbrapp, destacou a ilustre presença do Diretor Superintendente da autarquia no Fórum. “Esse foi nosso segundo evento, e a meu ver está marcando a história da contabilidade na previdência complementar”, diz, enaltecendo o trabalho conjunto realizado entre UniAbrapp e Ancep e os esforços para o lançamento do manual. “Não é só mais um livro de contabilidade. A sua abrangência é tão grande que aborda diversas vertentes do processo contábil, trazendo muito mais informações para entendimento do que é a contabilidade das EFPC e seu plano de contas”, destaca.

Todos os tópicos abordados no manual foram destrinchados durante o evento, com a presença de seus autores que escreveram e participaram da elaboração dos capítulos. Para Denner Glaudson de Freitas, Diretor da Abrapp e responsável pelo acompanhamento da CT de Contabilidade, o evento foi dedicado principalmente à qualificação dos profissionais da área de contabilidade, demonstrando uma grande oportunidade de troca de conhecimentos, com ricas apresentações e um valioso legado que foi deixado para o segmento.

Denner Glaudson de Freitas
Denner Glaudson de Freitas, Diretor da Abrapp

“O Manual de Contabilidade aplicado às EFPC, que norteou o evento, foi idealizado pelas Comissões Técnicas de Contabilidade da Abrapp e representa uma grande ferramenta de consulta para as entidades, e mais uma vez é prova concreta do quanto o nosso sistema têm avançado em todas as frentes”, reforça Denner.

Para aprofundar mais os temas abordados no Fórum, a UniAbrapp e a Ancep realizarão uma série de cursos pós-evento que abordarão alguns dos conteúdos e pautas debatidos na ocasião. Confira aqui!

Shares
Share This
Rolar para cima