Após relançamento, Certificação por Experiência do ICSS já teve mais de 120 inscrições 

Desde seu relançamento em novembro de 2023, a Certificação por Experiência do ICSS já recebeu 127 inscrições. Além disso, foram realizadas 32 entrevistas, enquanto 10 estão agendadas e outras 13 em processo de agendamento. Os dados do Instituto datam do dia 28 de fevereiro e são atualizados diariamente, demonstrando a elevada demanda que esta modalidade de certificação possui.

Oficialmente em operação após a autorização pela Diretoria de Licenciamento da Previc, a Certificação por Experiência foi um dos avanços da Resolução nº 23/2023 para simplificar o sistema de Previdência Complementar Fechada. A modalidade havia sido extinta em janeiro de 2021, por meio da Instrução nº 29, de 21 de julho de 2020, quando a autarquia passou a aceitar, para fins de habilitação, apenas certificações obtidas por prova ou por prova e títulos.

Na visão do Diretor-Presidente do ICSS, Guilherme Leão, a Certificação por Experiência, assim como as demais, volta para reforçar a profissionalização dos dirigentes das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) e mitigar riscos de falhas na gestão, elevando a imagem e reputação do segmento (leia a entrevista na íntegra).

O ICSS, líder nesse segmento, já consagrou mais de 7 mil profissionais de EFPC por esta modalidade. 

Em depoimentos, profissionais do segmento corroboram a visão de que a Certificação por Experiência é mais um mecanismo de aprimoramento do conhecimento e desenvolvimento contínuo para quem atua na Previdência Complementar Fechada. Veja abaixo as declarações:

“Participei do processo de Certificação por Experiência do ICSS nesse início de 2024, me deparando com procedimentos de fácil acesso e compreensão, desde a inscrição até a preparação da documentação a ser analisada pelo ICSS. O processo foi inteiramente virtual, por meio de solicitação de inscrição, de inserção de documentos por sistema e de agendamento e realização de entrevista com banca examinadora. Durante a entrevista, a banca demonstra sua análise sobre toda a documentação enviada e, nesse sentido, ainda questiona pontos para esclarecimentos adicionais importantes e avaliação pertinente. Atualmente, no âmbito de minha atividade profissional como servidor do Estado do Ceará e como atual Diretor Presidente na CE-Prevcom, essa certificação irá corroborar toda a dedicação à matéria Previdência no Estado, na busca constante de aprimoramento pessoal e profissional para o atingimento de resultados cada vez mais positivos nessa missão de tratar cuidadosamente do futuro das pessoas”. – Robson Fontoura

 

“Fui surpreendido positivamente. As interações via sistema e por e-mail foram bastante rápidas e eficientes. A documentação solicitada traz robustez e seriedade para o processo. Além disso, me surpreendi com o nível técnico da entrevista, que contou com perguntas estratégicas, técnicas e atualizadas sobre os investimentos no segmento de previdência”. – Leonardo Sansivieri

 

“Agradeço a oportunidade de participar do processo de Certificação por Experiência promovido pelo ICSS. A iniciativa se destacou pela qualidade e atenção aos detalhes, ao abordarem aspectos relevantes da previdência complementar e particularidades da nossa entidade, evidenciando o rigor da avaliação. A certificação é um símbolo de reconhecimento e competência, essencial para estimular a busca constante pela excelência no setor. Para mim, representa o reconhecimento do meu esforço e dedicação, motivando-me a continuar buscando o aprimoramento. Sou grata por esse reconhecimento e pela contribuição ao desenvolvimento e credibilidade tanto do nosso segmento quanto da nossa entidade”. – Edilene Araujo

 

“Participar da certificação ICSS foi uma experiência enriquecedora e desafiadora, desde a preparação até a realização da entrevista. Interagir com os profissionais da banca e testar minhas habilidades e conhecimentos foram aspectos fundamentais nessa jornada. Apesar dos momentos de ansiedade, a sensação de superação ao receber o certificado foi muito gratificante e serviu de motivação para buscar novos desafios e oportunidades de desenvolvimento contínuo”. – Roberta Zanatta

Como funciona –  A Certificação Profissional por Experiência do ICSS pode ser requerida por profissionais que, ao longo dos últimos 15 anos, acumularam no mínimo 3 anos de experiência comprovada em setores como financeiro, administrativo, contábil, jurídico, fiscal, atuarial, previdenciário ou de auditoria.

A experiência deve ter sido adquirida em cargos estratégicos, integrando o corpo diretivo ou os dois primeiros níveis hierárquicos gerenciais, imediatamente abaixo do corpo diretivo de entidades de previdência, suas patrocinadoras, instituidoras, assim como órgãos públicos ou privados vinculados à previdência complementar.

Após efetuar o pagamento da inscrição, os participantes preenchem um formulário na área restrita do ICSS, detalhando sua jornada nos últimos 15 anos, incluindo experiência profissional, formação acadêmica, prêmios, certificações e outros aspectos relevantes. O campo “Memorial” é de preenchimento compulsório, exigindo um texto livre com mínimo de 600 caracteres e máximo de 2.400 caracteres, no qual os candidatos narram suas conquistas profissionais e resultados significativos.

A banca avaliadora realizará uma análise meticulosa de todas as informações, assegurando a conformidade com os requisitos da Certificação por Experiência. O parecer conclusivo será elaborado com base na entrevista técnica. O desfecho do processo, ou seja, o resultado final da avaliação da Banca, será divulgado em até 30 dias após a entrevista, sendo encaminhado eletronicamente ao candidato no endereço fornecido no momento da inscrição.

Clique aqui para saber mais sobre a Certificação por Experiência do ICSS.

Shares
Share This
Rolar para cima