Entidades compartilham expectativas com o Hupp em Day One

O Day One deu início, nesta quinta-feira, 10 de setembro, aos trabalhos do Hupp, hub da previdência privada organizado pela Abrapp e Conecta em parceria com a LM Ventures. A reunião contou com a presença de mais de 60 participantes entre representantes das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) parceiras do projeto, das startups selecionadas, da Conecta e da LM Ventures. A Superintendente Executiva da Conecta, Claudia Janesko, destacou que essa foi uma grande reunião de apresentação para as EFPCs e as startups para se conhecerem e compartilharem suas ideias e soluções. “Estamos olhando, entre nossas entidades, para um futuro do que está sendo criado em termos de produtos, mas também para um legado que precisamos evoluir”, disse ao explicar sobre o mapeamento de soluções a serem desenvolvidas pelas startups ao sistema

Apesar de contar com 11 entidades parceiras, o projeto do Hupp é um grande laboratório de soluções que visa desenvolver, testar e, posteriormente, disseminar produtos e serviços dentro do sistema de previdência complementar. Claudia Janesko ressaltou que o ambiente de previdência privada tem dois grandes desafios do ponto de vista de tecnologia. “O primeiro é trabalhar a expansão de novos planos, que são os planos famílias, que têm uma dinâmica nova, cuja venda é individual. Já no legado, tudo que torne nossas soluções mais eficientes, otimizando recursos, é muito importante. Qualquer coisa que traga eficiência operacional é fundamental”, complementou.

O Diretor Administrativo da Conecta, Devanir Silva, destacou os 43 anos de previdência complementar, dando o contexto de como surgiu e foi constituído o sistema. “Hoje, as reservas da previdência complementar atingem 13% do PIB do Brasil. Ele explicou a diferença entre as entidades abertas e fechadas e reforçou a função de entregar benefícios, mas também de trazer novos participantes. “Devemos buscar pessoas para convencê-las a fazer uma poupança de natureza previdenciária, mas para isso acontecer, temos que pensar em uma série de atributos, e por isso criamos a Conecta”, disse.

Segundo ele, a Conecta foi criada para buscar soluções criativas. “Um dos primeiros desafios que temos é o uso intensivo de tecnologia. É isso que nos fará diferente e que nos levará adiante. Temos uma história de entrega de R$ 68 bilhões em benefícios todos os anos, com mais de 2 bilhões de pessoas contribuindo ativamente, mas isso ainda é pouco, e a venda deste produto hoje é diferente, pessoal. E isso só vai acontecer por meio da tecnologia”, ressaltou Devanir, enfatizando que dentro desses desafios, surgiu o Hupp. “Precisamos estar próximos das startups para que nos tragam soluções. Estamos contando com a parceria de grandes entidades colaboradoras. Esse é o início de um primeiro ciclo, e acredito que teremos outros”, complementou, deixando um recado às startups: “vocês atuarão em um sistema vitorioso e que tem um futuro virtuoso”.

Magnus Arantes, sócio da LM Ventures, empresa que faz a gestão do projeto, comentou sobre o processo de seleção de startups e falou que agora o momento é de ajudá-las a se desenvolverem. “Como já conversamos, a maior parte dos produtos de vocês suprem as necessidades que as entidades apontaram. Trabalhamos identificando uma série de demandas e encontramos vocês”. Ele explicou que o objetivo é manter as startups próximas das entidades através de programas de mentorias ao longo do ciclo, ajudando, assim, a aculturar as empresas no segmento e deixar mais fácil de entender o nicho.

Inovação como ponto central – Na primeira etapa da reunião, as 11 Entidades Parceiras se apresentaram em termos de estrutura, localização, números e estratégia através de pitches curtos. A primeira a se apresentar foi a BRF Previdência, representada por Vivian Fonseca, Analista de Controladoria na entidade. Segundo ela, o planejamento estratégico da entidade culminou na participação da BRF Previdência no Hupp. “Nossa estratégia está baseada em cultura previdenciária, pois nosso desafio não é só trazer adesão de participantes, mas também temos uma oportunidade com a patrocinadora e com planos familia, e mais do que fazer a adesão do participante, queremos engajá-lo e fazê-lo entender o benefício que ele tem em mãos”. Ela destacou a estratégia de inovação da entidade. “O Hupp está muito alinhado com essa busca. Estamos passando por um processo de transformação digital, da nossa interação com os participantes e dos nossos processos internos”, destacou Vivian. “Estamos muito dispostos a rodar nossas Provas de Conceito (POCs) e fazer negócios com foco no participante e daspatrocinadoras”.

Em seguida, Francisco José Araújo Bezerra, Diretor de Previdência da Capef, fez uma apresentação sobre a entidade e seus planos de previdência. “Nossa grande preocupação de estar aqui fazendo parte do Hupp é porque em nosso planejamento colocamos a inovação como ponto central de tudo que faremos daqui pra frente. Estamos automatizando nossos processos com uso de robotização e fazendo uma série de melhorias no processo de atendimento, trabalho, e na gestão dos investimentos e previdenciária. A nossa expectativa é ampliar a inovação na Capef”. Assim, a entidade montou um time de inovação há 2 anos e tem investindo na área com capacitação e treinamentos, amparada ainda pelos trabalhos do patrocinador, o Banco do Nordeste.

Cícero Rafael Dias, Diretor de Seguridade da Funpresp-Exe, explicou a estrutura da entidade, que apesar de ser nova, nasceu grande por atender servidores públicos da União e ter adesão automática. Ele destacou que hoje não existe papel na entidade, apenas em raro casos. “Recentemente criamos uma gerência de desenvolvimento de produtos e um laboratório de inovação. Oficializamos a busca pela inovação na fundação em 2020”, disse, ressaltando ainda que a entidade está desenvolvendo plataformas em parceria com Universidades e aprimorando sua central de inovações, criando estrutura de prevcash, entre outras plataformas que estão em desenvolvimento na entidade. “Estamos fundamentados no foco no participante. Dentro dos valores de confiança, transparência e empatia, queremos trazer nossos clientes para perto e nossa prioridade é aprimorar nosso programa de fidelidade. Temos interesse em desenvolver meios de pagamento e aprimorar big data e analytics em prol de oferecer os melhores serviços aos participantes”, disse.

Gestão e negócios – Roberto Jorge Pereira da Silva, Gerente de Tecnologia da Informação da Previnorte, falou sobre a entidade que, mesmo enxuta, possui dentro de seu mapa estratégico uma busca por melhoria e excelência na gestão. “No pilar de processos e tecnologia temos dois objetivos estratégicos para os próximos anos que é implantar soluções tecnológicas e promover inovações. Foi criado um comitê de inovação na entidade que tem o objetivo de formatar essa questão. O Hupp sempre foi pauta da Previnorte e tivermos a felicidade de poder participar desse projeto grande. Somos um bom laboratório, pois precisamos fomentar a cultura de inovação no atendimento de participantes, comunicação com clientes, na área financeira, área de cobrança, abrindo frentes pequenas, simples, mas de valor agregado não só à Previnorte, mas a todo o sistema de previdência”, disse.

Em seguida, Ricardo Drigo, gerente de novos negócios do Mais Futuro, contou sobre o histórico da entidade, que foi criada em 2004 como Fundo Paraná e começou a trabalhar com plano setorial em 2006, além de implantar um plano familiar em 2012. Já em 2016, a entidade adotou a marca Mais Futuro, incluindo uma série de produtos novos, como a criação do Mais Futuro Empresas. “No ano passado decidimos acabar com o papel, modernizar nossos conselhos, e começamos a investir fortemente em tecnologia e inovação. Desde então, estamos com a previdência digital, que é uma plataforma integradora de tecnologia para o relacionamento comercial voltado aos públicos que trabalhamos”, disse. Segundo ele, ao criar essas plataformas digitais, se desenvolveu um relacionamento diferenciado com os participantes. “Essas tecnologias facilitam nossa gestão e devem escalonar nossa previdência”. O objetivo da entidade ao participar do Hupp é trabalhar com plataformas que ajudem a fomentar o negócio da entidade dentro desse novo planejamento digital.

Atendimento – Kelly Soares Martins Sampaio representou a Fundação Itaú Unibanco na reunião e destacou que a dor da fundação é o atendimento. “Somos uma entidade com planos fechados, não temos novas adesões, mas precisamos melhorar nosso atendimento, deixando-o mais digital e voltado ao mundo atual”. Segundo ela, a busca da entidade no Hupp é dar um atendimento melhor e mais rápido ao participante. “Vemos necessidade de melhoria e por isso procuramos suprir essa questão”.

Educação financeira e incentivos – A Fundação Real Grandeza, representada por Rodrigo Bittencourt, Gerente da área de Benefícios da entidade, passou, no último ano, por uma renovação com inovação em um processo de transformação que consiste em modelar a comunicação com o participante, dando mais transparência e informações sobre seus planos, disponibilizando ainda informativos, avisos e recadastramentos totalmente digitais. “Agora, estamos trabalhando mais para dentro da entidade, avaliando a atualização do nosso sistema de gestão, preparando lançamento de novos produtos, gestão baseada em risco, estudando um programa de cashback, finalizando um novo simulador, e trabalhando para criar um selo interno de papel zero e incentivar as gerências a digitalizarem seus processos”. Segundo ele, a expectativa é que o Hupp ajude a Fundação Real Grandeza a implementar uma conta digital, a desenvolver a educação financeira e previdenciária, ferramentas de captação e a fidelizar novos clientes, usando ainda a gamificação.

Ao identificar que seus clientes estão buscando independência financeira, a PrevBosh decidiu focar em atender a essas necessidades com inovação, educação financeira e incentivos aos participantes. Guilherme Ticelli, responsável pela área de projetos de inovação da entidade, destacou que a PrevBosh está engajada na questão do Hupp. “O projeto tem muito a contribuir com nossos planos e parceiros”. Ele reiterou que a Bosch tem uma área específica de inovação e está investindo muito nesse tema no mundo inteiro, além de ter incentivado a entidade participar do hub.

Novos planos e clientes – Na sequência, Sabrina Bueno, Analista na Valia, destacou que o propósito da entidade está em ajudar as pessoas na construção de um futuro mais digno e sustentável. “Nao tem nada mais sustentável do que encontrar uma solução para uma questão dentro do segmento e dividir com nossos pares”, destacou, reforçando que a inovação está sempre permeando o planejamento estratégico da entidade. “O Hupp vai ajudar muito na nossa missão e visão”. Ela explicou ainda que hoje há uma comunidade de inovação dentro da Valia dividida em algumas squads. “Nosso grande sonho é transformar todos os nossos 209 empregados na comunidade de inovação. Então, o Hupp tem um significado especial de compartilhar problemas e juntos construir uma solução, mas também de trazer o conceito de inovação aberta”. Ela disse que no Hupp, o plano família, Prevaler, é o principal foco da entidade. “Temos o desafio de atingir um novo público de forma rápida, eficiente e de acordo com o perfil de cada pessoa”.

Para falar sobre a Fundação Viva de Previdência, o Gerente de Gestão Estratégica, Mauricio Damasceno, destacou que a entidade, apesar de existir há muitos anos, é nova em termos da marca Viva, que nasceu em 2017, mas já tem um histórico de longos anos como ex-Geap. “A gente mudou o nome da antiga Geap e, junto, todo o mindset referente à nova evolução”, explicou. Segundo ele, a partir da nova marca, toda a estrutura de tecnologia foi modificada, bem com a equipe da entidade. “Temos muitos desafios na área de crescimento por meio de inscrição de novas pessoas nos planos. Nossa missão está envolvida em despertar a consciência financeira e oferecer soluções de previdência e na área de investimentos”, destacou, reforçado que o principal foco da entidade é trabalhar a questão de analytics, cadastro e comunicação.

Finalizando a rodada de pitches com as EFPCs, Luis Omena, Gerente de Planejamento Estratégico e Sustentabilidade da Previ, apresentou a estrutura da entidade, que tem como foco a inovação para solucionar problemas e gerar valor para a entidade e seus associados. “A inovação não é um fim por si só, e sim um meio para ser cada vez melhor. Temos um histórico de trabalhar para participantes que têm proximidade com a instituição financeira, que é o Banco do Brasil, mas agora precisamos criar outras alternativas para pessoas que não têm esse relacionamento com banco”. Ele disse ainda que a Previ passa por um processo grande transformação tecnológica com plataformas de seguridade e gestão empresarial, programa de inovação, soluções via app, entre outros. “Acreditamos que a inovação é tratada como algo transversal, permeando o trabalho de todos os nossos colaboradores, e no Hupp podemos construir soluções para que o sistema, de maneira geral, possa evoluir junto”.

Na segunda etapa da reunião foram feitos os pitches com as startups, que apresentaram sua soluções. Acompanhe aqui a cobertura!

Shares
Share This
Rolar para cima