Funpresp-Jud realiza ações inovadoras nas áreas de comunicação e educação financeira

A Funpresp-Jud vem desenvolvendo diversas iniciativas inovadoras nas áreas de comunicação e educação financeira e previdenciária. Realizadas durante a gestão do Diretor-Presidente Amarildo Vieira de Oliveira, as ações visam atingir tanto os participantes da entidade quanto o público externo, e estão direcionadas para pessoas de diversas idades. Um dos principais exemplos é o projeto “Construindo o Futuro”. O programa é realizado pelo grupo de voluntariado da fundação, em parceria com o Centro de Ensino Fundamental (CEF) 102 Norte, em Brasília. O objetivo é levar conhecimento sobre finanças básicas e noções de previdência aos jovens estudantes.

A Gerente de Comunicação e Marketing da Funpresp-Jud e Coordenadora Suplente da Comissão Técnica de Estratégias e Criação de Valor da Regional Centro-Norte da Abrapp, Paolla Dantas, explica que a entidade vinha realizando uma semana de voluntariado desde 2017. O projeto foi ampliado com a criação de um grupo permanente de voluntários, que apadrinhou uma escola pública, localizada nas proximidades da fundação.

“Em 2021, os voluntários da Funpresp-Jud realizaram um projeto piloto com aulas online voltadas para os estudantes do sexto ao nono ano. Em 2022, foram retomadas as aulas de educação para o sexto ano, mas agora em formato presencial”, destaca Paolla.

No ano passado, o programa atendeu aproximadamente 100 estudantes e, no dia 7 de dezembro, graduou a sua segunda turma de alunos. Foram realizadas 16 aulas ao longo do ano, abordando temas como: noções de renda, conceitos básicos de finanças, conceitos básicos de investimentos, segurança dos dados na internet, noções de aposentadoria e formas de poupança. A proposta é que os conteúdos auxiliem na tomada de decisões financeiras pelos jovens e na multiplicação das informações para familiares e amigos.

No decorrer de 2022, os alunos ainda foram estimulados a exercitar o poder de decisão de compra, formação de poupança e a possibilidade de cooperativismo na “Lojinha da Judi”. Lá, os voluntários utilizaram a moeda de pagamento “Judi” para a compra de produtos e serviços. A moeda fictícia foi distribuída em todas as aulas de acordo com critérios como presença, participação colaborativa e acertos de questões.

Outras iniciativas – Outra iniciativa importante voltada ao público infantil é a publicação e divulgação de uma história em quadrinhos chamada “Turma da Judi”. Ela é publicada e divulgada desde o seu lançamento, em outubro de 2017. A ação visa ensinar de forma lúdica e atrativa noções básicas financeiras para as crianças, fazendo-as aprender a poupar para atingir objetivos, economizar, ter noções de gastos imediatos, identificar o que é essencial, dentre outros conceitos.

A entidade ainda desenvolve uma série de outras iniciativas de educação financeira e previdenciária voltada aos participantes e seus familiares. O seu canal do YouTube recebe a produção de um vídeo semanal com temas relacionados à aposentadoria e ao plano de benefícios. Foi lançado também um novo aplicativo da fundação, com novos produtos e serviços. “O aplicativo tem um desenho mais moderno e traz três simuladores de benefícios”, afirma Dantas.

Migração – A Gerente de Comunicação e Marketing ressalta também todo o trabalho e desempenho da equipe durante a migração para o Regime de Previdência Complementar (RPC). “A equipe de comunicação da Funpresp-Jud atuou nos últimos meses com grande esforço para produzir e divulgar informações sobre a migração para os servidores. Foi criada uma página de internet exclusiva para transmitir informações sobre a migração para o RPC e a adesão ao plano de benefícios da fundação”.

Para ajudar ainda mais os servidores durante a migração, foi criado um vídeo tutorial de como se inscrever no plano. Também foram realizadas diversas Lives voltadas para os servidores do judiciário federal, além de diversas ações junto aos patrocinadores e seus canais de mídia.

Durante o período de migração, mais de 3200 novos servidores aderiram à entidade, garantindo a superação da marca de 27 mil participantes. A fundação ainda recebeu a adesão de três Ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e de um Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Assim, passou a contar com a participação de seis Ministros de tribunais superiores, com a soma dos quatro novos ingressantes e dois Ministros do STF que já participavam anteriormente da Funpresp-Jud.

Clique aqui para ler mais sobre a migração dos servidores federais.

Shares
Share This
Rolar para cima