Manual de Contabilidade aplicado às EFPC reúne conteúdo completo sobre a área contábil na previdência complementar

Oferecer números transparentes e confiáveis e dar aos dados um tratamento condizente, com a tarefa de oferecer às áreas decisórias informações de qualidade. Esse é o papel da contabilidade nas empresas. Foi com o intuito de disseminar a importância da área contábil dentro das Entidades fechadas de Previdência Complementar (EFPC) que a Abrapp, UniAbrapp e a Ancep lançaram, em parceria com a Fucape e patrocínio da JCM Consultores, o Manual de Contabilidade Aplicado às EFPC.

A obra foi apresentada em primeira mão durante o 2º Fórum UniAbrapp e Ancep: Visão 360º da Contabilidade, fruto de uma elaboração de diversos profissionais que foram autores dos 14 capítulos, e teve o apoio das Comissões Técnicas de Contabilidade da Abrapp e da Ancep. “Não tínhamos nenhum tipo de literatura contábil robusta dentro do segmento”, diz Geraldo de Assis, Secretário-Executivo do Colégio de Coordenadores de Contabilidade da Abrapp, Especialista da UniAbrapp e Conselheiro Deliberativo da Ancep, que coordenou o processo de elaboração do manual.

Geraldo de Assis Souza Jr
Geraldo de Assis, Secretário-Executivo do Colégio de Coordenadores de Contabilidade da Abrapp

Segundo ele, o material é direcionado não somente às pessoas da área contábil, mas também órgãos de governança, como Diretoria Executiva, Conselhos Fiscal e Deliberativo das entidades. “Ele também é de extrema importância para as áreas que sustentam as contabilidades das entidades. Todos os processos que acontecem na origem das EFPC tem como fim a contabilidade. É importante que esses técnicos conheçam como esses dados chegam, são tratados e divulgados dentro da área contábil”, reitera Geraldo.

Fazendo referência ao título Fórum que foi palco do lançamento do manual, Geraldo diz que a obra apresenta uma visão 360º da entidade sobre como essas informações chegam, são tratadas e apresentadas ao público de interesse. “O Fórum coroou esse trabalho. Ao longo do evento, foram distribuídos painéis com os autores dos capítulos, que participaram ativamente das palestras. Foi um marco, um momento importante, e tentamos passar para o público uma visão macro da relevância deste manual, focando capítulo a capítulo”.

Estruturação – Segundo Geraldo, há um grupo de trabalho permanente trabalhando em possíveis atualizações futuras em virtude da evolução legal e permanente do segmento. “Pretendemos ter uma obra sempre atualizada, mesmo com as mudanças normativas futuras que certamente virão”, explica.

Aziz Xavier Beiruth, Professor da Fucape Business School

Ele ressalta ainda a participação da Fucape, que trouxe a visão acadêmica para o manual, contribuindo para o resultado final. “Essa parceria também foi de fundamental importância”, diz. A Fucape foi convidada pela Abrapp e pela Ancep para atuar na estruturação do material. “Em conjunto com os profissionais dos comitês específicos de contabilidade das associações, formamos a equipe que faria o trabalho de escrita deste manual”, explica Aziz Xavier Beiruth, Professor da Fucape Business School.

Segundo ele, é a primeira vez que o setor de EFPC possui um material tão robusto sobre contabilidade. “Estamos entregando um manual único. Antes, a área era muito pautada em apostilas, instruções normativas e legislações, e hoje temos um manual que pode ser consultado por todos, desde alunos, passando por profissionais da área e interessados no mercado”, explica Aziz.

Com cerca de 20 profissionais envolvidos, o manual conta com mais de 300 páginas, passando por aspectos como Planos de Contas e Relatórios Contábeis; Disponível; Gestão Previdencial; Gestão Administrativa; Imobilizado; Intangível; Investimentos; Exigível Contingencial; Governança Corporativa; Controles Internos e Riscos; Tributos; Benefícios Pós-Emprego Previdenciais; e Casos Práticos de Contabilização.

“Temos um conteúdo escrito por profissionais da área, que entendem as dores do setor, e revisado por acadêmicos que entendem da parte conceitual e específica de legislação, contabilização, etc. É uma união entre academia e prática”, diz Aziz, ressaltando que a Fucape auxiliou na definição da estrutura e formatação dos capítulos, lógica de escrita, revisão e adequação sob a ótica de academia.

Próximos passos – O objetivo agora é levar esse manual para a academia, o incluindo em cursos de ciências contábeis, auxiliando, assim, alunos dessa área no entendimento sobre a previdência complementar, a importância da poupança previdenciária e os relatórios contábeis das EFPC.

“A partir do momento em que temos um livro, fica muito mais fácil para um professor ministrar essa disciplina de forma única. Como não tínhamos esse material, o professor teria que pensar em uma série de conteúdos, e agora temos tudo conectado, pois o manual é um bom material de trabalho que facilita o entendimento dos alunos”, explica Aziz.

Para Geraldo, a obra torna mais fácil a compreensão dos valores da contabilidade dentro das EFPC. “Entender a importância desse segmento e se comunicar com os jovens: esse manual tem esse objetivo mais amplo”, complementa.

Clique aqui e acesse o conteúdo do Manual de Contabilidade Aplicado às EFPC!

Shares
Share This
Rolar para cima