OABPrev-SP avança no fortalecimento da governança corporativa

Cesar Furuê

Com patrimônio de R$ 1,15 bilhão e mais de 51 mil participantes, a OABPrev-SP está desenvolvendo uma série de iniciativas para fortalecer ainda mais a governança corporativa e a excelência na gestão de planos de benefícios e investimentos. Após aderir aos dois códigos do sistema de Autorregulação da Abrapp, Sindapp e ICSS no ano passado, a entidade se inscreveu no início de julho no processo de obtenção dos Selos de Governança de Investimentos e de Governança Corporativa. 

“A Autorregulação é um instrumento de grande importância para demonstrar o alto nível de gestão que estamos adotando nos últimos anos. A obtenção dos Selos mostra transparência e dá uma ampla publicidade para todos os participantes de todas as melhorias que temos desenvolvido”, diz César Furuê, Gerente Executivo da OABPrev-SP. Ele informa que a entidade deu entrada no processo dos dois Selos e que nas próximas semanas deve iniciar com o levantamento de documentação e a realização das adequações necessárias. 

Além da Autorregulação, a OABPrev-SP também implementou duas outras iniciativas para o fortalecimento de sua governança. Trata-se da criação de dois documentos internos, um deles relacionado à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o outro, referido à Instrução Normativa Previc n. 34/2020. Para isso, a entidade realizou a contratação de consultorias específicas para a elaboração de políticas internas relacionadas à LGPD e a IN n. 34”, que trata da prevenção à lavagem de dinheiro.

Proteção de dados – “Além de ser uma exigência legal, a política de LGPD tem o objetivo de mapear todos os riscos operacionais e sistêmicos para a proteção dos dados dos participantes. É uma política preparada de acordo ao porte e complexidade de nossa entidade”, explica o Gerente Executivo. Uma das ações da OABPrev-SP neste campo foi a realização de treinamento de toda a equipe de gestão da entidade para fortalecer os processos de proteção dos dados dos mais de 51 mil participantes, que estão espalhados em São Paulo e mais oito estados do nordeste do país. 

Já a política interna relacionada à IN n. 34/2020 seguiu na mesma linha, mas neste caso, para eliminar qualquer risco de lavagem de dinheiro nas operações financeiras. Outra iniciativa da OABPrev-SP foi a contratação de um novo sistema para a gestão do passivo da entidade, conforme já noticiado pela Blog Abrapp em Foco. O sistema anterior foi substituído a partir de setembro do ano passado por uma nova plataforma desenvolvida pela MAG – leia mais.

Shares
Share This
Rolar para cima